verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Moussaka ou mussacá, a lasanha grega

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Moussaka ou mussacá, a lasanha grega






A moussaka - ou mussacá, aportuguesando - é o prato grego mais conhecido em todo mundo, segundo a fonte que utilizei para a receita. Se você já conhecia, deixo o convite para se aprofundar na culinária da Grécia, com suas características da alimentação mediterrâneas, considerada muito benéfica para a saúde do coração. Para quem não conhecia a moussaka, adianto que é uma espécie de lasanha de beringela, ao mesmo tempo leve e substanciosa. Serve perfeitamente como prato único, então, além de deliciosa, ainda é uma receita prática. Apaixonamos.

Há algumas variações de receitas para esse prato e, como no caso de tantos outros pratos típicos, é difícil dizer qual a receita original (embora muitos gostem de reivindicar essa ou aquela como a receita original, enfim...). Segui as instruções de um livro de culinária grega e ainda fiz alterações como, por exemplo, não usar a carne de porco que a receita também pedia. E otras cositas más, confesso. O resultado é delicioso e rende aquelas travessas bem servidas perfeitas para o almoço de família, é só ajustar a quantidade de ingredientes para o tamanho da sua.

Moussaka ou mussacá
(Rende 4 porções)

Molho de carne
400 g de carne moída
1 tomate picado
1/4 de pimentão vermelho picado
1 colher de sopa de cebola picada
Azeite e sal
1 folha de louro
1 pitada de orégano
Colorau ou extrato de tomate para dar cor

Vegetais
1 beringela média
1 abobrinha pequena
1 batata grande

1 receita de molho branco (AQUI)

Molho de carne: doure a cebola no azeite, acrescente o louro, a carne e deixe cozinhar. Junte todos os outros ingredientes e deixe o molho cozinhando um pouco, para desmanchar o tomate e apurar os sabores. Retire a folha de louro antes de utilizar.
Vegetais: corte a beringela, a abobrinha e a batata em rodelas não muito finas (devem ficar com mais ou menos 1 cm de espessura, mas não me vá usar a régua! Rs) e grelhe-as até ficarem amolecidas (beringela e abobrinha) e levemente cozidas (batatas). Você pode usar o grill elétrico ou de fogão, ou usar uma frigideira antiaderente grande e untada com azeite. Reserve.
Montagem: unte um refratário com azeite, coloque as rodelas de batata no fundo e cubra com parte do molho de carne. Faça uma camada de beringela com abobrinha e por cima coloque mais molho de carne. Repita as camadas de beringela+abobrinha e molho, aqui consegui fazer essa quantidade de camadas, mas faça camadas finas até acabarem os ingredientes, terminando com a camada de molho de carne. Cubra com o molho branco. Aqui, você pode finalizar com queijo parmesão ralado, eu não coloquei. Leve ao forno médio-alto por cerca de 30 minutos.



Tradicionalmente, as rodelas de beringela, batata, abobrinha etc. são fritas, mas faça grelhadas que o resultado é ótimo e ainda fica mais leve.

Achei AQUI um texto ótimo que fala um pouco da moussaka, suas origens e variações. Tem uma sugestão para fazer a moussaka com molho de cogumelos em vez de carne, fiquei interessadíssima. Apesar de a autora falar que é considerado um prato trabalhoso, acho que o fato de poder ser servido como prato único deixa a moussaka até prática, pois resolve todo o almoço/jantar. No máximo uma saladinha verde para acompanhar e que, se você for esperto/a e tiver seguido ESSAS recomendações, já estará praticamente pronta.

Outra pérola da culinária da Grécia é a salada grega, talvez minha salada preferida, de tão fresca e saborosa. Confira AQUI uma receita adaptada, essa ainda ganhou uma cumbuca de massa para ser servida de um modo bem diferente.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: moussaka ou mussacá, a lasanha grega.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

A fonte dessa receita foi o livro Cozinha do Mundo - Grécia (Abril Coleções, 2010).

8 comentários:

  1. Boa tarde Dri, que calor faz na nossa cidade não é mesmo? Se hidrate muito bem também! Não conheço muito muito sobre esta culinária, uma vez preparei uma salada grega e também achei bem refrescante, moussaka ainda não fiz mas tenho vontade, pois leva ingredientes muito saborosos. Vou anotar.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Dri querida adoro essa receita, vez ou outra faço moussaka em cas, fica saborosa demais. Ficou linda a sua, suculenta do jeito que gosto. Beijinhos miga, ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, Dri querida!
    Nunca provei, mas agora fiquei morrendo de vontade! rs
    Seu blog é mará, pois me faz conhecer pratos novos, e querer comer tudo!
    Te desejo uma semana abençoada!
    Beijossssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Olá Dri! daqui sempre saindo comidinhas maravilhosas.
    Moussaka linda que ficou, não comia berinjela aprendi depois que comecei a blogar, hoje adoro.

    ResponderExcluir
  5. Em casa a moussaka fez sucesso, sua está linda e apetitosa.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de moussaca, comi na Grécia quando lá estive e já fiz cá em casa á minha maneira e gostei muito :-)

    ResponderExcluir
  7. Marta, antes de ter esse livro que citei - que é bem básico - não conhecia muita coisa também. Mas é uma culinária muito saborosa e fresca, várias opções gostosas :) Um beijo!

    Josy, obrigada, miga! Devia ter ido lá no seu blog procurar a moussaka, existem tantas variações dessa receita que precisei tomar uma decisão muito difícil de qual jeito fazer, rs, tudo tão gostoso...beijoca!

    Vero, corre atrás de uma moussaka, mulher! Bom demais! Quero ver essas delícias saindo da sua cozinha, hein? Um beijo :)

    Susy, experimente sim, é um prato muito saboroso e, apesar das etapas, não precisa fazer nada para acompanhar, no máximo um arroz :) Beijos!

    Teresa, obrigada, querida! Beringela faz o maior sucesso aqui em casa, aí fico caçando jeitos diferentes de fazer. E tudo fica gostoso, ô legume abençoado...beijos!

    Ana Claudia, difícil não gostar, né? Mesmo quem não gosta tanto de beringela/abobrinha, os sabores ficam tão mesclados com o resto. A combinação toda é muito gostosa! Um beijo!

    Alcina, que maravilha, você já experimentou a moussaka na fonte! É uma receita muito versátil, você acaba criando sua versão, colocando coisas que gosta, e todo mundo adora. Eu apaixonei por essa receita :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...