verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receitas para dar sorte no Ano Novo

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Receitas para dar sorte no Ano Novo


Um novo ano vem chegando e não custa dar uma forcinha para que tudo saia bem ao longo de 2014. Pensando nisso, é tradição garantir na mesa de Ano Novo alguns alimentos que, segundo a crença, trazem sorte e prosperidade para o ano que se inicia. Diferentes culturas têm diferentes alimentos da sorte, mas, nesse caldeirão chamado Brasil, pegamos um pouquinho de cada coisa e, bem, nos cercamos de todos os lados! Veja algumas receitas com ingredientes como uvas, romã e lentilha para dar aquele "reforço" no Ano Novo. Mesmo se a parte do sucesso-fartura-dinheiro não der certo, uma coisa é garantida: pratos saborosos para sua ceia!


Escolha sua crença "preferida" ou faça como eu: ao tocar da meia-noite, inicie a gincana das simpatias de Ano Novo. É preciso habilidade na hora de subir em lugares altos ou pular no pé direito e mastigar várias coisas ao mesmo tempo. A matemática da escola mostra sua serventia na hora de contar uvas, lentilhas, sementes de romã e afins. Mas bom mesmo é fazer tudo isso na beira do mar, pulando onda e tudo mais, leve a bolsa térmica com seus apetrechos e boa sorte.

Um jeito menos insano de seguir a tradição é simplesmente garantir que os alimentos estejam presentes na mesa de Ano Novo, para serem saboreados sem pressa ao longo da noite :)

Uva
Ter uvas na virada do ano ajuda a ter prosperidade e fartura. Dizem também que comê-las e guardar as sementes na carteira atrai dindim. Não custa.

Creme com uvas na calda de vinho
Creme com uvas na calda de vinho
Frutas glaçadas (com uvas)

Romã
A fruta é símbolo de abundância e a tática de guardar sementes na carteira também é válida.

Bolo de maracujá com calda de romã
Bolo de maracujá com calda de romã

Lentilha
Como os grãos de lentilha lembram moedas, a ideia é fazer com que não falte dinheiro em 2014. Também diz-se que deve ser o primeiro alimento ingerido na ceia para garantir saúde.

Arroz com lentilha
Arroz com lentilha (mjadra)
Salada de lentilha
Sopa de lentilha (versão light)

Porco
Dizem que é melhor ter carne de porco na ceia de Ano novo, porque o animal fuça para a frente. Seguindo a mesma lógica, as aves estariam vetadas, porque ciscam para trás. Não tem um mísera receita com carne de porco no blog, preciso resolver isso, porque na verdade é uma carne de que gosto. Costumo fazer carré (bisteca) com abacaxi, uma receita simples e gostosa: frite os carrés temperados com sal e pimenta do reino em uma frigideira com um pouco de óleo, primeiro com a panela tampada e depois sem tampa, para dourar. Na mesma frigideira, jogue um pouco de mel e grelhe fatias de abacaxi, para servir por cima do carré. Intercale carré e fatias de abacaxi em um prato de servir e terá uma bela receita para levar à mesa.

Peixe
Algumas culturas acreditam que representam purificação e fertilidade.

Salmão ao forno com maracujá


Salmão ao forno com maracujá
Peixe com vinho e laranja

Frutas secas e castanhas
Estão também na lista dos alimentos para garantir fartura no novo ano.

Marinada de castanhas com baba de moça
Arroz de festa com passas e castanha de caju
Torta de chocolate com cupuaçu e castanha-do-pará
Marinada de castanhas com baba de moça
Biscoitos de laranja com nozes

Louro
Esse não é para comer, é para colocar na carteira para passar a virada e manter lá durante todo o ano. O louro é símbolo de sucesso e vitória, então vale garantir. Comprou um maço de louro e não sabe o que fazer com o resto? Clique e saiba como usar o louro (e outras ervas) em suas receitas.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Receitas para dar sorte no Ano Novo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------

Imagem de abertura: sxc.hu
Fontes de pesquisa: Terra e iG.

2 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...