verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: dicas e truques para fazer bolos

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dica de sábado: dicas e truques para fazer bolos


Posso abrir o forno para dar uma olhadinha? Quando o bolo está pronto? Como preparo a forma? As dicas para não errar na hora de fazer um bolo já estavam aqui no blog, mas meio perdidas na postagem do bolo formigueiro. Para tornar a consulta mais fácil, separei as dicas e truques para fazer bolos nesta postagem específica. Assim, também facilita para acrescentar mais informações, porque além desses macetes devem existir muitos outros que ainda não conheço. Já acrescentei uns tópicos novos nessa postagem.

Aprenda as dicas para fazer bolos (e contribua também com suas dicas nos comentários).


Dicas e truques para fazer bolos
  • Não economize a batedeira ou o braço na hora de bater os ovos (primeira etapa), esse é o momento em que você deve bater bem, muito e sempre. Nas etapas seguintes, só precisa bater para misturar mesmo.
  • Se quiser, pode peneirar a farinha de trigo para o bolo ficar mais fofo. Quase nunca faço, por questão de preguiça praticidade. Também pode bater as claras dos ovos usados em neve e agregar à massa, no final, para ficar mais fofo.
  • Para que o bolo fique sequinho e fofo, no final de tudo a massa deve ficar firme, bem mais consistente que massa de panqueca. O ponto é quando você consegue pegar porções de massa às colheradas, sabe?
  • O fermento é um capítulo à parte. Para bolos, usa-se o fermento químico em pó (o fermento biológico - fresco, em tabletes, ou seco, em sachês - é para pão). É fundamental que o fermento esteja "funcionando", senão o bolo não cresce mesmo. Coloque um pouco do fermento em um copo de água limpa, se o pó ferver, o fermento está bom para o uso. Guarde o fermento bem fechado e fora da geladeira (é o que o fabricante recomenda), em local fresco e seco. Na hora de colocar o fermento no bolo, não bata, apenas misture com a colher até o fermento ficar agregado à massa.
  • (Atualizado - 15/02/13) A receita é de bolo de liquidificador? Bata todos os ingredientes no liquidificador, como a receita manda, mas deixe para acrescentar o fermento no final de tudo. Na hora do fermento, desligue o liquidificador e misture bem com uma colher, não bata. 
  • Preparando a forma: geralmente se pede para untar e enfarinhar. Untar é espalhar gordura - geralmente manteiga - na forma. Use os dedos ou um pincel para isso. O papel toalha é prático, mas acaba "limpando" a manteiga e você precisa usar mais gordura. Enfarinhar é polvilhar farinha - geralmente farinha de trigo - sobre a camada de gordura. Vá salpicando a farinha por toda a forma, balançando e virando, para que nenhum cantinho fique sem. Depois do contorcionismo, vire a forma sobre a pia e dê uma palmada no fundo para derramar o excesso de pó.
  • (Atualizado - 01/11/13) Para bolos de chocolate, uma boa dica é "enfarinhar" a forma com chocolate em pó, assim o bolo não fica esbranquiçado por fora depois de assado e você garante que o sabor será do puro chocolate!
  • O bolo deve entrar no forno pré-aquecido, acenda-o uns 10 min antes de colocar o bolo dentro, na mesma temperatura em que vai assar a massa.
  • Antes de começar a bater o bolo, 1. separe todos os ingredientes e deixe em sua bancada, 2. unte e enfarinhe a forma, 3.acenda o forno para pré-aquecer, 4. aí sim, bata a massa do bolo.
  • Uma vez no forno, resista à tentação de abrir a porta para dar uma olhadinha. Nunca abra antes de 20 minutos de forno (bolo tamanho padrão), sob o risco de seu bolo murchar.
  • Para saber se está assado (nunca antes de 20 min), faça o teste do palito: espete um palito de dente bem no centro do bolo, se o palito sair seco, está bom.
  • A temperatura do forno é um tema esotérico. Em qual temperatura se assa um bolo? Depende do seu forno, pois cada um se comporta de um jeito. Meu forno tem cinco temperaturas e eu costumo assar no médio-baixo. Conheça seu forno, converse com ele, faça muito bolos sem medo: só assim você saberá a temperatura certa. Ah, bolo gosta de um calorzinho, nada de forno morno.
  • Costumo retirar o bolo assim que desligo o forno. Se estiver assado, não acontece nada. Só vai murchar se não estiver bem assado (ou por outros motivos sobrenaturais que fogem da alçada terrena).
  • Deixe para desenformar o bolo já morno ou frio, fazer isso com ele ainda quente é aumentar o risco de o bolo quebrar.
  • Uma caldinha feita com suco de frutas (laranja, por exemplo) e um pouco de açúcar - levados ao fogo por algum tempo - confere umidade e deixa qualquer bolo simples mais gostoso. Regue o bolo ainda morno com a calda.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dica de sábado: dicas e truques para fazer bolos.

-------------------------------------------------
Imagem: sxc.hu

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

28 comentários:

  1. Dicas simples e boas!!Quem resite à um bom bolinho? beijos,lindo feriadão,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi!Como fazer para o bolo não ficar "cascudo"?

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, Dri!

    Parabéns pela ideia, pois por mais que alguns já saibam de tudo isso, muitas pessoas, principalmente as iniciantes na cozinha, vão agradecer e beijar seus pés pelo post!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Chica, (quase) ninguém resiste! São dicas que você acaba descobrindo na prática, mas espero também a contribuição das boleiras para deixar a lista mais completa :) Beijos!

    Lili, meus bolos não costumam ficar cascudos, mas eu daria dois palpites para ele ficar assim: muito açúcar na massa - já fiz um bolo com proporção de açúcar maior do que a que uso e a superfície do bolo até brilhava, rs - e assar o bolo com forno muito quente. Bolos com maior proporção de manteiga costumam ficar com casca fininha, como esse de ameixa que tem no blog: http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/11/bolo-de-ameixa-tipo-plum-cake.html
    Mas são só palpites...vou assuntar e fazer uns testes, se chegar a alguma conclusão acrescento na lista. Se você descobrir alguma coisa por aí, vem me contar? Beijos!

    Cintya, essa lista não é para você, que está "careca" de bater bolo! Rs. Não sou especialista, mas quando comecei já cometi vários dos erros básicos...aí o bolo fica feio, você perde ingredientes etc. Teria sido bom uma lista assim para me orientar :) Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tem alguma dica especial para bolo de cenoura? Os meus geralmente ficam embatumados, meio pudim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ateliê, bolo de cenoura fica mais pesado mesmo, mas fiz uma receita de bolo de cenoura aqui no blog que é maravilhosa. Não sei dizer a causa, mas ele fica até bem fofo para um bolo de cenoura. Recomendo a receita de olhos fechados, fiz algumas vezes e sempre com sucesso. Uma dica: na hora de fazer bolos de liquidificador, não bata o fermento junto. Bata tudo e no final misture o fermento com uma colher. Beijos!
      Bolo de cenoura - http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/06/bolo-de-cenoura-versao-bolinhos-de.html

      Excluir
    2. Obrigada, Adri! Vou testá-la neste fim de semana! nhame-nhame

      Excluir
  6. Ola Dri realmente são dicas super simples mas muito valiosas que são necessárias serem seguidas à risca, senão é bolo mal assado, murcho, embatumado e por ai vai rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, quem tem costume de fazer bolos já "internalizou" a maioria dessas dicas, rs, mas é sempre bom lembrar :) Beijos!

      Excluir
  7. Gostei muito das dicas! Outra coisa que eu faço sempre é "enfarinhar" a forma com achocolatado em pó, quando faço bolo de chocolate. Funciona do mesmo jeito e evita que o bolo fique esbranquiçado ou que pegue o gosto da farinha do lado de fora ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, excelente dica! O bolo de chocolate fica muito mais bonito sem a camada branca do lado de fora. Vou acrescentar sua dica à lista, obrigada! Beijos.

      Excluir
  8. Se usar margarina ou manteiga na massa , não precisa pré aquecer o forno.e Bata muito, tipo uns 20 minutos a margarina/manteiga com o açúcar, e a farinha só misture o bolo fica super fofo.Coloque baunilha nos ovos para tirar aquele cheiro horrível de ovos do bolo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada por compartilhar suas dicas! Nunca tentei sem preaquecer o forno, pois as receitas costumam pedir. Gostei do truque da baunilha! E bater pouco a farinha, peneirada, é um jeito mesmo de conseguir bolo fofinho :) Beijos.

      Excluir
  9. Olá querida ! Me ajuda. Faço bolos com a farinha com fermento. mas não sei o que fazer, todos os meus bolos ficam fofinhos demais que se esfarelam.me dá uma dica! Abraços Edulia Rocha de Fortaleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edulia! Vou te confessar que não sou muito fã da farinha de trigo já com fermento, como não costumo usar, não tenho muita experiência em como ela se comporta. Talvez a farinha tenha uma proporção de fermento que faça o bolo ficar "superfofo", confesso que gosto de uma consistência mais compacta. Por isso, nem costumo bater as claras em neve separadas, prefiro bater o ovo (clara e gema) muito bem no começo da receita. Sei que é menos prático, mas tente utilizar a farinha de trigo sem fermento e colocar o fermento por fora.
      Esta é a receita de bolo básica do blog, para uma forma de furo padrão, dobre as quantidades: http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/03/receita-curinga-bolo-simples-e-um-bolo.html
      Tomara que ajude! Beijos.

      Excluir
  10. Olá gostaria de perguntar como fazer bolos sem ficarem secos é que cada bolo que faço fica seco me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, iolanda! Veja a última dica da lista, sobre a caldinha, pode te ajudar. Beijos.

      Excluir
    2. Oi Iolanda! Me ensinaram a usar margarina com 80% de lipideos
      ou mais. Fiz o teste e aprovei!

      Dica: Qualy ou Delícia Supreme.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. Super amei as dicas e truques. Mas eu tenho dúvida que não vi ai, dizem que se a gente troca o leite pela água ou a manteiga pelo óleo da diferença na massa, quando e quais ocasiões se deve trocar para que a receita fique melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Dá diferença sim. O leite, além de ser um componente líquido que influencia na consistência da massa, tem gordura e proteína necessárias para a "mágica química" da receita, rs. Então, substituir o leite pela água requer ajustes nos outros ingredientes. No caso da manteiga e do óleo, além de o óleo ser mais um ingrediente líquido - é preciso considerar para a consistência da massa -, influencia na textura do bolo, fica menos "compacto". A manteiga, em compensação, traz aquele saborzinho amanteigado...
      Se você for do Rio de Janeiro/RJ, esse sábado (dia 19/09) vou dar minha aula de bolos caseiros, tem muitas dicas e técnicas para ficar profissa nos bolos, vê só: http://benditapanela.com.br/index.php/nossos-cursos/
      Beijos!

      Excluir
    2. Esqueci a conclusão: não tem melhor nem pior, apenas as receitas que levam um ou outro são diferentes e o resultado no bolo também :)

      Excluir
  12. ESQUECI DE COLOCAR AÇÚCAR NO BOLO DE MILHO. O QUE FAZER. DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO. MARLI

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de colocar açúcar no bolo de milho.O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu tentaria: fazeruma calda de açúcar furar o bolo já assado e regar com a calda :)

      Excluir
  14. Olá, adorei as dicas!!! Sempre faço bolo de cenoura em casa ( único que as crianças gostam rsrs) mais o meu bolo, na verdade todos ficam muito fofo de esfalera , que quando passo a cobertura solta os pedacinhos do bolo. Gostaria de saber se tem algum truque para deixar ele mais firminho!? Obrigada desde já. Xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! É difícil arriscar o motivo sem saber qual a receita que você usa, excesso de fermento, forma de bater o bolo... De toda forma, aqui no blog tem uma receita mara de bolo de cenoura, recomendo que você faça o teste para ver o que acha: http://www.casacoisasesabores.com.br/2011/06/bolo-de-cenoura-versao-bolinhos-de.html

      Excluir
  15. OI DRI ADOREI AS DICAS EU ESTOU COMEÇANDO FAZER BOLOS CASEIROS PRA VENDER..

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...