segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Salada de carne thai
Se você acha que salada quer dizer um monte de folhas em um prato sem graça, precisa rever seus conceitos. A salada de carne thai começa não sendo vegetariana, pois leva uns bons nacos de filé, e tem um molho simples e picante que dá um sabor incrível à coisa toda. Pensa em uma salada sem graça. Agora apaga esse pensamento da sua mente. A salada de carne thai é leve, mas não vai te deixar com fome, e um delicioso "refresco" em dias de calor.
Receita simples, com ingredientes simples, mas de sabor surpreendente. Agradou até um não apreciador de salada.
Salada de carne thai
(Rende 2 porções)
1 filé de carne ao ponto, cortado em tiras*
2 xícaras de acelga em tiras
1 xícara de alface rasgada
1 tomate em pedaços grandes
1 colher de sopa de gergelim torrado**
1/2 xícara de salsinha picada
Molho
3 colheres de sopa de vinagre de arroz
Molho de pimenta a gosto
Croutons para servir (veja AQUI como fazer de um jeito rápido)
*Grelhe o filé temperado com sal em uma frigideira untada com azeite, coisa rápida, uns 10 minutos. A ideia é que o interior da carne fique rosado. Se você gostar de carne mais bem passada, não se acanhe e cozinhe o filé por mais tempo.
**Para torrar o gergelim, coloque os grãos bem espalhados em uma frigideira e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando mudar de cor e começara ficar mais dourado, está bom. Cuidado que do dourado para o preto é um pulo.
Molho: misture os dois ingredientes, a quantidade de molho de pimenta vai do paladar de cada um e pode ser qualquer um que se tenha. Para essa receita, usei um molho de pimenta tailandês, ele é bem forte e saboroso.
Para a salada, misture todos os ingredientes (menos a carne), tempere com metade do molho, disponha as tiras de carne por cima e regue com o restante do molho. Finalize com croutons.
Um detalhe que a gente adora: você pode aproveitar sobras de carne para fazer essa salada. Usei um pedaço de picanha chapada que trouxe do restaurante, só esquentei e cortei em tiras. Pedimos um prato com picanha, veio um boi inteiro e sobrou um pedação. Imagina se deixaria para lá um pedação de picanha, não tenho o menor problema de pedir para levar para casa. E não é "para o cachorro", é para mim mesmo. Umas lascas de frango também combinam com essa salada, se essa é a sua sobra, pode usar.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de carne thai.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
-----------------------------------------------------------
O molho e a inspiração dessa receita saíram do livro 200 Receitas Rápidas e Saborosas (Publifolha, 2009). A receita original sofreu tantas substituições por falta de ingredientes ( e preferência) que ficou pouco dela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hum...adoro comida thai, com bastante pimenta!
ResponderExcluirGostei da salada.
Beijos
Eu gostei e muito desta saladinha, aliás saladas são sempre muito bem vindas na minha mesa!
ResponderExcluirBeijinho
Kati, eu também aprendi a gostar, mas apanhei muito da pimenta! Rs. O bom de fazer em casa é que podemos dosar, o molho de pimenta tailandês é puxado, rs. Beijos.
ResponderExcluirSandra, está certíssima, ter salada sempre na mesa é muito saudável, é um hábito excelente :) Beijos.
Ja estive na Thailandia e posso garantir que esta receita nao tem nada the Thai....
ResponderExcluirPuxa, que privilegiado/a você é! A Tailândia (em bom português) deve ser linda! Não tive a menor pretensão de reproduzir uma receita tradicional ou algo do tipo, é mais uma inspiração nos sabores tailandeses.
ExcluirEssa versão foi inspirada na receita "salada thai" do citado livro da Publifolha, o molho é igual e coloquei folhas no lugar de pepino, cebolas e milho. Se você achar que não é muito thai também, é o caso de reclamar com a Publifolha.