A base desses biscoitos decorados com glacê é o biscoito Maria, aqueles redondinhos que são ótimos para criar também outras guloseimas. Você pode comprar outro tipo de biscoito, mas o Maria é uma "tela" perfeita para sua decoração, é fácil de achar e bem firme, não vai ficar molenga com o glacê.
O glacê, esse é o grande achado. Facílimo de fazer, simples de usar e ainda saboroso. A receita é do blog gringo I Am Baker, mas vi mesmo no blog da Barra Doce, que ainda nos fez o favor de traduzir a receita. O segredo é prestar atenção na consistência.
Receita do glacê
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 gota de suco de limão
1 colher de sopa de glucose de milho
1 a 3 colheres de sopa de leite
É só misturar tudo. Minhas considerações: fiz uma receita bem menor e não me prendi muito às quantidades não. Tentei colocar a glucose de milho proporcional à receita e, de resto, fui me baseando pela consistência, pois é preciso obter uma pastinha firme, senão fica escorrendo na hora de colocar no biscoito. No lugar do suco de limão, coloquei 1 gota de essência de baunilha. Usei a glucose de milho tipo Karo, que é amarelada. O ideal é usar a glucose de milho transparente, que você acha em casas de artigos de festa/confeitaria, pois com ele você consegue o tom branco (meu "branco" ficou off-white, rs) e não altera os tons dos corantes que for usar. Se for usar anilina comestível para dar cor, lembre-se de que é líquido e vai alterar a consistência do glacê. Recomendo que misture todos os ingredientes ao açúcar - inclusive o corante - e apenas 1 colher de leite, mexa, veja a consistência e vá acrescentando as colheres de leite restantes conforme a necessidade. Deixe a consistência mais para firme, de patê, é mais fácil de se trabalhar. Errou na mão e deixou molenga? Acrescente mais açúcar.
Decorando os biscoitos
Para uma decoração bem simples, aplique uma camada do glacê no verso do biscoito Maria com uma colherinha ou com espátula de patê, alisando (mas depois o glacê vai se assentando sozinho). Coloque um pouco do glacê em um cartucho de papel manteiga (abaixo tem um link que mostra como fazer o cartucho) e, com a ponta bem fina, faça pingos ou riscos, ou a decoração que quiser. Separe porções de glacê branco e brinque com as cores, adicionando anilina de cores diferentes. Terminada a decoração, deixe secar bem, por algumas horas, para que o glacê endureça.
Para enfeitar uma mesa ou oferecer aos convidados, coloque o biscoito em um saquinho e arremate com fita, é uma lembrancinha simples e mimosa.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: biscoitos decorados com glacê.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
------------------------------------------------------
A cake designer Otavia Sommavilla ensina AQUI a fazer um cartucho de papel manteiga para decoração. Quando vi esse vídeo, o áudio estava bom, com a Otavia falando, não sei o que aconteceu depois, mas pelas imagens dá para entender.
Vi a receita do glacê AQUI no blog da Barra Doce, mas a receita original é do I Am Baker (AQUI). Se você se animar a fazer a decoração original, é linda!
Ideia genial, simples, fácil barata e de efeito.
ResponderExcluirbjo
Fê, obrigada, querida! Esse glacê que foi um achado, muito facinho de preparar! Beijo!
ExcluirFicam lindos e dão um toque especial! beijos,chica
ResponderExcluirAdri, você conhece o blog Bake at 350? A Bridget faz biscoitos lindíssimos e foi com ela que aprendi a técnica do flood icing.
ResponderExcluirUltimamente ando meio afastada dos biscoitos decorados, mas considero muito prazeroso decorá-los.
Boa semana!!
que gracinha! adorei a ideia!!!
ResponderExcluirIdeia muito bacana! Adorei!
ResponderExcluirBeijos
Alê
Adri querida, que idéia maravilhosa!!! Ficou tão lindo!
ResponderExcluirObrigada por mostrar pra gente, minha diva da cozinha!
Beijossssssssss e uma semana abençoada pra ti
Vero
Chica, não são ótimos para fazer um agradinho? Se a pessoa tiver a mão menos "torta" que a minha, fica mais lindo ainda :) Beijo!
ResponderExcluirGina, se não conheço vou lá conhecer! Já vi essa técnica do flood icing, não lembro onde, mas confesso que o que mostrei nesse post é o máximo de paciência que tenho para decorar biscoitos, rs. Sou apreciadora desse trabalho, tem cada coisa linda que o pessoal faz por aí, uma pintura! Beijos!
Isadora, esses biscoitos não ficaram com cara de menina? Rs. Beijo!
Alê, com um pouco de paciência, dá para fazer um monte desses :) Beijos!
Vero, só o seu carinho explica o "diva da cozinha", rs, mas carinho nunca é demais, eu quero é mais :D Ô, Vero, nem que seja em outra encarnação a gente vai morar perto um dia, aí você me ensina a mosaicar, pintar etc. e eu te "pago" tudo com comida! Hehe. Tu que és a diva das artes! Beijo!
Obrigado pelo teu carinho.Fico feliz em saber que gostas de lá! beijos,chica
ResponderExcluirMuito! Seu texto é muito envolvente, impossível começar a ler e não ir até o fim :) Beijos!
ExcluirAchei lindo, para mim não tem defeito...eu sim sou um desastre com confeitaria e olha que não é só mão torta, não!
ResponderExcluirBjuss!!!