verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Macarrão com queijo azul e salmão defumado

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Macarrão com queijo azul e salmão defumado


Fazer uma massa é sempre uma opção certeira de almoço/jantar rápido. Dependendo do acompanhamento do macarrão, ainda é (mais que) possível fazer algo elaborado para ocasiões especiais. Escolha uma massa de boa qualidade, pegue um queijo de sabor marcante e acrescente salmão a isso tudo. Essa é a receita de um prato fácil, gostoso - muito - e que faz bonito na mesa. A execução foi do marido, então a receita vai com selo de "facilidade na cozinha". O salmão defumado é uma delícia, mas você pode lançar mão de outros recursos, sem perder nada de sabor.


Macarrão com queijo azul e salmão defumado
(Rende 2 porções)

200 g  de macarrão (usei penne, grano duro)
100 g de queijo azul em cubos*
1/3 de xícara de leite
Pimenta do reino
100 g de salmão defumado em pedaços (já veio pronto para consumir)

*Reserve dois cubinhos de queijo para finalizar o prato.

Primeiro, o molho: em uma panela, coloque o queijo, o leite e tempere com um pouco de pimenta do reino - não precisa de sal, o queijo já é bem salgado - e leve ao fogo baixo, até derreter o queijo. Reserve o molho. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal (veja as instruções de tempo na embalagem) e escorra direto para a panela do molho de queijo (para isso, retire a massa cozida da água com uma escumadeira e jogue direto na panela do molho). Misture a massa com o molho, coloque nos pratos e arrume os pedaços de salmão por cima. Esmigalhe os cubos de queijo reservados e espalhe por cima do salmão. Se quiser, regue um pouco de azeite antes de servir. Fácil, não?



Utilizei um queijo azul fabricado na Alemanha (???), mas você pode usar o mais famoso dos queijos azuis: o gorgonzola, ou qualquer outro que você queira. Há queijos azuis nacionais maravilhosos. Queijo azul é o que tem os fungos azulados, formando aqueles pedacinhos azuis no meio do queijo. Não olhe muito de perto, senão vai perder a vontade de comer.

O salmão defumado é absurdamente bom, mas, na hora de comer, percebemos que o sabor dele ficou bastante camuflado pelo queijo azul, que é forte. Assim, como o salmão defumado é um inve$timento, trocas mais viáveis são utilizar lasquinhas de salmão cru - fresquíssimo, deixado por poucos minutos no suco de limão com azeite e temperado com sal e pimenta do reino -, carpaccio de salmão temperado ou, caso não seja muito fã de peixe cru, cozinhe um pedaço de salmão temperado com sal e pimenta do reino e use as lascas. Sem prejuízo de sabor.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: macarrão com queijo azul e salmão defumado.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------

Esse queijo azul eu provei no Encontro Gourmet e recomendo: queijo azul da Cruzília, bom demais. Mineirinho vendido em SP, por aqui pelo RJ nunca vi. Propaganda gratuita, só porque gostei do produto.

6 comentários:

  1. Esse prato é DEZ!!

    Muito boa receita!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, e facinha! Assim eu gosto bem mais, rs. Beijos!

      Excluir
  2. adorei a dica, ainda mais pela facilidade do molho!
    nunca comprei salmão defumado, é mto caro?
    bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, por aqui comprei essa bandejinha de 100 g a 10 reais. É um nada de salmão, por isso para duas pessoas fica mais viável, dá para fazer essa gracinha :) Beijo!

      Excluir
  3. Adoro massinhas e comia esta ao jantar, ok?
    kiss

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susy, é tão prática que o jantar sai rapidinho :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...