verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro tradicional

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Brigadeiro tradicional


Tem receita mais batida que essa? Ainda assim, muita gente não sabe fazer brigadeiro, porque, apesar de ser aparentemente fácil, tem seus truques. Apesar de batida, a receita do brigadeiro tradicional nunca tinha aparecido por aqui. E falo que é tradicional só por falar mesmo. Tradicional na minha casa, vamos dizer assim, rs. Há uma infinidade de receitas, com ingredientes e jeitos de fazer diferentes, e o importante mesmo é chegar no resultado de que mais gosta. Vou mostrar a seguir o jeito que eu faço brigadeiro, recomendo, pois fica bem gostoso. De toda forma, testar uma nova receita é uma boa desculpa para comer brigadeiro, rs.


Brigadeiro de amêndoas, de leite em pó... Já passaram pelo blog algumas receitas diferentes de brigadeiro. Em comum, a mesma má vontade desta que vos fala de enrolar docinhos #detesto. Vai vendo.



Brigadeiro tradicional
(Rende cerca de 30 unidades pequenas, na forminha nº 5)

1 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de leite integral
2 colheres de sopa de cacau em pó
30 g de chocolate em barra ao leite
Granulado de chocolate para enrolar

Misture todos os ingredientes (menos o granulado) em uma panela. A mistura vai começar bem líquida por causa do leite, mas vai na fé que depois pega consistência. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. Deixe começar a borbulhar e continue mexendo, até a massa ficar descolando "em bloco" do fundo da panela. Se você inclinar a panela, a massa deve descolar sozinha do fundo, meio "pesadona". Isso leva uns 20 minutos no total, mais ou menos, e garante o ponto certo de enrolar. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente, de preferência fora da geladeira (isso leva algumas horas). Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça as bolinhas e passe no granulado da. preferência. Esses da foto estão com granulado de chocolate em flocos, que dão um visual bem bonitinho. Coloque nas forminhas e sirva... ou não, coma tudo sozinha/o.


O leite usado na receita deixa o brigadeiro com consistência mais cremosa e lisa. Não sei bem se é o leite em si, ou o fato de ter que mexer mais para dar o ponto, mas desde que descobri esse truque faço brigadeiro assim e adoro o resultado. Recomendo usar uma panela grande e alta, pois, quando começa a ferver, esse brigadeiro salpica um pouco. Um dos segredos do brigadeiro é usar uma panela que fique grande para a quantidade de brigadeiro que for fazer, não pode encher a panela quase até a boca e achar que vai sair um resultado legal, se você nem vai conseguir mexer direito sem derramar, rs.

Da mesma forma, a combinação que mais gosto, quanto a resultado de sabor, é usar o cacau em pó e o chocolate em barra ao leite, não fica nem tão doce, nem tão amargo. Dá para usar chocolate em pó e chocolate em barra ao leite ou meio amargo também. Eu, pessoalmente, sou fã de um chocolate mais amargo, mas uma doçura mais "meio termo" consegue agradar a maioria das pessoas. O uso de parte do chocolate em barra ajuda na consistência mais cremosa também, o brigadeiro fica menos "puxa puxa". No entanto, o brigadeiro é mesmo meio "puxa puxa", não deve ficar cremoso como se fosse trufa de ganache - na minha humilde opinião, que, aliás, é questão de gosto.

Aliás de novo, há quem goste do brigadeiro feito com achocolatado. Não sou muito fã, mas é sempre bom saber quais as diferenças em textura e sabor, assim a gente faz do jeito que gosta: com achocolatado, além de ficar mais doce no paladar, o brigadeiro tende a açucarar, formando uma casquinha mais crocante por fora, alguns preferem assim.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro tradicional.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...