Tem receita mais batida que essa? Ainda assim, muita gente não sabe fazer brigadeiro, porque, apesar de ser aparentemente fácil, tem seus truques. Apesar de batida, a receita do brigadeiro tradicional nunca tinha aparecido por aqui. E falo que é tradicional só por falar mesmo. Tradicional na minha casa, vamos dizer assim, rs. Há uma infinidade de receitas, com ingredientes e jeitos de fazer diferentes, e o importante mesmo é chegar no resultado de que mais gosta. Vou mostrar a seguir o jeito que eu faço brigadeiro, recomendo, pois fica bem gostoso. De toda forma, testar uma nova receita é uma boa desculpa para comer brigadeiro, rs.
Brigadeiro de amêndoas, de leite em pó... Já passaram pelo blog algumas receitas diferentes de brigadeiro. Em comum, a mesma má vontade desta que vos fala de enrolar docinhos #detesto. Vai vendo.
1 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de leite integral
2 colheres de sopa de cacau em pó
30 g de chocolate em barra ao leite
Granulado de chocolate para enrolar
1/2 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de leite integral
2 colheres de sopa de cacau em pó
30 g de chocolate em barra ao leite
Granulado de chocolate para enrolar
Misture todos os ingredientes (menos o granulado) em uma panela. A mistura vai começar bem líquida por causa do leite, mas vai na fé que depois pega consistência. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. Deixe começar a borbulhar e continue mexendo, até a massa ficar descolando "em bloco" do fundo da panela. Se você inclinar a panela, a massa deve descolar sozinha do fundo, meio "pesadona". Isso leva uns 20 minutos no total, mais ou menos, e garante o ponto certo de enrolar. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente, de preferência fora da geladeira (isso leva algumas horas). Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça as bolinhas e passe no granulado da. preferência. Esses da foto estão com granulado de chocolate em flocos, que dão um visual bem bonitinho. Coloque nas forminhas e sirva... ou não, coma tudo sozinha/o.
O leite usado na receita deixa o brigadeiro com consistência mais cremosa e lisa. Não sei bem se é o leite em si, ou o fato de ter que mexer mais para dar o ponto, mas desde que descobri esse truque faço brigadeiro assim e adoro o resultado. Recomendo usar uma panela grande e alta, pois, quando começa a ferver, esse brigadeiro salpica um pouco. Um dos segredos do brigadeiro é usar uma panela que fique grande para a quantidade de brigadeiro que for fazer, não pode encher a panela quase até a boca e achar que vai sair um resultado legal, se você nem vai conseguir mexer direito sem derramar, rs.
Da mesma forma, a combinação que mais gosto, quanto a resultado de sabor, é usar o cacau em pó e o chocolate em barra ao leite, não fica nem tão doce, nem tão amargo. Dá para usar chocolate em pó e chocolate em barra ao leite ou meio amargo também. Eu, pessoalmente, sou fã de um chocolate mais amargo, mas uma doçura mais "meio termo" consegue agradar a maioria das pessoas. O uso de parte do chocolate em barra ajuda na consistência mais cremosa também, o brigadeiro fica menos "puxa puxa". No entanto, o brigadeiro é mesmo meio "puxa puxa", não deve ficar cremoso como se fosse trufa de ganache - na minha humilde opinião, que, aliás, é questão de gosto.
Aliás de novo, há quem goste do brigadeiro feito com achocolatado. Não sou muito fã, mas é sempre bom saber quais as diferenças em textura e sabor, assim a gente faz do jeito que gosta: com achocolatado, além de ficar mais doce no paladar, o brigadeiro tende a açucarar, formando uma casquinha mais crocante por fora, alguns preferem assim.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro tradicional.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.