verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Doce de abóbora com laranja e gengibre

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Doce de abóbora com laranja e gengibre



Uma versão mais leve e diferente do (muito amado) doce de abóbora cai muito bem nesta época do ano. O período junino já acabou, mas, pelo menos aqui no RJ, os festejos viram julinos, agostinos e, forçando a barra, setembrinos. Compreensível, a gente não quer que essa época tão gostosa acabe nunca! O doce de abóbora ganhou um toque de laranja e um tapa de gengibre que fizeram toda a diferença no quitute. O açúcar entrou bem de leve, só para adoçar a vida, mas você pode colocar a gosto. Por aqui estamos reduzindo as calorias, então esse doce de abóbora com laranja e gengibre cumpriu bem o papel de matar a vontade.

O gengibre, que é fibroso, substitui o coco dando um pouco de textura e muito de sabor ao doce de abóbora. Também é um alimento termogênico, ou seja, mantém o metabolismo do organismo acelerado e ajuda na queima de gordura = ajuda a emagrecer. A abóbora possui baixo teor calórico e é bastante nutritiva, além de muito gostosa. Junto com a laranja, é uma combinação de sabores maravilhosa. Em forma de doce, é para se lambuzar sem sentir culpa.


Doce de abóbora com laranja e gengibre
(Rende cerca de 1 xícara de doce)

300 g  de abóbora madura sem casca e em cubinhos
Suco de 2 laranjas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de gengibre ralado (sem casca)
4 cravos-da-índia

Em uma panela pequena, misture o suco de laranja, o açúcar e o gengibre, coloque a abóbora e os cravos-da-índia. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar com a panela tampada - fique de olho e abra a tampa de vez em quando, para o líquido não subir e sujar o fogão - até a abóbora ficar bem macia, desmanchando. Isso levou uns 20 minutos, mais ou menos. Mexa com uma colher para desmanchar os pedaços e ninguém vai lhe recriminar se você amassar alguns pedaços mais teimosos. Deixe o doce no fogo (sempre baixo) mais uns minutos, para apurar e secar mais o líquido. Coloque em um pote fechado e mantenha na geladeira.

Fui bastante comedida no açúcar, por isso não chegou a dar o ponto de doce, mais caramelizado. Fica mais para um purê doce, pessoalmente gosto bastante dessa textura. A receita de doce de abóbora tradicional leva muito mais açúcar. Se você preferir, pode seguir a proporção de abóbora e açúca da receita tradicional e apenas acrescentar o suco de laranja e o gengibre. No mais, mesmo com pouco açúcar, você pode comer o doce morninho ou gelado, com torradas, com queijo branco...o efeito doce de abóbora será o mesmo :)

Aprenda com meus erros: corte bastante a casca da abóbora, deixei uma pontinha dura na base dos pedaços que demorou mais para cozinhar, acabou ficando meio pedaçudo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: doce de abóbora com laranja e gengibre.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


7 comentários:

  1. Oi Adri,
    Essa versão de doce de abóbora é bem gostosa.
    Bje ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Adri querida, vc e a Sandrinha me deixaram com água na boca hj, adoro doce de abóbora, e a sua tem o diferencial da laranja e o gengibre, deve ficar deliciosa. Gostei muito amiga. Beijinhos.Excelente semana

    ResponderExcluir
  3. se pudessemos viveriamos de festas de sao joao no rio mesmo! quantas delicias!!amei a sua versao poderosa do doce! excelente a combinação!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha só que diferente, Dri! Ótima combinação. Adoro abóbora. Doce ou salgada. Nunca falta aqui em casa. Quero experimentar esse seu docinho. bj.

    ResponderExcluir
  5. Lylia, fica como opção para variar o doce tradicional :) Beijinhos!

    Josy, o dia dessa postagem foi o dia da abóbora, rs. A laranja e o gengibre dão um toque muito especial, ficou bem bom :) Beijinho, amiga!

    Isadora, com certeza, já estou triste que as festas "juninas" estão acabando, rs. Obrigada, querida! Beijos.

    Monica, somos duas! Também adoro abóbora, ela está sempre por aqui :) Esse doce fica com um sabor bem especial, e ainda leva bem menos açúcar que a receita original. Como sei que você gosta de receitas mais light, acho que vai gostar :) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita, e vou tentar substituindo o açucar por adoçante culinário.
    Volto pra contar no que deu!!! :)

    Bjs, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, a laranja e o gengibre dão um toque bem diferente, tomara que goste :) Com o adoçante vai ficar ainda mais reduzido em calorias (e diet). Volta mesmo para contar se o resultado fica bom, fiquei curiosa :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...