verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dica de domingo: como usar a panela de pressão

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dica de domingo: como usar a panela de pressão


A panela de pressão é sua amiga. Só precisa ser tratada com respeito. Com essa premissa em mente, perca o medo de usar a panela de pressão seguindo as recomendações para usá-la de uma forma segura. É verdade que é preciso tomar algumas precauções, mas, evitando estripulias, dá para utilizar essa verdadeira aliada na cozinha sem percalços. Confira as recomendações de como usar a panela de pressão do jeito adequado (e seguro).

Essas dicas já estavam publicadas no blog. Assim como no caso das dicas para se fazer um bolo perfeito (AQUI), as sobre a panela de pressão estavam perdidas, por isso resolvi criar essa postagem específica para que o assunto fique mais destacado e fácil de ser encontrado.


Dica de domingo: como usar a panela de pressão

Panela de pressão: amizade e respeito

Não sou mulher de ter medo de panela (rá!), mas a panela de pressão - essa grande aliada na cozinha - deve ser usada com muita reverência, da forma correta, para evitar acidentes.

  • É obrigatório que a panela de pressão tenha o selo de conformidade do Inmetro, verifique esse item antes de trazer a sua para casa.
  • A válvula da panela de pressão deve estar sempre bem limpa e desobstruída. É por ela que o vapor é aliviado, evitando que a pressão fique extrema dentro da panela. Lave com cuidado, inspecionando se os "buraquinhos" estão todos livres (eu jogo água e vejo se a mesma está saindo sem obstáculos por todos os furinhos, inclusive o furinho da tampa).
  • Prefira panelas que tenham "pino de segurança", que sai e libera vapor da panela se a situação ficar tensa.
  • (Atualização) O Inmetro recomenda que a válvula da panela de pressão seja trocada em um representante autorizado da sua panela a cada 5 anos. 
  • Os ingredientes da receita não devem preencher mais da metade da panela. Se a quantidade for muita, faça em duas vezes.
  • Garanta que terá líquido dentro da panela durante o cozimento. Eu sempre jogo um pouquinho (um monte, na verdade) de água antes de usar a panela de pressão, mesmo com ingredientes que soltam líquido.
  • Não abra a panela até que a pressão tenha saído. Como o alimento continua cozinhando enquanto houver pressão, é legal desligar o fogo e deixar a pressão ir saindo naturalmente, pois, enquanto isso, vai terminando de cozinhar. Colocar a panela embaixo da água fria da torneira é um truque para a pressão sair mais rápido, mas ando fazendo isso só para "finalizar" a saída da pressão e escutar aquele "ploft" da tampa.
  • Não tenha medo, mas respeito.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de domingo: como usar a panela de pressão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------

Imagem: sxc.hu

Veja AQUI uma breve orientação do Inmetro sobre panelas de pressão.

2 comentários:

  1. Morro de medo de usar panela de pressão.
    Noutro dia uma amiga me passou uma receita de polvo que o preparo inicial era o polvo e uma cebola partida em quatro. Eu perguntei "e não coloca líquido?". Ela disse que não, que a cebola e o polvo soltavam líquido. Por mais que eu adore polvo, nunca vou fazer pelo jeito. Então, se você souber uma maneira mais segura de cozinhar o polvo, me ensina (rs*)
    Na minha panela, a válvula não tem buraquinho, mas tem o pino de segurança...
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, depois da experiência desagradável que tive, não confio mais em colocar coisas na panela de pressão sem água. Se for receita que precise dourar, cozinho na panela de pressão e depois douro em outra panela, mas isso é precaução mesmo, alguns ingredientes soltam líquido. Mas não confio! Hehehe.
      Sobre o polvo, não tenho muita experiência, mas o que sempre soube é que o cozimento é rápido (10 min, segundo um livro de técnicas de cozinha que tenho), para não ficar duro. Assim, não sei se a panela de pressão é ideal para fazer lula. Eu faria na panela "normal" mesmo, rs. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...