verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cozido de carne (músculo) com legumes

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cozido de carne (músculo) com legumes


Na minha opinião, esse é o ápice da comfort food, esse nome meio bestinha para aquele tipo de comida afetiva com gosto de casa de mãe, casa de vó. O cozido de carne com legumes também é um "trabalhoso prático": demora um pouco para cortar tudo e cozinhar, mas, depois disso, você tem um prato completão, que pede no máximo um arroz branco simples. Quem tá reduzindo carboidratos pode escolher os legumes da preferência e o cozido se torna prato único, gostoso, completo e nutritivo. Ah, e ainda congela que é uma beleza, dá para fazer uma quantidade maior e colocar parte no freezer para outra ocasião. Bons ingredientes, preparo bem cuidado e tempero caprichado. Peço só que você imagine o cheirinho dessa carne cozinhando. Já convenci? Rs. Aprenda a fazer, vale muito a pena!


Esse é, com certeza, um dos meus (muitos) pratos preferidos. Cozido de carne com legumes, bem suculento e molhadinho, por cima do arroz, de um purê ou da polenta é... enxuga a saliva... irresistível para minha pessoa. O prato é inspirado no cozido português, que é uma pintura de comida e tem um montão de coisas junto com a carne, como linguiça e legumes vários. Cada um tem seu jeito de fazer cozido de carne e a minha sugestão é mais modesta, perfeita para fazer no dia a dia. Use os legumes que tiver/que quiser. Esse cozido levou músculo, uma carne magra, nutritiva e muito saborosa que vai superbem nesse tipo de preparo, mas peito ou acém bovinos são ótimas opções.

A panela de pressão é nossa aliada no cozido. Clique aqui e veja como utilizar a panela de pressão da forma correta e com segurança.

Essa receita leva chuchu, esse injustiçado legume com fama de ser insosso, mas que, na verdade, absorve bem os sabores e pode surpreender se bem temperado. Na hora de cortar, aquela "cola" chata pode ir toda embora com esse truque que já mostrei (clique pra ver).

Cozido de carne com legumes
(Rende 4 porções)

500 g de músculo
3 colheres de sopa de cebola picada
3 dentes de alho picados
1 tomate picado
1 chuchu pequeno
1 batata grande
1 abobrinha pequena
3 folhas de louro
1 colher de chá de páprica picante
1/2 colher de chá de cominho
4 cravos-da-índia (espete-os em um pedaço de cebola ou batata, para ficar mais fácil de tirar depois)
1/2 xícara de cerveja (é opcional: usei heller bock, recomendo também usar bock, stout ou malzbier)
1 xícara de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Corte a carne em cubos grandes, tempere com sal e pimenta do reino e salpique a farinha de trigo, mexendo a carne com as mãos para que fique envolvida na farinha. Reserve. Na panela de pressão (ainda sem pressão), esquente o azeite e doure a cebola, junte o alho, deixe dourar de leve, e acrescente a carne, deixando dourar de todos os lados. Junte o tomate, as folhas de louro e os outros temperos: páprica, cominho e cravos-da-índia. Acrescente a cerveja e a água, misture e tampe a panela, para pegar pressão. Depois que começar a chiar, deixe por 20 minutos. Enquanto a carne cozinha, corte os legumes em cubos grandes. Voltando à panela, depois que passar os 20 minutos, desligue o fogo e deixe a panela fechada por mais 10 minutos. Retire a pressão. Leve novamente ao fogo, agora sem pressão, acerte o sal e acrescente a batata. Quando a batata estiver quase macia, junte o chuchu. Quando o chuchu estiver quase lá, é a hora da abobrinha, que cozinha mais rápido. Assim, um por vez, você terá seus legumes cozidos no ponto certo. Sirva com arroz branco, é tudo que precisa. O cheiro da carne e o sabor do caldo são maravilhosos!

A farinha de trigo que envolveu a carne vai ajudar a encorpar o molho, enquanto a cerveja vai dar aquele sabor. Não se preocupe, não fica com gosto de cerveja, ela complementa os outros sabores. Cerveja escura é o toque perfeito na hora de preparar carne cozida, como já pudemos conferir nas receitas de picadinho de contra-filé e de picadinho de carne com cebola e cerveja.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Cozido de carne (músculo) com legumes.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...