verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Biscoitos decorados com glacê

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Biscoitos decorados com glacê


Quer fazer uma graça no aniversário, chá de bebê, chá de panela e festinhas em geral? Esses biscoitos decorados são feitos da forma mais simples possível, utilizando um glacê que, bonito por si só, nem requer grandes habilidades na decoração. Cobriu, fez umas gracinhas, uns pontinhos? Já fica lindo. Nem se preocupe em preparar massa, modelar e assar biscoitos. Vamos simplificar a vida, porque, quando o tempo é pouco, também é bom ter opções.

A base desses biscoitos decorados com glacê é o biscoito Maria, aqueles redondinhos que são ótimos para criar também outras guloseimas. Você pode comprar outro tipo de biscoito, mas o Maria é uma "tela" perfeita para sua decoração, é fácil de achar e bem firme, não vai ficar molenga com o glacê.


O glacê, esse é o grande achado. Facílimo de fazer, simples de usar e ainda saboroso. A receita é do blog gringo I Am Baker, mas vi mesmo no blog da Barra Doce, que ainda nos fez o favor de traduzir a receita. O segredo é prestar atenção na consistência.

Receita do glacê

1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 gota de suco de limão
1 colher de sopa de glucose de milho
1 a 3 colheres de sopa de leite

É só misturar tudo. Minhas considerações: fiz uma receita bem menor e não me prendi muito às quantidades não. Tentei colocar a glucose de milho proporcional à receita e, de resto, fui me baseando pela consistência, pois é preciso obter uma pastinha firme, senão fica escorrendo na hora de colocar no biscoito. No lugar do suco de limão, coloquei 1 gota de essência de baunilha. Usei a glucose de milho tipo Karo, que é amarelada. O ideal é usar a glucose de milho transparente, que você acha em casas de artigos de festa/confeitaria, pois com ele você consegue o tom branco (meu "branco" ficou off-white, rs) e não altera os tons dos corantes que for usar. Se for usar anilina comestível para dar cor, lembre-se de que é líquido e vai alterar a consistência do glacê. Recomendo que misture todos os ingredientes ao açúcar - inclusive o corante - e apenas 1 colher de leite, mexa, veja a consistência e vá acrescentando as colheres de leite restantes conforme a necessidade. Deixe a consistência mais para firme, de patê, é mais fácil de se trabalhar. Errou na mão e deixou molenga? Acrescente mais açúcar.


Decorando os biscoitos

Para uma decoração bem simples, aplique uma camada do glacê no verso do biscoito Maria com uma colherinha ou com espátula de patê, alisando (mas depois o glacê vai se assentando sozinho). Coloque um pouco do glacê em um cartucho de papel manteiga (abaixo tem um link que mostra como fazer o cartucho) e, com a ponta bem fina, faça pingos ou riscos, ou a decoração que quiser. Separe porções de glacê branco e brinque com as cores, adicionando anilina de cores diferentes. Terminada a decoração, deixe secar bem, por algumas horas, para que o glacê endureça.


Para enfeitar uma mesa ou oferecer aos convidados, coloque o biscoito em um saquinho e arremate com fita, é uma lembrancinha simples e mimosa.

Esses biscoitos já são caseiros e usei o glacê só para dar um toque. Já deu para perceber que não tenho a mão muito firme. Para ter ideia da alteração de cor por usar a glucose de milho tipo Karo: usei corante azul e deu esse verde.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: biscoitos decorados com glacê.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------

A cake designer Otavia Sommavilla ensina AQUI a fazer um cartucho de papel manteiga para decoração. Quando vi esse vídeo, o áudio estava bom, com a Otavia falando, não sei o que aconteceu depois, mas pelas imagens dá para entender.

Vi a receita do glacê AQUI no blog da Barra Doce, mas a receita original é do I Am Baker (AQUI). Se você se animar a fazer a decoração original, é linda!

11 comentários:

  1. Ideia genial, simples, fácil barata e de efeito.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, obrigada, querida! Esse glacê que foi um achado, muito facinho de preparar! Beijo!

      Excluir
  2. Ficam lindos e dão um toque especial! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Adri, você conhece o blog Bake at 350? A Bridget faz biscoitos lindíssimos e foi com ela que aprendi a técnica do flood icing.
    Ultimamente ando meio afastada dos biscoitos decorados, mas considero muito prazeroso decorá-los.
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  4. Adri querida, que idéia maravilhosa!!! Ficou tão lindo!
    Obrigada por mostrar pra gente, minha diva da cozinha!
    Beijossssssssss e uma semana abençoada pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Chica, não são ótimos para fazer um agradinho? Se a pessoa tiver a mão menos "torta" que a minha, fica mais lindo ainda :) Beijo!

    Gina, se não conheço vou lá conhecer! Já vi essa técnica do flood icing, não lembro onde, mas confesso que o que mostrei nesse post é o máximo de paciência que tenho para decorar biscoitos, rs. Sou apreciadora desse trabalho, tem cada coisa linda que o pessoal faz por aí, uma pintura! Beijos!

    Isadora, esses biscoitos não ficaram com cara de menina? Rs. Beijo!

    Alê, com um pouco de paciência, dá para fazer um monte desses :) Beijos!

    Vero, só o seu carinho explica o "diva da cozinha", rs, mas carinho nunca é demais, eu quero é mais :D Ô, Vero, nem que seja em outra encarnação a gente vai morar perto um dia, aí você me ensina a mosaicar, pintar etc. e eu te "pago" tudo com comida! Hehe. Tu que és a diva das artes! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo teu carinho.Fico feliz em saber que gostas de lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito! Seu texto é muito envolvente, impossível começar a ler e não ir até o fim :) Beijos!

      Excluir
  7. Achei lindo, para mim não tem defeito...eu sim sou um desastre com confeitaria e olha que não é só mão torta, não!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...