sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Brigadeirão com cobertura
Mesmo que você nunca tenha feito ou não saiba a receita, as chances de você conhecer o brigadeirão são grandes. Para quem não foi devidamente apresentado, gostaria de dizer que a receita do brigadeirão é absurdamente fácil, prática e deliciosa. Sabe o brigadeiro de festinha? Então, pensa nisso em uma versão gigante e sem ter que enrolar um por um. Não é sonho, nem bruxaria, é facilidade e muito chocolate. Nesta versão, o que já era bom sem nada ainda ganha cobertura, só para aumentar o teor chocolátrico da coisa (e para disfarçar uma lambança, essa é a grande verdade).
A receita de brigadeirão é a clássica, aquela do leite Moça que vem nos rótulos das latinhas desde tempos imemoriais. Agora é capaz de vir nas costas da caixinha, essas modernidades... o importante mesmo é que o brigadeirão é uma receita prática, pois você bate tudo no liquidificador, e muito gostosa, opção perfeita quando não se tem muito tempo para preparar a sobremesa de um batalhão. O tempo de forno deixa a receita não muito rápida, mas você pode cuidar da sua vida enquanto isso e até mesmo preparar o brigadeirão no dia anterior. Maravilha. Perfeito para aparecer no Natal lá de casa.
Brigadeirão com cobertura
(Rende 10 porções ou mais)
Confira na Tabela de Medidas o tamanho da xícara usada
2 latas de leite condensado
2 caixas de creme de leite
1 xícara de chocolate em pó
5 ovos (com gemas peneiradas)
2 colheres de sopa de manteiga
Cobertura
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
Chocolate granulado (usei branco e preto)
Coloque as 2 latas de leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, os ovos e a manteiga no liquidificador. Resumindo: coloque tudo no liquidificador e bata bem. Unte uma forma de furo central (usei uma de bolo, em vez da forma menor de pudim) com bastante manteiga, despeje o líquido, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio-baixo (180 °C) por 1h e 30 min. Deixe amornar, passe uma faquinha nas laterais e desenforme sobre um prato.
Cobertura: leve todos os ingredientes ao fogo baixo, até ficar no ponto de brigadeiro de enrolar. Deixe amornar um pouco (não pode ficar duro) e cubra o brigadeirão. Salpique com o chocolate granulado e decore como quiser (usei cerejas). Leve à geladeira, para servir bem gelado, e resista se for capaz.
Momento de abrir o coração: fiz essa receita na casa da minha mãe, que tem um fogão de seis bocas com um forno que se comporta totalmente diferente do meu. Depois da tensão da temperatura/tempo de forno, ainda caí na besteira de desenformar o brigadeirão muito quente. Resultado: o fundo ficou colado na forma. Retirei o que ficou na forma com uma colher e colei "artisticamente" no topo do brigadeirão. Não ficou bonito. Então tive a ideia de colocar uma cobertura para fazer o "embolso" do brigadeirão e esconder a caca. Sucesso! Família, não estava bonito antes da cobertura.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Brigadeirão com cobertura.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
-------------------------------------------------------
A receita original é ESSA, a clássica de Nestlé, com alterações.
Postado por
Adri
às
13:16
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
chocolate,
culinária,
doce,
festas,
Natal,
sobremesas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ai ai ai, Adri, ai ai ai :-)
ResponderExcluirCairia de boca num desses em 3,2,1
Querida, Feliz 2013 e um super beijo!
Ai ai, que pecado!!!!!!
ResponderExcluirE eu aqui com minha dietinha, delirando por um pedaço.
bjo
Ai... ai... ainda morro comendo :=))
ResponderExcluirNão precisa de banho-maria?
Beijus,
Faço essa mesma receita,mas levo por 7 minutos (no meu) microondas,em forma de silicone.Fica perfeito!
ResponderExcluirSandra, o "problema" dessas receitas é esse, impossível resistir! Rss. Beijo grande, um 2013 muito doce para você cair de boca nele (vai com tudo!).
ResponderExcluirFê, confesso que fui malvada. Fiz essa sobremesa para o Natal e só publiquei na época em que tá todo mundo correndo atrás do prejuízo. Coisas da vida, cá também estou com minha dietinha :) Beijo!
Luma, vamos dar as mãos na torma dos "peixes": os que morrem pela boca! Hehe. Banho-maria? Precisar não precisa, a receita original é para levar direto ao forno, mas se você quiser pode fazer o banho-maria, a consistência vai ficar diferente. Melhor, pior? Questão de gosto :) Beijos!
Lili, o truque do micro-ondas é ótimo para economizar tempo, bem lembrado! Aqui mesmo no blog tem uma receita parecida de pudim de chocolate de micro-ondas: http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/08/pudim-de-chocolate-de-micro-ondas.html
O micro muda a consistência, textura, não tem jeito, mas fica bem gostoso também! Beijos!