sábado, 13 de abril de 2013

Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco


O cozinheiros com mais tempo de "estrada" sabem que existem o fermento de pão (biológico) e o fermento de bolo (químico). Além dessa diferença básica, a indústria alimentícia ainda trouxe uma opção que veio facilitar a nossa vida: o fermento biológico seco. A versão fresca do fermento de pão, até então a única opção, tem algumas complicações, pois é preciso ser mantido sempre na geladeira, o prazo de validade é pequeno e não é muito fácil de encontrar. Substituir o fermento fresco pelo seco nas receitas, na grande maioria das vezes, dá certo. Percebo pequenas diferenças de sabor e textura, mas são mínimas. Qual a quantidade a ser usada para substituir o fermento biológico fresco pelo seco? É o que vamos descobrir.


Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco

O fermento biológico fresco de uso doméstico vem em tabletes de 15 g - geralmente, 1 pacote vem com 4 tabletes de 15 g -, enquanto o seco vem em pacotinhos com 10 g. O fermento seco é na verdade o fermento biológico seco instantâneo. É instantâneo porque não precisa ser ativado, pode ser adicionado à farinha e trabalhado normalmente junto com os outros ingredientes. O fermento fresco chega às nossas mãos inativo, a fermentação é evitada pelo frio, por isso precisa ficar na geladeira. Só uma curiosidade, não se preocupe com isso, siga a receita e, se for boa, dará certo :)

Mas, ao que interessa: para substituições, tenha em mente que 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (5 g).

De posse dessa valiosa informação, sugiro que você coloque em prática a receita da massa básica de pão caseiro, com o fermento que preferir :)


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: como substituir o fermento biológico fresco pelo seco.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------------------

Imagem: sxc.hu
Fonte: Fleischmann

14 comentários:

  1. Uma boa dica, já me tenho questionado acerca dessa correspondência :-)

    ResponderExcluir
  2. perfeita a colocação!!!
    Aprendemos, na escola de gastronomia, exatamente essa equivalência.

    excelente dica.

    ResponderExcluir
  3. Alcina, que bom que a dica será útil! Muitas pessoas me perguntam sobre o essa substituição nas receitas aqui do blog, sempre acabo respondendo individualmente. Dessa vez, resolvi fazer uma postagem sobre o assunto, com um pouco mais de informação :) Um beijo!

    Guilherme, cruzei algumas fontes para chegar a essa equivalência, mas fico ainda mais tranquila de não ter "falado" besteira depois do seu comentário :) Obrigada! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Estava buscando no Google essa informação e caí aqui no seu blog :) Só fiquei na dúvida pois no site Dr Oetker diz: 1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo Dr. Oetker equivale a 3 tabletes (45g) de fermento biológico fresco.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu! Essa equivalência que indico na postagem é a recomendada pela Fleischmann, que é o fermento biológico que costumo usar, tanto o fresco quanto o seco. Também é a equivalência recomendada por outras fontes que pesquisei. Não sei se o fermento da Dr. Oetker é fabricado de forma que essa equivalência fica diferente, deixo então a referência da marca para você se basear. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Otimas informações, se puder me ajudar estou com uma receita de pizza que pede para colocar 3/4 de colher de chá de fermento seco ativado, como posso substituir pelo fermento biológico? qual a quantidade dev vo utilizar? Agradeço desde já a ajuda...
    Obrigada Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, só meus leitores mesmo para me fazer encarar a matemática, contas, regra de três...rs. Então, 3/4 de colher de chá tem cerca de 2,5 g de fermento seco, isso equivale a mais ou menos 1/2 tablete de fermento fresco de 15 g. Beijos!

      Excluir
  7. Boa noite, gostaria de saber se com esse fermento seco o pão dobra de tamanho tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o fermento biológico seco tem "desempenho" bem semelhante ao fresco. O crescimento depende mais de fatores como temperatura (tempo frio faz o pão demorar mais a crescer) e umidade. Abraços!

      Excluir
  8. Amei suas dicas, Obrigada! e amei a forma como responde a todos. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valda, eu que agradeço o comentário! Feliz Natal para você :) Bjs.

      Excluir
  9. me ajudo muito obrigada, estava pesquisando pra receita de pizza.acho q agora posso me aventura a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil pra você, jakeline! Aqui no blog tem a receita de uma massa de pizza que fica bem boa, dá para você aplicar a substituição do fermento: http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/02/massa-basica-de-pizza.html
      Beijos.

      Excluir
  10. Me ajudaaaa!! Estou querendo fazer um cachorro quente de forno, e são 1/2 kg de farinha de trigo, e pedem 50 gr de fermento biológico fresco, e eu só tenho 2 pacotes de 10 gr do fermento seco, posso usar o seco msm ? os dois pacotes ou só um ?

    ResponderExcluir

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...