verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dicas para limpar, guardar e manter folhas por mais tempo

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dicas para limpar, guardar e manter folhas por mais tempo


Tenho certeza que você não quer ver o alface das compras da semana ficar murcho em poucos dias, mas como proceder? Comer tudo em dois dias pode parecer saudável, mas um pouco inviável no caso de famílias pequenas. Essas dicas são de como limpar, guardar e, assim, manter as folhas para a salada mais frescas e prontas para consumo por mais tempo. Além de fazer com alface - lisa, crespa, americana -, você pode usar os mesmo procedimentos para espinafre, rúcula, hortelã, agrião etc.


Dessa vez não vou dizer que não é trabalhoso, que você vai fazer em poucos minutos e coisa e tal. Mas encare a tarefa de cuidar das folhas assim que chegam do mercado como um investimento: o trabalho daquele momento vai economizar tempo precioso na hora de utilizar as folhas, pois elas ficarão prontinhas para usar nas saladas da semana. No caso do alface, esse "tratamento" deixa as folhas boas para o consumo por uma semana. Falando do espinafre, este tempo é ainda maior. Mãos à obra! Garanto que vale a pena.

>>Suas pimentas frescas podem se manter próprias para o consumo por muito mais tempo (meses!), confira como.


Higienizando as folhas

Retire folha a folha do alface/espinafre etc., elimine as amassadas e murchas, e mergulhe as boas em uma bacia com a mistura de água e hipoclorito de sódio (ou produto específico para higienizar itens de hortifruti). Use 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%) para 1 litro de água*. No caso do produto, veja as recomendações na embalagem. Deixe de molho por 30 min. Retire as folhas e lave-as uma a uma em água corrente.

*A velha conhecida água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio e água, confira na embalagem se o produto pode ser usado em alimentos. Atenção: o vinagre não é suficiente para eliminar os micro-organismos! No máximo, ajuda a fazer lagartas e insetos largarem das folhas.


Armazenando e fazendo durar

Folhas limpinhas e desinfetadas, seque uma a uma com um pano de prato limpo (ou use um secador de saladas). Escolha um pote com tampa de tamanho adequado e forre o fundo com papel-toalha. Acomode uma camada de folhas e cubra totalmente com papel-toalha. Faça mais uma camada de folhas e cubra novamente com papel-toalha. Faça camadas de acordo com a quantidade de folhas (o ideal é fazer camadas "finas", para que todas as folhas encostem no papel). O importante é sempre finalizar com uma camada de papel-toalha, para que a tampa não encoste diretamente nas folhas. Mantenha o pote tampado na parte baixa da geladeira.

Assim, você terá sempre folhas limpas e prontas para o consumo, e que duram mais. Você pode usar um pote grande e fazer uma camada para cada tipo de folha - alface lisa, alface roxa, rúcula etc. -. Na hora de utilizar, resgate um pouco das folhas de cada camada, é seu mix para saladas sempre  pronto para usar :)

>> Quer manter ervas como salsinha e coentro fresquinhas por muito tempo? Veja essa dica.

>> O vinagre pode não ser o melhor para higienizar itens de hortifruti, mas ele serve para um monte de tarefas de limpeza, veja quais.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: dicas para limpar, guardar e manter folhas por mais tempo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------

ESSE folder do Ministério da Saúde dá instruções de como proceder nas desinfecções pós-enchentes, inclusive no caso dos alimentos, que servem de dica geral.


42 comentários:

  1. Dá trabalho mas depois vale a pena!!beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Ô se vale, Chica! é um trabalho que a gente tem antes, para não ter mais depois :) Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei, pois as vezes deixamos de fazer a salada com preguiça né, eu costumo deixar umas folhas lavadas, mas as vezes estragam...vou tentar usar esta dica.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gélia, já acostumei a deixar todas as folhas prontas quando eu compro, assim fica tudo pronto para as saladas da semana, bem prático. Dependendo do tipo de folha, dura até mais de uma semana, o segredo é deixar tudo bem seco :) Beijos!

      Excluir
  4. Adorei a dica , ja costumava deixar as folhas lavadas e separadas agora com mais essa dica minhas folhas duraram muito mais !

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, amei!!!!
    Meg Nunes

    ResponderExcluir
  6. vou começar a fazer agora estou perdendo muitas folhas e estou começado um pequeno negocia de quentinhas a salada é sempre bem requisitas pelos meus clintes muito obrigado ass nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nelson! É importante, com o tempo, ajustar as compras de acordo com sua demanda, para não ter desperdício, assim você garante salada sempre fresquinha para seus clientes. E um bom armazenamento sempre ajuda! Nada pior do que receber salada com folhas velhas e murchas. Sucesso! Abraço.

      Excluir
  7. Bacana!!!
    Tmbm tenho preguiça de fazer saladas mais é muito bom para as minhas filhas!!!
    Obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a dica vou fazer com toda certeza.

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer seu site. Excelentes dicas!!
    Abs, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda! Fico muito feliz que tenha gostado e espero que aproveite muito as dicas e receitas :) Bjs!

      Excluir
  10. Não. Sabia que a água sanitária. Servia praia isso! Bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassilene! Você só precisa verificar na embalagem da água sanitária se ela pode ser utilizada na higienização de frutas e verduras. Algumas marcas têm perfume e outras substâncias e não são indicadas ;) Bjs!

      Excluir
  11. Não. Sabia que a água sanitária. Servia praia isso! Bacana

    ResponderExcluir
  12. Sempre perco mais da metade das folhas por não saber armazenar, vou testar e espero que funcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta, Patricia! Comigo está dando certo, o segredo é armazenar as folhas bem sequinhas :) Beijos.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Serve sim, mas a folha de couve é bem mais perecível, fica amarela rápido. Dá para guardar até a couve já em tiras, mas cortada dura bem menos. Abs!

      Excluir
  14. Depois de lavar na agua sanitária, temos que tira-la toda da planta? Seria com agua corrente depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está escrito no texto, tem que deixar de molho na solução com água sanitária e depois lavar folha a folha em água corrente.

      Excluir
  15. Em casa dura muito mais que isso ,mas não faço dessa maneira.Minha mulher lava as folhas de alface e coloca as folhas molhadas e secas num pote de plástico e cobre -as com um pano molhado "geralmente pano de prato.E o segredo é sempre molhar o pano de prato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim nunca tentei, mas fica a dica para quem quiser testar :) Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Pode fazer com as folhas já rasgadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cortadas as folhas duram bem menos e tendem a oxidar, não recomendo. No caso de folha de couve, já guardei algumas vezes cortada em tiras, mas no terceiro dia já começou a amarelar.

      Excluir
  17. Vivendo e aprendendo! Amei demais. Estas informações me ajudam a cuidar melhorar da saúde. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Vivendo e aprendendo! Amei demais. Estas informações me ajudam a cuidar melhorar da saúde. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Fica mais fácil garantir a salada no dia a dia :) Beijos.

      Excluir
  19. Bom dia, água sanitária brilux servi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Verifique na embalagem do produto se ele pode ser usado para frutas e verduras ;)

      Excluir
  20. Primeiramente, agradeço pela dica! Valiosa!
    Tenho uma dúvida, e é uma dúvida boba até..Daria certo de eu fazer esse procedimento no segundo dia de compra dos vegetais? Ou seja, limpa-los no segundo dia ou tem que limpa-los de imediato?

    Agradeço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que aproveitou a dica! O ideal é fazer com as folhas bem frescas, assim você conserva ao máximo possível, mas já deixei para fazer a higienização 1 ou 2 dias depois e também ajuda a prolongar a vida útil delas :) Beijos!

      Excluir
  21. 😉Adoro salada de alface e couve! Vou colocar em prática!Vou acompanhar este site! 🌷🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Experimente sim, essa dica deixa o preparo das saladas da semana mais prático :) bjs e bem-vinda!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...