verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de feijão branco com atum

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Salada de feijão branco com atum


E esse inverno nos pregando peças com esse sol maravilhoso? Ainda bem! Gosto de um calorzinho e não escondo isso de ninguém. E só vejo vantagens em poder almoçar ou jantar uma salada bem fresca, substanciosa e fácil de fazer. Ok, ok, você pode até estar com saudade do frio, mas, de toda forma, essa salada de feijão branco com atum vai te salvar. Não pode com ele (calor), junte-se a ele! Rs. A receita é toda feita no truque, com ingredientes que podem e devem estar na despensa para aquelas horas de preparar algo rápido - e saudável, e gostoso - para comer. Junta tudo e tá pronto, mas com muito sabor. Acompanhe o preparo. Já disse que é moleza?


Conservas ou coisas na latinha/caixinha. Podem não ser tão boas como ingredientes frescos, mas quebram o maior galhão na hora da pressa. Os principais ingredientes dessa salada que mostro a seguir são dois itens em conserva que procuro sempre ter no meu estoque: feijão branco e atum. Você pode cozinhar o feijão e manter congelado em porções, pode sim, mas, na hora do vamovê, uma caixinha de feijão já cozido pode virar sopas ou saladas. O atum de latinha dispensa apresentações: vai no sanduíche, recheia omeletes, vira molho para massa... Melhor que sucumbir aos salgados da lanchonete, né não?

Salada de feijão branco com atum
(Rende duas porções - prato único)

1 lata de atum ralado natural
250g de feijão branco cozido (usei pronto)
1 tomate grande
1/2 cebola roxa pequena em fatias
2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
2 colheres de sopa de salsinha picada (reserve um pouco para decorar)
Suco de 1 limão
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Folhas a gosto (usei chicória)

Em um potinho, misture o suco de limão com azeite, tempere com sal e pimenta do reino e bata com garfo ou fouet pequeno, para emulsionar e obter uma mistura mais cremosa. Reserve. Em outro recipiente, misture o atum, o feijão, o tomate, o pimentão e a salsinha. Acrescente metade do molho de limão e misture. Na hora de servir, rasgue as folhas da sua preferência, com as mãos mesmo, e arrume-as em um prato de servir. Regue as folhas com o restante do molho de limão. Coloque a mistura de atum por cima dessa "cama" de folhas, coloque a cebola por cima e salpique um pouco de salsinha para decorar. 

Coloquei a cebola bem em destaque por cima porque, como já é sabido e notório, não gosto de cebola, ainda mais crua, e assim consigo não comê-la com mais facilidade, rs. Se você não tem essa frescura esse problema, pode colocar cebola picada junto com o atum e o feijão e ainda colocar as fatias por cima, que fica bem bonito. A cebola roxa tem sabor mais suave e é melhor para comer crua. Dizem, não tenho experiência no assunto, rs.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de feijão branco com atum.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Ola seu blog e muito bom que delicia de receita...parabens.
    se puder de uma passadinha em nosso blog
    http://www.receitasedicasdochef.com.br/tahinov-hatz-pao-de-tahine/
    boa sorte.. Deus te abençoe

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...