verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco

sábado, 13 de abril de 2013

Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco


O cozinheiros com mais tempo de "estrada" sabem que existem o fermento de pão (biológico) e o fermento de bolo (químico). Além dessa diferença básica, a indústria alimentícia ainda trouxe uma opção que veio facilitar a nossa vida: o fermento biológico seco. A versão fresca do fermento de pão, até então a única opção, tem algumas complicações, pois é preciso ser mantido sempre na geladeira, o prazo de validade é pequeno e não é muito fácil de encontrar. Substituir o fermento fresco pelo seco nas receitas, na grande maioria das vezes, dá certo. Percebo pequenas diferenças de sabor e textura, mas são mínimas. Qual a quantidade a ser usada para substituir o fermento biológico fresco pelo seco? É o que vamos descobrir.


Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco

O fermento biológico fresco de uso doméstico vem em tabletes de 15 g - geralmente, 1 pacote vem com 4 tabletes de 15 g -, enquanto o seco vem em pacotinhos com 10 g. O fermento seco é na verdade o fermento biológico seco instantâneo. É instantâneo porque não precisa ser ativado, pode ser adicionado à farinha e trabalhado normalmente junto com os outros ingredientes. O fermento fresco chega às nossas mãos inativo, a fermentação é evitada pelo frio, por isso precisa ficar na geladeira. Só uma curiosidade, não se preocupe com isso, siga a receita e, se for boa, dará certo :)

Mas, ao que interessa: para substituições, tenha em mente que 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (5 g).

Atualização em 24/04/14: depois de aberto o pacotinho do fermento biológico seco instantâneo, o restante que não for usado deve ser mantido na própria embalagem, guardado na geladeira (recomendo que seja porta, uma refrigeração de leve), e deve ser utilizado o mais rápido possível, não deixe passar de 7 dias. No caso do fermento fresco, depois de aberto, enrole filme plástico por fora da embalagem original e mantenha na geladeira por até 3 dias.

De posse dessa valiosa informação, sugiro que você coloque em prática a receita da massa básica de pão caseiro, com o fermento que preferir :)


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------------------

Imagem: sxc.hu
Fonte: Fleischmann

20 comentários:

  1. Uma boa dica, já me tenho questionado acerca dessa correspondência :-)

    ResponderExcluir
  2. perfeita a colocação!!!
    Aprendemos, na escola de gastronomia, exatamente essa equivalência.

    excelente dica.

    ResponderExcluir
  3. Alcina, que bom que a dica será útil! Muitas pessoas me perguntam sobre o essa substituição nas receitas aqui do blog, sempre acabo respondendo individualmente. Dessa vez, resolvi fazer uma postagem sobre o assunto, com um pouco mais de informação :) Um beijo!

    Guilherme, cruzei algumas fontes para chegar a essa equivalência, mas fico ainda mais tranquila de não ter "falado" besteira depois do seu comentário :) Obrigada! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Estava buscando no Google essa informação e caí aqui no seu blog :) Só fiquei na dúvida pois no site Dr Oetker diz: 1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo Dr. Oetker equivale a 3 tabletes (45g) de fermento biológico fresco.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu! Essa equivalência que indico na postagem é a recomendada pela Fleischmann, que é o fermento biológico que costumo usar, tanto o fresco quanto o seco. Também é a equivalência recomendada por outras fontes que pesquisei. Não sei se o fermento da Dr. Oetker é fabricado de forma que essa equivalência fica diferente, deixo então a referência da marca para você se basear. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Otimas informações, se puder me ajudar estou com uma receita de pizza que pede para colocar 3/4 de colher de chá de fermento seco ativado, como posso substituir pelo fermento biológico? qual a quantidade dev vo utilizar? Agradeço desde já a ajuda...
    Obrigada Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, só meus leitores mesmo para me fazer encarar a matemática, contas, regra de três...rs. Então, 3/4 de colher de chá tem cerca de 2,5 g de fermento seco, isso equivale a mais ou menos 1/2 tablete de fermento fresco de 15 g. Beijos!

      Excluir
  7. Boa noite, gostaria de saber se com esse fermento seco o pão dobra de tamanho tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o fermento biológico seco tem "desempenho" bem semelhante ao fresco. O crescimento depende mais de fatores como temperatura (tempo frio faz o pão demorar mais a crescer) e umidade. Abraços!

      Excluir
  8. Amei suas dicas, Obrigada! e amei a forma como responde a todos. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valda, eu que agradeço o comentário! Feliz Natal para você :) Bjs.

      Excluir
  9. me ajudo muito obrigada, estava pesquisando pra receita de pizza.acho q agora posso me aventura a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil pra você, jakeline! Aqui no blog tem a receita de uma massa de pizza que fica bem boa, dá para você aplicar a substituição do fermento: http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/02/massa-basica-de-pizza.html
      Beijos.

      Excluir
  10. Me ajudaaaa!! Estou querendo fazer um cachorro quente de forno, e são 1/2 kg de farinha de trigo, e pedem 50 gr de fermento biológico fresco, e eu só tenho 2 pacotes de 10 gr do fermento seco, posso usar o seco msm ? os dois pacotes ou só um ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. penso que pode usar os dois pacotes acho dará certo.

      Excluir
  11. Adorei a dica, eu sempre achava que na hora de substituir o fermento fresco pelo seco, era só pesar o seco pela mesma quantidade de gramas do fermento fresco. agora minha receita vai dar certo. 15 g de fermento fresco = 5 g de fermento seco. fantástico
    obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Claudia! O fermento seco é mais "concentrado", vamos dizer assim, uma quantidade menor faz o mesmo efeito de um tablete :) Eu que agradeço a visita! Abraço!

      Excluir
  12. Faço regularmente (+ ou -, uma vez por semana), um pão de mandioquinha para minha esposa que é celíaca, numa visita a uma loja de produtos de panificação comprei por impulso, 500g de Fermento Biológico Instantâneo (Seco) da marca FERMAIS. Ao chegar em casa me dei conta que aquele volume de fermento daria para fazer 250 pães, ou seja, quase todo o fermento iria para o lixo, mas me veio à ideia de guarda-lo na geladeira. Peguei uma garrafa escura com dupla vedação, aquelas que usam em laboratório e são vendidas em loja de produtos químicos (sem uso), coloquei o que sobrou do fermento no recipiente com auxilio de um funil e etiquetei com a data de vencimento (05/03/2012), e guardo na prateleira de baixo da porta da geladeira, hoje 10/10/2014, fiz o pão de mandioquinha, e o fermento continua como novo uma beleza.

    ResponderExcluir

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...