quarta-feira, 3 de abril de 2013
Macarrão com queijo azul e salmão defumado
Fazer uma massa é sempre uma opção certeira de almoço/jantar rápido. Dependendo do acompanhamento do macarrão, ainda é (mais que) possível fazer algo elaborado para ocasiões especiais. Escolha uma massa de boa qualidade, pegue um queijo de sabor marcante e acrescente salmão a isso tudo. Essa é a receita de um prato fácil, gostoso - muito - e que faz bonito na mesa. A execução foi do marido, então a receita vai com selo de "facilidade na cozinha". O salmão defumado é uma delícia, mas você pode lançar mão de outros recursos, sem perder nada de sabor.
Macarrão com queijo azul e salmão defumado
(Rende 2 porções)
200 g de macarrão (usei penne, grano duro)
100 g de queijo azul em cubos*
1/3 de xícara de leite
Pimenta do reino
100 g de salmão defumado em pedaços (já veio pronto para consumir)
*Reserve dois cubinhos de queijo para finalizar o prato.
Primeiro, o molho: em uma panela, coloque o queijo, o leite e tempere com um pouco de pimenta do reino - não precisa de sal, o queijo já é bem salgado - e leve ao fogo baixo, até derreter o queijo. Reserve o molho. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal (veja as instruções de tempo na embalagem) e escorra direto para a panela do molho de queijo (para isso, retire a massa cozida da água com uma escumadeira e jogue direto na panela do molho). Misture a massa com o molho, coloque nos pratos e arrume os pedaços de salmão por cima. Esmigalhe os cubos de queijo reservados e espalhe por cima do salmão. Se quiser, regue um pouco de azeite antes de servir. Fácil, não?
Utilizei um queijo azul fabricado na Alemanha (???), mas você pode usar o mais famoso dos queijos azuis: o gorgonzola, ou qualquer outro que você queira. Há queijos azuis nacionais maravilhosos. Queijo azul é o que tem os fungos azulados, formando aqueles pedacinhos azuis no meio do queijo. Não olhe muito de perto, senão vai perder a vontade de comer.
O salmão defumado é absurdamente bom, mas, na hora de comer, percebemos que o sabor dele ficou bastante camuflado pelo queijo azul, que é forte. Assim, como o salmão defumado é um inve$timento, trocas mais viáveis são utilizar lasquinhas de salmão cru - fresquíssimo, deixado por poucos minutos no suco de limão com azeite e temperado com sal e pimenta do reino -, carpaccio de salmão temperado ou, caso não seja muito fã de peixe cru, cozinhe um pedaço de salmão temperado com sal e pimenta do reino e use as lascas. Sem prejuízo de sabor.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: macarrão com queijo azul e salmão defumado.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
-----------------------------------------------------------
Esse queijo azul eu provei no Encontro Gourmet e recomendo: queijo azul da Cruzília, bom demais. Mineirinho vendido em SP, por aqui pelo RJ nunca vi. Propaganda gratuita, só porque gostei do produto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse prato é DEZ!!
ResponderExcluirMuito boa receita!
beijos,chica
Chica, e facinha! Assim eu gosto bem mais, rs. Beijos!
Excluiradorei a dica, ainda mais pela facilidade do molho!
ResponderExcluirnunca comprei salmão defumado, é mto caro?
bjocas
Carla, por aqui comprei essa bandejinha de 100 g a 10 reais. É um nada de salmão, por isso para duas pessoas fica mais viável, dá para fazer essa gracinha :) Beijo!
ExcluirAdoro massinhas e comia esta ao jantar, ok?
ResponderExcluirkiss
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html
Susy, é tão prática que o jantar sai rapidinho :) Beijos!
Excluir