verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada grega na cumbuca de massa

segunda-feira, 12 de março de 2012

Salada grega na cumbuca de massa


O verão está com os dias contados, mas o calor parece que não. Nesses dias em que nada que seja sólido apetece, as saladas são uma solução saudável, prática, refrescante e deliciosa. Adoro salada, porém você já sabe que só folhinhas no almoço/jantar não me sustentam. Então, que tal fazer uma salada bem leve e saborosa, como a salada grega, e colocar em um recipiente que também pode ser comido? A salada grega vai na cumbuca de massa, que garante o carboidrato da refeição e tapa aquele "buraco" no estômago. Atendendo ao chamado do Blogs de Culinária, a salada grega na cumbuca de massa é uma das várias receitas de saladas que estão reunidas por lá. Verão, se você durasse para sempre seria lindo...

A salada grega é leve e refrescante até dizer chega. Bem temperada e fresca, é o próprio sabor do Mediterrâneo. Dizem que a original não leva tudo isso não, e já comi salada grega até com frutas. Vamos combinar: mantendo a base, a salada é sua e você monta com o que mais gostar. As quantidades são livres, coloque o quanto tiver ou de acordo com quantos vão comer. Lembra a massa de pizza que ensinei aqui no blog? Então, é ela mesma que vai acomodar a salada. O azeite não pode faltar, nunca.

Salada grega na cumbuca de massa

Para a cumbuca (rende duas)
1/2 receita de massa para pizza (AQUI)

Para a salada

Alface (usei a roxa)
Rúcula
Queijo minas em cubos
Tomate cereja cortado ao meio
Pepino em rodelas
Pimentão amarelo em rodelas
Cebola roxa em rodelas
Azeitonas pretas
Alcaparras
Sal, pimenta do reino, orégano e azeite

Cumbuca: faça a massa de pizza conforme as instruções da receita original. Depois do descanso, separe a massa em duas bolas, abra em dois discos - com as mãos ou com o rolo -, enfarinhe e coloque os discos nas "costas" de dois recipientes em formato de cumbuca que possam ir ao forno. Usei duas xícaras jumbo de cerâmica, que precisam ser untadas com óleo antes de receber a massa. Coloque os recipientes com a massa em uma assadeira e leve ao forno médio-alto por cerca de 15 minutos.


Salada: misture todos os ingredientes e tempere com sal e bastante pimenta do reino, orégano e azeite. Misture bem - você pode fazer isso com colheres para salada ou com as mãos.
Montagem: regue as cumbucas de massa já frias com um fio de azeite e acomode porções da salada grega dentro delas. Sirva imediatamente.

Atualização: esqueci de dizer, a receita pede sal, mas eu nunca o coloco nas saladas. Quando há outros temperos e a salada fica bem temperada - como é o caso -, o sal é dispensável. Aliás, prefira as ervas ao sal para temperar suas saladas :-)

Desta vez, usei fermento biológico seco para fazer a massa de pizza (para a quantidade indicada, foi 1/4 do pacotinho). Achei que não ficou a mesma coisa da massa com fermento fresco, mas não sei se foi por causa disso. Fiz a massa de pizza caseira para a cumbuca da salada, mas tenho forte desconfiança de que uma massa de pizza pronta faz o mesmo efeito. Como a massa de pizza pronta é pré-assada - mais firme -, eu borrifaria um pouco de água (coisa pouca) e colocaria dentro do recipiente para levar ao forno. Já se você comprar massa de pastel fresca - em discos - poderá acomodá-la em forminhas de empada e servir em charmosas miniporções.

>> Veja AQUI todas as receitas de saladas dos blogs de culinária.


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


------------------------------------------------

Sobre a salada grega, veja AQUI.

Saiba AQUI a equivalência entre fermento biológico fresco e seco.

Para ficar craque nas saladas, recomendo dois livros sobre o tema que fazem parte de coleções que adoro: 500 Saladas (AQUI), que é receita à beça, e 200 Receitas de Saladas Nutritivas (AQUI). Ambas as obras têm um formato superprático e fotos lindas.

21 comentários:

  1. Amei a ideia da terrina ser comestível! Parabéns, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Tenho massa de pizza congelada e acho que é mesmo o que vou fazer para o jantar, aproveitar esta ideia fabulosa! :)

    ResponderExcluir
  3. Já fiz, mas a forma calhou mal, mas o sabor ficou divinal. Amanhã coloco fotografias no meu blog e farei referência ao teu, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, minha forma também não foi a ideal, pois a asa da xícara atrapalhou um pouco, rs. Mantendo a salada dentro e ficando saborosa, pode considerar que sua cumbuca foi um sucesso :-) Beijo, adorei que você veio me contar!

      Excluir
    2. Adr já publiquei, obrigada pela ideia, isto é para repetir muitas xs!
      O meu post é este: http://clavelscook.blogspot.com/2012/03/e-se-o-prato-da-salada-for-comestivel.html

      Partilho aqui porque acho que é sempre bom quando gostam das nossas receitas! :)

      Excluir
    3. Maria, ficou linda sua postagem! Quando gostam das nossas receitas não é bom, é ótimo :-) Obrigada por citar o blog, adorei sua terrina :-) Beijos.

      Excluir
  4. Muito original sua cumbuca de massa!! Adorei !
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  5. Ah que bacana!
    Adoro esses recipientes comestíveis!

    Muito boa sugestão!

    ResponderExcluir
  6. Que ótima ideia Adriana!!!!
    Uma salada que já é uma refeição completa :)

    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  7. Que idéia criativa... e linda!
    Adorei a suas dicas! Tamém gosatei muito do seu blog,
    vou visitar mais vezes!bjs.

    ResponderExcluir
  8. Que idéia original Dri, adorei, vou ver se faço no final de semana. Ficaram lindas. Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Amiga, que ideia genial a cumbuca!
    Já comi salada em forminha de massa e fica uma delicia. Aconchega o estômago. Chegando o Verão em Portugal vou fazer essa cumbuca aí. Sua salada também está convidativa.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Adri, eu gosto de salada, mas morro pelos carboidratos...então adorei!! :)) Ficou linda essa salada na cumbuca!!! Adorei! Beijos Tê

    ResponderExcluir
  11. Lívia, assim até quem não gosta muito come salada :-) Beijos.

    Renata, já pensou se todos os recipientes fossem de comer? Mundo lindo esse, rss. Beijos!

    Tania, para ficar completona só faltou a proteína, nada que um peito de peru ou frango desfiado não resolvam :-) Um beijo!

    Milena, obrigada! Seja muito bem-vinda, volte que a gente adora receber visita :-) Um beijo!

    Josy, faz sim, miga, duvido alguém da sua casa reclamar, rs. Lembrei das suas segundas sem carne, a massa deixa a salada mais "consistente" e ajuda a não ficar com fome :-) Beijinho!

    Rute, como você usa muitos itens integrais, acabou me dando ideias: fiquei pensando se essa cumbuca não ficaria boa com farinha de trigo integral, acho que combinaria muito com salada! Você é tão criativa que inspira as pessoas :D Beijinhos!

    Tê, faço minhas suas palavras! Sempre jogo um macarrão ou umas torradinhas na salada, as nutricionistas das dietas que não me ouçam! Hehe. Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Confesso que sou uma vegetariana que não encaro uma salada sem acompanhamento, tem que ter pelo menos um arroz, um feijão, ou algo do tipo, senão não acontece, rs. A idéia da cumbuca é mais do que ótima, ficou muito gostosinho (:

    ResponderExcluir
  13. Ah, já ia esquecendo, parabéns atrasadíssimo pelos 2 anos de blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, que fofa você! Obrigada! Parabéns não tem data, quando chega é sempre bem-vindo :-D Você é uma vegetariana fã de carboidrato, rs. Confesso que encarar só um prato de folhas como refeição não dá, o estômago reclama, rss. Um beijo!

      Excluir
  14. Oi querida
    Adorei essa salada servida na cumbuca de massa!
    Muito criativo e fica um aspecto lindo!
    Bjim e tenha uma linda semana.
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, que bom que gostou! Para servir, fica bem bonito e diferente, fora que a salada grega é muito gostosa, das minhas preferidas :) Beijo!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Regiane, ideia boa essa sua! Em termos de praticidade, vai ser nota 10 :) Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...