verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de abóbora com ragu de carne

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nhoque de abóbora com ragu de carne


Já tinha tentado fazer nhoque outras vezes, mas nenhuma das tentativas obteve o selo "humm, que delícia, demais!" de qualidade. Então parti logo para uma empreitada muito ousada: nhoque não de batata, mas de abóbora, e com uma receita que não leva ovo. Além disso, esse nhoque de abóbora tem um item diferente que deixou o resultado muito leve e macio. A abóbora - deliciosa por si só - deu um sabor marcante e delicado ao nhoque. Para esparramar por cima e coroar, um ragu de carne bem simples, mas muito bem cuidado: a carne é cuidadosamente picada na ponta de faca, um trabalhinho (de leve) que faz diferença.

Sabendo que a receita é da querida Josy, do blog Cozinhando com Josy, fica muito mais fácil se jogar na ousadia. A massa do nhoque é muito fácil de fazer. Confesso que fiquei um pouco na dúvida no ponto da massa, culpa da falta de costume de fazer nhoque. Coloquei farinha até que consegui enrolar, um ponto acima da massa grudenta, pois não queria correr o risco de a massa ficar dura. No final das contas, o resultado foi um nhoque saboroso e macio, como deve ser.

O ragu de carne requer uma dose a mais de paciência do que costumo ter, mas, enquanto o molho cozinhava lento no fogo e perfumava toda a cozinha com cheiro de comida de nonna, eu me divertia enrolando o nhoque. Acho que faltou massinha de modelar na minha infância, eu me divirto muito modelando essas massas :-)

Nhoque de abóbora com ragu de carne
(Rende duas porções bem servidas)

Nhoque
500 g de abóbora
Cerca de 1/2 xícara de farinha
1/2 xícara de amido de milho (maisena)

Ragu
2 bifes pequenos (usei coxão mole)
1 lata de tomate pelado
3 dentes de alho picado
1 colher de sopa de cebola picada
Azeite
Manjericão (seco ou fresco)
Sal

Corte a abóbora em pedaços e tire a casca, e coloque para cozinhar em uma panela de água, até ficar bem macia. Enquanto isso, ao ragu!
Ragu: use uma carne bem macia - filé mignon é ótimo para isso - para picar na ponta de faca. Vá cortando o bife em tirinhas finas no sentido contrário às fibras da carne, depois corte as tiras em cubinhos bem pequenos. Fazer com dois bifes é mole, quero ver com um quilo de carne, rs. Leve a cebola ao fogo com uma boa colherada de azeite até corar um pouco, junte o alho, acrescente a carne picada e frite, para dourar também. Esmigalhe os tomates pelados da lata, com um pilão ou com as mãos mesmo, e coloque os tomates esmigalhados mais o caldo na panela. Tempere com manjericão e sal a gosto e coloque mais uma boa colherada de azeite. Deixe cozinhar em fogo baixo enquanto prepara o nhoque.
Nhoque: amasse a abóbora cozida e junte a farinha de trigo e o amigo, misturando bem. Tive que colocar mais farinha para a massa começar a desgrudar, mas deve ter sido porque a abóbora era daquelas bem aguadas. Devo ter usado 1 xícara de farinha. Em superfície enfarinhada, faça os rolinhos de massa e corte com uma faca lisa. Coloque uma panela de água no fogo e, quando ferver, acrescente sal e coloque as pelotas de nhoque, aos bocados. Quando o nhoque subir à superfície, retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa untada com azeite. Não ferva muitas pelotas de nhoque de uma vez, elas devem ficar livres para boiar. Vá regando as camadas de nhoque na travessa com um fio de azeite, para não grudar. Sirva com o ragu de carne por cima e queijo parmesão ralado.

Carne picadinha: pouco assim é mole
 Deveria ter cozinhado a abóbora no micro-ondas (como mostrei AQUI), pois a abóbora que já era aguada ficou mais ainda no cozimento com água. Difícil achar uma abóbora boa, né? Como não sou perita em nhoques, conselhos, dicas e outros são muito bem-vindos aí nos comentários :-)

------------------------------------------------------

Sabe a novidade que prometi contar aqui no blog? Se meu bom Deus ajudar, na sexta-feira eu conto o que é. Por enquanto, só digo que já dá para sentir um cheiro doce no ar...

Aguarde e confie, que é coisa boa :-D



Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


------------------------------------------------------------

Confira AQUI o nhoque de abóbora da Josy, que ainda foi acompanhado de uma salada de beringela delícia.

6 comentários:

  1. Parace delicioso!! Nunca fiz nhoque de abóbora, mas no meu blog tem dicas e uma receita de nhoque de batata que fica maravilhoso. Tenta!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm que delicia Adri, esse nhoque realmente é muito bom, fiquei muito feliz de ver meu bloguito aqui e acompanhado de texo tão carinhoso. Ter meu nome aqui é uma honra.AFicou lindo esse nhque, perfeito. Obrgada mais uma vez Dri. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Já fiz nhoque de mandioquinha, mas de abóbora não. Gosto de tudo que leva abóbora.
    Você está deixando todo mundo curioso!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu também nunca fiz de abóbora e amei, ficou uma cor linda! Vai para o cardápio... beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adri querida, fiquei louca de vontade de comer este nhoque de abóbora! Deve ter ficado mará!
    Que receita linda, gostosa e imagino que muitooooooooooooo cheirosa!
    Obrigada por compartilhar, dágosto (e água na boca) o modo como vc. escreve!
    Bjos pra ti, minha linda
    Vero

    ResponderExcluir
  6. Andréa, vou ver seu nhoque, para testar em um dia muito zen, rs. Confesso que tenho um pouco de preguiça, mas uma receita boa faz o esforço valer a pena :-) Beijos!


    Josy, eu que agradeço a receita maravilhosa! Fiquei fã desse nhoque de abóbora, ficou com a consistência ótima e o sabor...humm. Quero fazer de novo, mas com molho de carne seca! Beijoca!

    Gina, o nhoque de mandioquinha deve ficar uma coisa! Agora vou querer fazer nhoque de todos os tipos de batatas e afins do universo, rss. Um beijo!

    Cris, tem que experimentar! Fica muito gostoso, eu que adoro abóbora sou até suspeita para falar. Beijos!

    Vero, ficou uma delícia, nunca tinha comido nhoque de abóbora, virei fã :-) Eu que agradeço a visita e o carinho, querida! Que delícia saber que gosta do que escrevo :D Beijinho!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...