verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de aveia e maçã (sem leite e sem ovos)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bolo de aveia e maçã (sem leite e sem ovos)


  

Gostoso (demais), saudável e diferente, adequado para alguns tipos de intolerância alimentar. Esse bolo de aveia é maçã é surpreendente no sabor e extremamente fácil de fazer: seu instrumento de trabalho será uma colher de sopa. Nível de louça perto de zero. Cheio de fibras e perfumado, o bolo de aveia e maçã fica bem úmido, sem deixar de ser fofo, e é perfeito para o café da manhã. Deu para perceber que adorei essa receita? Por isso compartilho com você e incentivo: experimente!

Onde estavam os bolos desse blog, minha gente? A verdade verdadeira é que eu tenho que fazer o sacrifício de comer os bolos que faço quase inteiros, pois em casa sou a única fã de bolos, então eu estava evitando de fazê-los, comê-los e sair rolando ladeira abaixo de gorda. Mas a crise de abstinência estava batendo forte e esse bolo de aveia e maçã foi a salvação. Vi a receita original no blog O Diário de Receitas Sem Lactose (que tirou do Cozinha Sem Glúten e Sem Leite) e era um bolo de linhaça. Apesar de não ter restrições alimentares, achei a receita muito interessante e, bem, adoro linhaça.


O "causo" é que, na hora da larica, lembrei dessa receita bem saudável e corri atrás dela, mas não tinha vários dos ingredientes pedidos. Substituí vários itens - linhaça virou aveia - e acrescentei maçã para poder conferir um pouco de umidade e doçura natural ao bolo, e assim reduzir a quantidade de açúcar. Essa versão ficou bem diferente da receita original, mas só saiu porque tinha uma receita de base, com as proporções corretas e tudo mais. Resultado? Sucesso total e absoluto, dos meus bolos preferidos, se fosse possível dizer quais são.

Atenção: se você fizer como na receita original, utilizar a farinha de linhaça no lugar da aveia, fica também uma receita sem glúten. Achei que a aveia era permitida, mas pesquisei depois e vi que ela não pode ser consumida por quem tem restrições ao glúten.

Bolo de aveia e maçã (sem leite e sem ovos)
(Rende 5 bolinhos)

3/4 de xícara de creme de arroz*
1/2 xícara de farelo de aveia
1/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de leite de coco
2 colheres de sopa de óleo de milho (ou outro óleo vegetal)
1/2 maçã pequena ralada (no ralo grosso)
1 pitada de canela
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó para bolos

*Já estava decidida a fazer o bolo, certa de que tinha o que era preciso para fazer a adaptação, quando vi que o creme de arroz estava no fim. Completei a quantidade da xícara com amido de milho

Coloque todos os ingredientes em uma tigela - pode até seguir a ordem acima, mas na verdade o único que importa é que o fermento seja o último - e misture com uma colher até ficar bem misturado. Coloque a massa na forma (usei forma de bolinhos de silicone, não precisa untar nem nada - se precisar untar e enfarinhar sua forma, use óleo e creme de arroz) e leve ao forno médio-baixo preaquecido por 20 a 25 minutos.

Clique aqui para ver dicas de como fazer um bolo perfeito



Fiz metade da receita, com proporções adaptadas. Recomendo com força conferir a receita original, porque acaba sendo outro bolo, que ainda reproduzirei do jeito que se deve, com linhaça. Além disso, tem a receita de uma caldinha de morango para acompanhar bem natural e engenhosa, como todo jeito de ser uma delícia de gostosa.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bolo de aveia e maçã (sem leite e sem ovos)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------------------

A receita original (bolo de linhaça) do blog O Diário de Receitas Sem Lactose é ESSA.

10 comentários:

  1. Ahá! Crise de abstinência, sei beeeem o que é isso! A essência de formiga que existe em mim te entende, viu! kkkk
    Senti o gosto só de olhar (principalmente quando vi a segunda foto com os pedacinhos da maçã! *-*) Você fez uma adaptação maravilhosa e agora é minha vez de ter larica pela sua versão, quero-te bolinho!
    Grande beijo da sua amiga formiguete assumida.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fiquei com água na boca! Mas o que posso usar no lugar do creme de arroz? Moro em uma cidade pequena e é difícil de achar algumas coisas...obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar amido de milho (maisena) no lugar do creme de arroz, assim fica mais fácil de encontrar. A textura e o sabor do amido são diferentes, mas funciona - como expliquei na receita, acabei colocando um tico de amido porque não tinha creme de arroz suficiente. Beijos!

      Excluir
  3. Susana, obrigada! Tão bom quando algo gostoso pode ser saudável :) Um beijo!

    Monalisa, esse foi o último bolinho que fiz, a crise tá me pegando de novo! A farinha de linhaça tá em falta onde costumamos comprar, estou na seca por ela porque quero fazer com a farinha de linhaça! Ai, amiga formiguete, a gente sofre tanto...hahaha. Beijão, obrigada por compartilhar essas receitas mara!

    ResponderExcluir
  4. Receitinha testada e aprovada como muitas outras que fiz desse site. Obrigada por compartilhar conosco suas descobertas culinarísticas. Adoro passar por aqui, sempre tem allgo a aprender e usar aqui em casa. Sou fã! Curto muito. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico tão feliz de saber que gostou da receita :D E mais feliz ainda de saber que gosta do blog, tudo é feito com muito carinho, para compartilhar mesmo dicas, receitas...o que encontro de legal para ajudar a gente em casa aparece por aqui. Obrigada pelo comentário e pelo carinho! Beijos!

      Excluir
  5. Tenho intolerância alimentar a coco e derivados...o que posso usar no lugar do leite de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, se você não tem restrições ao leite comum (de vaca), pode usar ele. Ou mesmo qualquer leite vegetal, de soja, arroz, amêndoas... Bjs!

      Excluir
    2. Bianca, se você não tem restrições ao leite comum (de vaca), pode usar ele. Ou mesmo qualquer leite vegetal, de soja, arroz, amêndoas... Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...