verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bife acebolado na manteiga com chimichurri

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bife acebolado na manteiga com chimichurri



Bife sem graça nunca mais. Há várias formas - e aqui só vale se forem práticas - de deixar o bife do dia a dia com um sabor mais interessante. A receita de bife acebolado na manteiga com chimichurri é uma dessas táticas para não comer o bife sempre do mesmo jeito. Fazê-lo acebolado já é uma boa dica para agregar sabor, adicionar um tempero dá um plus incrível no seu bifinho. Se o tempero for um mix como o chimichurri, que os hermanos argentinos usam para acompanhar carne e não à toa, fica mais especial ainda. Como bônus, confira dicas para fazer um bife suculento como se deve. Seu bifinho nunca mais será o mesmo.

Acompanhei o bife com uma receita muito simples de chuchu ao alho e óleo. Sabe aquelas receitas bem simples, mas muito simples, e que ficam extremamente saborosas? Pois foi essa maravilha de chuchu que encontrei no blog Simples Assim. Quer algo rapidinho e gostoso para fazer com chuchu? Vai nessa que é sucesso.


O chimichurri é uma mistura de ervas muito usada na Argentina para acompanhar carnes - e que carnes. Combina lindamente com grelhados de carnes vermelhas ou brancas e é um ótimo investimento de tempero para sua cozinha. O chimichurri que usei foi comprado pronto e é argentino, mas há versões nacionais - que inclusive já usei. Você também pode fazer sua própria mistura, indico mais abaixo um link com a receita.

Bife acebolado na manteiga com chimichurri
(Rende 2 porções)

2 bifes (usei contra-filé)
1/4 de cebola roxa (ou branca) em rodelas
1/2 colher de sopa de chimichurri seco
1/4 de xícara de vinho branco
1/2 colher de sopa de manteiga + 1 fio de óleo
Sal
Pimenta do reino

Em uma frigideira, derreta a manteiga com um fio de óleo (o óleo é para a manteiga não queimar) e coloque os bifes - não temperados. Em fogo alto, você vai selar (veja o que é no Glossário) rapidamente os bifes dos dois lados e só então vai salpicar sal e pimenta do reino de um lado e de outro. Mesmo que você não goste de bife malpassado, não deixe fritar demais, para ele continuar suculento. Bife suculento é bife pelo menos ao ponto, levemente rosado no meio. Bifes no ponto, retire-os da frigideira e reserve-os - você pode ligar o forno bem baixinho e deixá-los esperando lá dentro, no caso de fritar várias levas de bifes, para não esfriar.
Agora você vai fazer o "fundo da frigideira", como se diz, isto é, aproveitar a "sujeirinha" da carne na frigideira para dar sabor ao molho. Na frigideira do bife, em fogo médio, frite as rodelas de cebola até dourarem. Se precisar, coloque mais um tico de manteiga. Junte o chimichurri seco e o vinho branco - esse último que vai fazer as raspinhas da frigideira se soltarem, para que se incorporem ao molho. Deixe o líquido reduzir pela metade. Sirva os bifes com o molho de cebolas por cima.

Veja dicas para fazer bifes e outros itens de um prato feito gostoso

Chuchu ao alho e óleo

Olha que fácil: corte o chuchu em cubinhos, sem casca, e reserve. Em uma frigideira, doure alho picado em um pouco de azeite e junte os cubos de chuchu e tempere com sal. Abafe com uma tampa. O chuchu vai ficar aí até cozinhar e ficar macio, coisa rápida. De vez em quando dê uma olhada na frigideira, se o chuchu começar a grudar, jogue um pouquinho de água. Sirva com mais azeite. Para quem gosta de quantidades, usei 1 chuchu médio e 3 dentes de alho. Caprichei no alho, você pode colocar menos se quiser.

Dica de como tirar a "cola" do chuchu

O Gordelícias tem uma receita de molho chimichurri (AQUI), que é um vinagrete feito com base no mix de temperos secos. Para fazer seu chimichurri seco, siga a receita e deixe de fora o vinagre e o azeite. Na embalagem do produto que comprei, falava para colocar 1 parte do mix com 1 parte de água e 1 parte de vinagre, deixar hidratar meia hora, e depois acrescentar azeite e sal, isso para obter o molho no momento que fosse usar.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bife acebolado na manteiga com chimichurri.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------

A receita do chuchu do Simples Assim é ESSA.

7 comentários:

  1. Quanta dica boa Dri! Bifinho sem graça nunca mais, chimichurri é bom mesmo, nunca comi com um bifinho assim. E o chuchu vai muito bem com esse gostinho de alho.
    Adorei
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Adri este molho com chumichurri arrasou, vou experimentar hoje.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas comidinhas, simples, fáceis de fazer e super saborosa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adri, O que é bom tem que ser copiado, vou levando a receita. abraços

    ResponderExcluir
  5. Marta, experimenta o chimichurri no bifinho e você vai ver que coisa boa :) E bife sem graça não pode, não pode mesmo, rs. Um beijo!

    Fê, um detalhe à toa e faz muita diferença! tomara que tenha gostado :) Um beijo!

    Lourdes, também sou muito fã dessas comidinhas simples, são as mais gostosas :) Beijos!

    Teresa, com certeza! Está aí para ser feito mesmo :) Use e abuse (sem moderação! Rs). Beijo!

    Sandra, obrigada! Caprichar um pouco mais no tempero do bife faz a diferença :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...