verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Fondue de carne oriental (sem óleo)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fondue de carne oriental (sem óleo)


Sem fritura, sem cheiro de gordura no ar e com algumas calorias a menos. O tempo frio é perfeito para aproveitar um (uma?) fondue, um prato - mais que um prato é um verdadeiro evento - que deve ser saboreado bem quente, com a chama acesa na panela bem no centro da mesa, quase uma fogueira gourmet. O fondue de carne oriental é mais light, uma ótima opção para reduzir calorias, pois aqui a carne não é frita no óleo e sim cozida em um caldo bem temperado. E dá muito certo. Os molhos também são em versão light. O trabalho para preparar tudo é mínimo. Chame os amigos e curta o frio :)

>> Dica para eliminar o cheiro de fritura.

Não podia ter dia melhor para publicar essa receita: está um frio lascado no RJ, estou toda embrulhada e queria muito almoçar esse fondue. Eu já falei que o fondue oriental elimina o problema do cheiro de fritura? Se você não fazia fondue de carne em casa por causa desse probleminha, isso acaba aqui. Além da carne, os ingredientes para preparar caldo e molhos são muito simples. A única exigência é ter o aparelho de fondue com "queimador", o modelo que vem com vela não serve, pois o caldo precisa ficar bem quente.


Fondue de carne oriental
(Para duas pessoas)

400 g de carne macia (usei contra-filé)

Caldo
1,5 litro de água
Legumes e temperos à escolha: batata, cenoura, salsinha, alho-poró, cebola, alho, louro, pimenta do reino...

Molhos (base)
200 g de ricota
1/2 copo de iogurte natural
Leite

Preparando o caldo: leve a água, os legumes e temperos para o fogo. Quando começar a ferver, deixe a chama no médio e espere apurar. Enquanto o caldo ferve no fogão, você prepara as outras etapas do fondue.
Preparando a carne: para o fondue oriental, você precisa cortar a carne em tiras não muito grandes, cortar em pedaços menores ajuda a cozinhar mais rápido. Nada de cortar em cubos, como no fondue com óleo. Tempere as fatias com um pouco de molho inglês (ou só pimenta do reino e sal). Reserve na geladeira
Preparando a base dos molhos: esfarele a ricota com um garfo e misture com o iogurte. Vá colocando leite (de preferência desnatado) só até chegar a uma consistência mais molinha.


Aqui vão as receitas dos 5 molhos que acompanharam o fondue, separe a base dos molhos em 4 partes (um dos molhos não usará a base):
Molho de azeitonas: misture a base dos molhos com azeitonas verde (ou pretas) bem picadinhas e um pouco de azeite.
Molho de mostarda: misture a base dos molhos com mostarda forte (ou a amarela comum, ou a Dijon).
Molho vermelho: misture a base dos molhos com catchup, molho inglês e molho de pimenta.
Molho curry: misture a base dos molhos com um pouco de curry em pó (e pimenta, se quiser).
Molho oriental: misture mel, molho shoyo e vinagre balsâmico (ou vinagre de arroz, ou vinagre branco).

Tudo pronto, coloque o caldo na panela do fondue e deixe a chama do aparelho alta. Dê dois garfinhos para cada pessoa, enquanto se come um pedaço de carne, o outro já fica cozinhando dentro do caldo. Na hora de retirar o garfinho do caldo, tire a carne com um garfo comum e a coloque em um pratinho, já mergulhe o garfinho com outro pedaço de carne e então coloque uma colherada de molho sobre a carne no seu prato. Assim o caldo ficará sempre "limpinho" e poderá ser tomado no final do fondue, já com o gostinho da carne que passou pela panela.

Como alternativa para variar a carne,coloque na mesa potinhos com pedaços de tomate, tomate-cereja, couve-flor cozida, pedaços de cenoura cozida, tudo para comer com os molhos, assim o fondue fica mais saudável ainda.

Para ter ainda menos trabalho, você pode preparar o caldo apenas dissolvendo cubos de caldo de legumes ou de carne na água, dá certo também. Como não sou muito fã dos caldos industrializados, fiz um caldo caseiro. Você tem o hábito de fazer caldo caseiro e congelar, como indiquei AQUI? Pontos para você, na hora do fondue oriental é esse mesmo que você vai usar!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: fondue de carne oriental (sem óleo).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem



4 comentários:

  1. Adoro fondue, já tinha visto uma receita parecida com a sua, mas ainda não fiz, fiquei com tanta vontade que acho que desde final de semana não passa.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Adri que delicia!! Adorei essa idéia, por que de fato o fondue normal faz muita fumaça, cheira a óleo, e assim parece tão saudável. Adorei essa idéia, agora encontro motivos pra fazer mais em casa, os molhos estão ótimos, gostei de todos, mas o oriental foi o que mais me chamou minha atenção, receita anotadissima. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esta versão...eu não conhecia! Ótima opção para cortar algumas calorias da comilança do inverno.
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  4. Fê, tem uma receita que vai uma calda de vinho, fica uma delícia também, optei pelo caldo de legumes por causa da dieta, rs. Beijos!

    Josy, nunca tive coragem de fazer o fondue com óleo em casa, já pensou a sujeirada? Adorei essa versão com caldo, fora que fico tudo mais levinho. O molho oriental brigou com o vermelho na preferência por aqui, é uma delícia. Beijinho!

    Tania, fica bem mais leve e, quanto mais temperadinho o caldo, mais saboroso o resultado. Como disse à Fê, tem uma versão que vai vinho no caldo, é deliciosa também. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...