verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro de amêndoas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Brigadeiro de amêndoas


O brigadeiro tradicional, de chocolate, já é muito bom. Mas você ainda pode inventar sabores diferentes para o docinho, bem legal, principalmente, se você estiver pensando em preparar um presentinho doce para alguém especial. Já publiquei no blog alguns brigadeiros diferentosos e, agora, é a vez do brigadeiro de amêndoas, que, além de muito gostoso, fica uma lindeza! Já dá para montar uma caixinha de brigadeiros bem variada, hein... Essa receita é perfeita para quem não curte um docinho tão doce - é possível isso, gente? Rs -, pois a castanha "quebra" um pouco do açúcar. E castanhas com leite condensado é uma mistura perfeita. Formiguinhas unidas, jamais serão vencidas! Vem ver como faz, é molezinha.


Veja também as receitas de brigadeiro torta de limão, brigadeiro de leite em pó, brigadeiro de vinho.

Olha a dica: se você quer preparar uma caixa de brigadeiros de presente para alguém, fica mais legal colocar sabores variados do que dez brigadeiros do mesmo sabor. Mas, para isso, você vai precisar fazer dez receitas de brigadeiro, cada uma em miniporção? Nananinanão. O truque é fazer uma massa básica de brigadeiro branca (ou preta) e ir acrescentando os sabores nas porções. É assim, aliás, que as brigaderias fazem. Esse brigadeiro de amêndoas foi feito com uma massa básica que também se transformou em brigadeiro de limão siciliano. Depois da receita tem as sugestões!

Brigadeiro de amêndoas
(Rende cerca de 20 unidades médias, na forminha nº 3)

1 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de creme de leite de caixinha
3 colheres de sopa de amêndoas trituradas grosseiramente
1/3 de xícara de amêndoas em lascas (para enrolar)
Açúcar comum ou de confeiteiro para decorar

Preparando as amêndoas: já comprei as amêndoas sem casca e em lascas para facilitar. Coloque as amêndoas em uma frigideira grande e aqueça em fogo médio. As castanhas devem ficar espalhadas no fundo, faça em duas ou três vezes se for necessário. Vá mexendo delicadamente com uma colher de quando em quando, para tostar as amêndoas. É coisa rápida, retire-as quando estiverem levemente douradas, não queremos que queime. Separe a parte que será usada para enrolar e triture o resto para usar na receita. Não deixe de tostar as amêndoas, usá-las cruas deixa o sabor muito sem graça e elas são bem caras para a gente não aproveitar todo o potencial, né?

Misture todos os ingredientes (menos as amêndoas) em uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. A massa vai ficando cada vez mais consistente. Deixe começar a borbulhar e continue mexendo, até a massa ficar descolando "em bloco" do fundo da panela. Isso leva uns 15 minutos no total e garante o ponto certo de enrolar. Apague o fogo e misture as amêndoas trituradas. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente, de preferência fora da geladeira (isso leva algumas horas). Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça as bolinhas e passe nas amêndoas em lascas. Peneire um pouco de açúcar (usei o comum mesmo) por cima das bolinhas. Coloque nas forminhas e dê o destino desejado. Vai dar de presente mesmo? Pensa bem. Rsrsrs.

Para fazer uma massa básica de brigadeiro branco, use os três primeiros ingredientes e siga o modo de fazer até a parte na qual entram as amêndoas. Com a massa no ponto de enrolar, separe as porções e acrescente o sabor desejado. Raspas e suco de limão siciliano, licor Amarula, licor de laranja, outros tipos de castanha (nozes, castanha de caju, castanha do pará), whisky, cereja picada+calda, damasco picado... tome cuidado para não colocar líquidos demais e desandar o ponto da massa. Acrescente o sabor desejado na massa ainda quente, fica mais fácil de misturar.



Para presentear bonito, forre uma caixa de presente de papel com um pedaço de papel de seda, coloque os docinhos em forminhas do tipo "caixeta", acomode-os na caixa e arremate tudo com fita de cetim. Uma caixinha de 13 X 10 X 5 cm recebeu seis docinhos perfeitamente, um número bom para dar de lembrancinha.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro de amêndoas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Hmmmm Isso é bom demais!Adorei a receita! Babei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita, pena que minha amiga não sabia o que era uma xícara, e muito menos uma amêndoa

    ResponderExcluir
  3. Receita muto boa,nem comi mas deve ser bom,pena que minha amiga não sabe o que é colocar no fogo médio e nem sabe o ponto certo do brigadeiro

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...