verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Molho branco ou béchamel

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Molho branco ou béchamel


Uma das receitas básicas de gastronomia é o molho béchamel, ou molho branco, como a maioria conhece. Apesar da técnica francesa que envolve o preparo, o molho branco leva ingredientes muito simples e não há muito mistério para preparar. Com os utensílios corretos e as instruções que indico a seguir, você também vai poder ter sempre à mão esse molho que é um verdadeiro curinga para suas receitas.


Um utensílio indispensável para garantir um molho branco sem pelotas é o fouet. Só com a colher fica bem difícil "domar" o molho quando ele começa a tomar corpo, o fouet facilita demais. Se, na pior das hipóteses, seu molho empelotar todo no final, ainda há o recurso de bater no liquidificador e depois voltar para a panela (essa dica é do site Panelinha) ou mesmo passar por uma peneira de trama mais aberta. Tem jeito para (quase) tudo.

Molho branco ou béchamel
(Rende cerca de 1 xícara)

1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de leite
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
Sal

Em uma panela em fogo baixo, coloque a manteiga e a farinha de trigo, até que a primeira derreta e forme uma "pastinha" junto com a farinha. Essa mistura é conhecida como roux. Ainda com uma colher, vá mexendo essa pastinha para dourar de leve, muito de leve. Em seguida, vá acrescentando o leite devagar e mexendo sempre como o fouet, até a pastinha dissolver no leite. Junte a noz moscada, a pimenta e o sal. Aumente o fogo para médio e continue mexendo com o fouet, até engrossar. Começou a engrossar? Mexa com firmeza, para não empelotar. Sentiu um começo de pelotas? Mexa vigorosamente com o fouet (como batendo bolo) que costuma resolver.

Se você quiser um molho branco mais ralo, melhor para lasanhas e outras massas que vão ao forno, por exemplo, coloque um pouco mais de leite, aumentando a proporção de líquido. Caso a ideia seja finalizar algum prato com molho branco e se queira algo mais consistente, dá para reduzir a quantidade de leite. A dica para quando se quiser uma determinada consistência de molho branco é dosar no leite, até que o ponto fique como o desejado.

Agora que você já sabe fazer o clássico molho branco, utilize-o nessas deliciosas receitas:

Batata gratinada diferente
Escondidinho de carne seca com banana (sugestão de finalização)

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Molho branco ou béchamel.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

Essa receita é tão básica e clássica que nem sei onde vi quando fui fazer pela primeira vez. No entanto, a fonte para verificar as proporções de ingredientes foi o livro Técnicas de Cozinha Profissional (Ed. Senac).

9 comentários:

  1. Adri o post foi muito legal, é sempre bom o conhecimento, eu sempre achei que este molhos eram distintos e a diferença entre eles era a adição de creme de leite ao molho branco, que não tem no bechamel, não sabia que os dois eram o mesmo.
    Como diz meu pai: vivendo e apreendendo.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, o béchamel clássico, que tirei do livro mencionado de técnicas de cozinha, não leva creme de leite. Acho que o creme já é invencionice do povo, será? E sempre conheci molho branco como outro nome para o béchamel, será que não é? A véia Dona Benta (do livro) também não usa creme de leite no seu molho branco (e também não tempera com nada).
      Mas que uma pingadinha de creme de leite deve deixar gostoso, ah deve! Beijo!

      Excluir
  2. Muito boa sugestão, ainda que eu agora faço molho bechamel na minha supermáquina, daquelas que faz tudo sozinha, a receita sai sempre bem :-)
    Quanto á alheira se morasse mais perto eu mandava para voce :-) é o meu enchido favorito :-)

    ResponderExcluir
  3. Bom saber sobre isso Adri, sempre ouvi falar nos dois molhos, mas não sabia qual era a diferença que havia entre eles, agora sei qual é um, qual é outro. rsrs Ótimo post.
    Dri querida, muito obrigada pelas palavras carinhosas que vc deixou hj no meu cantinho. Vc é uma querida. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Querida Adri
    Adoro molho branco e vai bem com quase tudo!
    Excelente receita e dicas!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Belas dicas como fazer esse molho e utilizar nas receitas..Parabéns pelo blog, aqui está cheio de receitas saborosas. Já estou seguindo. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  6. Cila, molho branco é curinga na cozinha, vale ter sempre a receita à mão :) Beijos.

    Alcina, que praticidade! Você está falando da bimby? Sei que ela faz muitas coisas, é uma ajudante e tanto na cozinha :) Ah, uma pena morar longe! Eu tenho que arrumar uma alheira, vou procurar por aqui, rs. Um beijo.

    Josy, conheço como dois nomes de um mesmo molho, mas há controvérsias, rs. Beijão, querida, você merece todo o carinho do mundo :)

    Léia, é verdade, molho branco é bem neutro, vira lasanha, molho de massa, acompanhamento para legumes, adoro :) Beijos!

    Sandra, bem-vinda e obrigada pela visita! Uso muito o molho branco, é bem fácil de fazer e muito versátil :) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Como encontrei este lindo e saboroso blog... ofereço também os meus:

    www.meditacaoparaasaude.blogspot.com
    www.leiturasparaavida.blogspot.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...