Não satisfeitos em consumir o doce de leite nacional como se fosse manteiga, os argentinos ainda usam esse néctar precioso em várias de suas sobremesas. Em praticamente todas - eu apoio! As colaciones são biscoitos típicos de Córdoba, província vizinha à de Buenos Aires, mas não perdi a chance de abrasileirar a receita com uma dose de cachaça. A casquinha de sequilho das colaciones guarda um naco de doce de leite e - para adoçar a vida - tudo é coberto com glacê de açúcar. É doce, é felicidade em forma de biscoito argentino.
Quando se fala em gastronomia argentina é quase certo vir à mente um pedaço de carne alto e suculento, tal qual o idolatrado bife de chorizo. Preciso fazer uma confissão agora: sou mesmo apaixonada é pelos doces argentinos. Formiga que já visitou o país hermano sabe a tortura em forma de medialunas, alfajores e pães doces nas cafeterias, confeitarias, padarias e outras "rias". Quase sempre tudo besuntado de doce de leite, coisa que os argentinos sabem produzir. Ah, se sabem.
Colaciones (biscoito argentino)
(Rende cerca de 12 biscoitos)
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
1 colher de café de fermento químico para bolo
2 gemas
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de cachaça
1/2 colher de sopa de água
Cerca de 100 g de doce de leite
Glacê
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de água quente
Peneire a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento dentro de um recipiente, misture. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e coloque as gemas, o açúcar, a cachaça e a água. Vá levando os ingredientes secos para o centro - com colher ou com as mãos - e misture tudo muito bem, até formar uma massa homogênea. Se ficar muito grudenta (como a minha ficou), coloque mais um pouco de farinha de trigo. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 min. Após esse tempo, abra a massa em superfície enfarinhada, com rolo também enfarinhado (tudo bastante enfarinhado, pois a massa é grudentinha), e corte círculos de cerca de 5 cm de diâmetro. Os meus foram um pouco menores, pois usei um copinho para cortar. Com as duas mãos, estique cada círculo de massa, fazendo pressão no centro, para que fique ovalado e com o centro mais fino. Coloque os discos em uma assadeira untada com manteiga, fure cada um com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 200° C, até dourar (aqui foram uns 15 min). Depois de assados e frios, coloque uma colherzinha de doce de leite em cima de cada biscoito e alise (usei uma espátula de patê).
Glacê: junte o açúcar e a água e misture até formar uma pastinha.
Montagem: regue cada biscoito coberto de doce de leite com o glacê. Deixe escorrer o excesso e secar, de preferência em uma grade.
Aviso a quem é sensível a cheiro de ovo: mesmo peneirando as gemas, como é muita gema para pouca massa, fica um cheiro de leve. Fiz meia receita, que rendeu pouco. Usei doce de leite argentino, que é mais escuro e encorpado, mas pode usar o doce de leite que quiser, contanto que seja firme.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
-----------------------------------------------------------
A receita original das colaciones foi retirada do livro Cocina Argentina - Tradicional y Creativa (Pía Fendrik, editora V&R).
Uau, amei esse biscoito argentino!
ResponderExcluirAchei a receita ótima!
Fui conferir o Dolceteria e salivei ao ver essa palha italiana - hummmm!
Bjim
Léia
Que delicia esse biscoito Adri, adorei a casquinha que se formou encima. Parece, tão fofos! Gstei demais dessa receita vou tentar fazer. Miga o bolo de hoje a batata não pesa não, se vc amassar ela no espremedor de batatas, e misturar bem, ela se desmancha na massa e fica leve, faz que vc vai gostar. Beijocas Dri
ResponderExcluirAdorei esse doce argentino!!! Delícia!
ResponderExcluirLéia, tudo com doce de leite fica melhor, né? Rss. Obrigada! A intenção da Dolceteria é essa mesmo, hehe. Beijos!
ResponderExcluirJosy, fica essa casquinha de açúcar em cima, você pode fazer mais ralinha - aí a casquinha fica fina - ou mais encorpada. O biscoito fica sequinho, morder tudo isso junto é uma coisa! Adorei seu bolo de batata, vou seguir suas dicas :) Beijoca!
Ricardo, já vi receita sua com doce de leite argentino, sei que gosta :) Abraço!
ResponderExcluirAdri querida... bom, é bem doce, mas pelo menos não vai manteiga!!!! Estas coisinhas deliciosas são sempre engordativas. Está com uma carinha deliciosa e realmente o glacê deu um toque diferente.
ResponderExcluirBeijocas
Fabiola
De vez em quando pode, né, Fabiola? Rsss. Ficam bem gostosos e diferentes :) Beijos!
Excluir