verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Kit costura, para você ou para presente

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Kit costura, para você ou para presente


Fato que é sempre bom ter uns apetrechos de costura sempre à mão. Não precisa saber fazer um vestido, mas ter habilidades para pregar um botão, refazer uma costura que abriu ou improvisar uma bainha simples é coisa útil, vale a pena aprender. A seguir, mostro para você como montar um kit de costura muito fofo para guardar seus acessórios ou para presentear alguém com algo muito útil. Também indico quais os itens básicos para uma costurinha de emergência e que não podem faltar no seu kit. Ah, para montar esse kit de costura você não vai precisar costurar nada, que ironia, rs.


Você vai precisar de:

1 pote de conserva com tampa (aquele que você reaproveitou, lavou e deixou secar bem)
1 quadrado de tecido de cerca de 11 X 11 cm
4 quadrados pequenos de manta acrílica de cerca de 6 X 6 cm
1 círculo de feltro (ou de tecido) de cerca de 4 cm de diâmetro
Pistola de cola quente
Fita para decorar
Acessórios de costura

*As medidas do tecido e da manta acrílica são para uma tampa com 6 cm de diâmetro.

Corte os cantos do quadrado de tecido, deixando-o arredondado. Empilhe os quadrados de manta acrílica e faça o mesmo. Centralize a pilha de manta acrílica no pedaço de tecido (1) e vá trazendo as pontas do tecido para cima, fazendo pregas e segurando-as com os dedos. Feito isso com metade do tecido, prenda as pregas com um alfinete e continue no resto do tecido, prendendo a metade final com outro alfinete (2). Coloque cola quente no centro do círculo de feltro e fixe-o no meio da "almofadinha" que acabou de fazer. Puxe os alfinetes que estavam prendendo as pregas e cole o restante do círculo com cola quente (3). Passe cola quente no círculo de feltro que agora está junto com a almofadinha e pregue-o na tampa do pote. Faça o acabamento nas laterais da almofadinha (4), passando cola quente e apertando-a contra a tampa (para não ficar um "vão" nas laterais da almofadinha). Coloque os acessórios de costura dentro do pote, enrosque a tampa e decore com fita.


A almofadinha que você colocou na tampa do pote vai servir como porta-alfinete, muito útil para não perdê-lo e para manipulá-los quando estiverem em uso.

Para um kit de costura básico, recomendo os seguintes itens:

- Linha de costura: tendo nas cores branca, preta, azul e vermelho, já resolvem boa parte dos servicinhos do dia a dia.
- Agulhas
- Alfinetes
- Tesourinha: pode ser até aquelas dobráveis, que ficam bem pequenas e boas para guardar.
- Fita métrica
- Passa-linha: esse acessório ajuda a passar a linha pela agulha, se você comprar aquele famoso kit "importado" (da China), geralmente ele vem junto, além de um monte de agulhas.

Meu kit de costura já cresceu para uma maletinha. O que mais você tem no seu kit de costura? Conta nos comentários :)

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: kit costura, para você ou para presente.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Que fofura, Adri!
    Seu post dáva uma excelente participação na Teia ambiental. Uma ideia maravilhosa para reutilizar um pote de conserva.
    Desculpe o sumiço mas estou sumida da blogosfera mesmo. Mas aguardo suas ressonâncias se o lampejo chegar. Porque não fazer umas ressonâncias aromáticas? Tem ervas contra o desencanto (ou melhor, contra o mau-olhado, ih ih ih).
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Adorei o passo a passo Adri, estou guardando uns potes pra oferecer de presente no Natal, mas pretendo enchê-los com guloseimas, e não tinha a minima idéia como decorar e deixá-los bonitinhos como este. Adorei vou levar o post comigo ta? Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Rute, estou sempre fazendo alguma coisa com meus vidros de conserva! Nem que seja para guardar algum tempero, sem muita preocupação em decorar. Tenho dó de jogar fora! Estou com uma ideia nascente para as ressonâncias, mas preciso pensar mais, aqui também ando sem tempo, rs. Muito boa sua sugestão sobre as ervinhas, que adoro (contra mau olhado é no mínimo prudente, hehe). Beijinhos!

    Christina, seja muito bem-vinda :) Fico feliz por ter gostado, tomara que aproveite bastante as receitas e dicas! Beijos!

    Josy, que presentinhos singelos! Cobrir a tampa com um quadrado de tecido e arrematar com fita já deixa o pote bem bonito e é fácil de fazer (vou confessar que meu real interesse seriam as guloseimas, hehe). Beijoca!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...