Fiz algumas alterações na receita (e a novidade?), economizando a gordura do creme de leite que eu não utilizei e reduzindo a quantidade de gemas. Gostei do jeito que ficou, mas, se quiser um doce menos doce, reduza a quantidade de açúcar do creme, pois a uva na calda já é bem docinha.
Creme com uvas na calda de vinho
(Rende duas porções bem servidas)
Creme
1 gema
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa rasas de amido de milho (maisena)
250 ml de leite fervendo
5 gotas de essência de baunilha
1/2 colher de sopa de manteiga
Uvas na calda
1 xícara de uvas sem sementes e cortadas ao meio
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinho tinto
Pimenta-rosa (opcional, usei 6 grãos)
Creme: bata a gema e o açúcar até formar um creme homogêneo e claro. Acrescente o amido de milho e misture. Vá juntando o leite fervendo, aos poucos, e misturando (um fouet ajuda muito nessa hora). Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Apague o fogo e junte a baunilha e a manteiga, misture. Reserve.
Uvas na calda: leve ao fogo médio o açúcar e o vinho, até o primeiro dissolver. Junte as uvas e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Apague o fogo, retire as uvas (reserve-as) e volte a panela ao fogão, em fogo baixo, até a calda de vinho engrossar em ponto de fio fraco (se você derramar a calda com a colher, forma-se um fio de consistência mais rala). Desligue o fogo e deixe a calda esfriar (ajuda se você transferir a calda para outro recipiente) com os grãos de pimenta-rosa. Depois de a calda fria, retire os grãos de pimenta - que podem ser usados depois na decoração - e coloque as uvas reservadas novamente dentro da calda.
Montagem: quando o creme e as uvas na calda estiverem frios, coloque em potes individuais ou em um recipiente grande uma camada do creme, outra das uvas na calda por cima, e assim por diante. Termine com as uvas em calda e leve a geladeira por algumas horas, para servir bem gelado.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
-----------------------------------------------------
A receita original é o Creme leve de baunilha com uvas em calda e foi retirada do livreto "Sobremesas" da coleção União.
Olá, querida
ResponderExcluirEsse creme de patissèrie se aplica a tanta gostosura... gosto dele... como vc combinou ficou maravilhoso...
Bom fim de semana
Bjs de paz e esperança
Que idéia ótima! Eu adoro uvas! Beijo! ;-)
ResponderExcluirQue sobremesa deliciosa Adri, adoro uvas, e esse creme é uma loucura minha amiga. Gostei muito da sua sugestão. Sobremesas fresquinhas nesse calor é o que mais quero atualmente. Bjocas ótimo final de semana
ResponderExcluirRosélia, esse creme combinou muito bem com as uvas em calda :-) Obrigada pelo carinho! Beijos!
ResponderExcluirLuna, nem sou muito chegada a uva, mas adoro vinho! Rs. Achei um jeito bem diferente de usar as uvas em uma receita :-) Beijos!
Josy, o creminho pode vir acompanhado de outras frutas também. Nesse calor, tudo gelado e com frutas é bem-vindo, rs. Beijinho!