verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Tabela de medidas para receitas e os medidores

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tabela de medidas para receitas e os medidores


Você conhece/tem medidores para usar nas suas receitas do dia a dia? Para quem não tem balança de cozinha e quer reproduzir receitas com a maior precisão possível - o que diminui em muito a chance de dar errado - esse utensílio é fundamental. Das versões mais caras às mais em conta, o importante é tê-los sempre à mão. Aproveitando a deixa, vou reproduzir também uma tabela de medidas e equivalências que vai lhe ajudar muito no preparo de suas receitas. Guarde essas dicas bem guardadas e coloque essa postagem entre seus favoritos no navegador, pois você vai poder consultar sempre que quiser.

Os conjuntos de medidores vêm com capacidade padronizada para xícara e colheres, ou seja, usá-los garante que minha colher de sopa não tenha mais quantidade de ingrediente que a sua colher de sopa, o montante será praticamente o mesmo, seja a receita feita no Chuí (RS) ou em Paty do Alferes (RJ).



Meus medidores são dos mais simples, de plástico, e vêm com medidas para 1 xícara, 1/2 xícara e por aí vai (conjunto maior). Já o conjunto melhor tem medidas de colher de sopa e colher de chá. Recomendo fortemente medidores de inox, são mais resistentes, não ficam com cheiro, não deformam, tudo de bom. Só a falta de vergonha explica eu ainda não tê-los, pois são utensílios que vou usar todo dia e o preço deve ser encarado como um verdadeiro investimento na cozinha.

(Quase) sempre uso os medidores para fazer as receitas que publico aqui e atesto que facilitam muito a vida. Também recorro muito às tabelas de medidas para converter de gramas para xícaras por exemplo. Estava planejando há tempos essa postagem, finalmente saiu. Essas dicas são de utilidade pública para os que se aventuram na cozinha :)

TABELA DE MEDIDAS 





Na hora de usar o medidor, não aperte o ingrediente dentro dele nem faça montinho, tem que ser no nível do medidor. Ingredientes similares podem se basear pela mesma medida (ex., cacau em pó é similar a chocolate em pó). Encontrei medidas diferentes para xícara, copo etc., essas aqui indicadas são as mais comuns e as que uso nas minhas receitas.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: tabela de medidas para receitas e os medidores.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

Fontes de consulta: Equivalência de pesos e medidas (Gastronomia/Unirio), link AQUI. Larousse da Cozinha Prática (Larousse do Brasil, 2010).


15 comentários:

  1. Esse post está ótimo Adri, claro que viu guardar com o maior carinho, super bem explicadinh e detalhado. É sempre bom ter um post informativo desses em mãos. Adorei miga, Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Dri! Muito útil seu post. Sempre quero saber essas medidas. bj.

    ResponderExcluir
  3. Adri querida, eu ri aqui, pois não tenho nada disso... rsrsrsrrs
    Aqui é tudo na colher e na xícara, quando é! rs
    Adorei as dicas , Adri, obrigada por compartilhar!!!
    Seus posts são excelentes!
    Beijossssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Josy, para quem não tem balança, essas equivalências e os medidores ajudam muito! Obrigada por prestigiar :D Beijoca!

    Monica, eu também sempre ficava caçando, agora também vou correr aqui no post quando quiser saber, rs. Beijos!

    Vero, adorei o "quando é", rs. Pelo menos você não coloca tudo de qualquer jeito, usa a colher e a xícara, já está bom. Seu auge na cozinha vai ser uma balança, aí me chama que eu quero ver :D Rs. Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. ensina ai como fazer uma cesta com jornal, é um trabalho legal também...

    ResponderExcluir
  6. Bacana este post e muito útil. Tem pessoas que não tem muita prática e se perdem nas medidas, e só o tempo é que vai dando experiência. Tive um tempo na casa de meu filho solteiro que não tinha nada desses utensílios e como fazer pra medir e quais suas equivalências?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ADOREI ESTAS SUAS DICAS E RECEITAS! PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que aproveite bastante as dicas e receitas :) Bjs.

      Excluir
  8. Estou com dificuldade de encontrar medidores para alimentos sólidos (gramas).

    ResponderExcluir
  9. Estou com dificuldade em uma receita. Quanto esta 1 1/2 de xícara de óleo, trigo e maisena. Qual o correto usar 1 ou1/2 pois está juntos estas medidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente é 1 e 1/2, mas não posso dar certeza porque não conheço a receita...

      Excluir
    2. Geralmente é 1 e 1/2, mas não posso dar certeza porque não conheço a receita...

      Excluir
  10. Estou com dificuldade em uma receita. Quanto esta 1 1/2 de xícara de óleo, trigo e maisena. Qual o correto usar 1 ou1/2 pois está juntos estas medidas.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...