Uma versão mais leve e diferente do (muito amado) doce de abóbora cai muito bem nesta época do ano. O período junino já acabou, mas, pelo menos aqui no RJ, os festejos viram julinos, agostinos e, forçando a barra, setembrinos. Compreensível, a gente não quer que essa época tão gostosa acabe nunca! O doce de abóbora ganhou um toque de laranja e um tapa de gengibre que fizeram toda a diferença no quitute. O açúcar entrou bem de leve, só para adoçar a vida, mas você pode colocar a gosto. Por aqui estamos reduzindo as calorias, então esse doce de abóbora com laranja e gengibre cumpriu bem o papel de matar a vontade.
Doce de abóbora com laranja e gengibre
(Rende cerca de 1 xícara de doce)
300 g de abóbora madura sem casca e em cubinhos
Suco de 2 laranjas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de gengibre ralado (sem casca)
4 cravos-da-índia
Em uma panela pequena, misture o suco de laranja, o açúcar e o gengibre, coloque a abóbora e os cravos-da-índia. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar com a panela tampada - fique de olho e abra a tampa de vez em quando, para o líquido não subir e sujar o fogão - até a abóbora ficar bem macia, desmanchando. Isso levou uns 20 minutos, mais ou menos. Mexa com uma colher para desmanchar os pedaços e ninguém vai lhe recriminar se você amassar alguns pedaços mais teimosos. Deixe o doce no fogo (sempre baixo) mais uns minutos, para apurar e secar mais o líquido. Coloque em um pote fechado e mantenha na geladeira.
Fui bastante comedida no açúcar, por isso não chegou a dar o ponto de doce, mais caramelizado. Fica mais para um purê doce, pessoalmente gosto bastante dessa textura. A receita de doce de abóbora tradicional leva muito mais açúcar. Se você preferir, pode seguir a proporção de abóbora e açúca da receita tradicional e apenas acrescentar o suco de laranja e o gengibre. No mais, mesmo com pouco açúcar, você pode comer o doce morninho ou gelado, com torradas, com queijo branco...o efeito doce de abóbora será o mesmo :)
Aprenda com meus erros: corte bastante a casca da abóbora, deixei uma pontinha dura na base dos pedaços que demorou mais para cozinhar, acabou ficando meio pedaçudo.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: doce de abóbora com laranja e gengibre.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Oi Adri,
ResponderExcluirEssa versão de doce de abóbora é bem gostosa.
Bje ótima semana,
Lylia
Adri querida, vc e a Sandrinha me deixaram com água na boca hj, adoro doce de abóbora, e a sua tem o diferencial da laranja e o gengibre, deve ficar deliciosa. Gostei muito amiga. Beijinhos.Excelente semana
ResponderExcluirse pudessemos viveriamos de festas de sao joao no rio mesmo! quantas delicias!!amei a sua versao poderosa do doce! excelente a combinação!!
ResponderExcluirhttp://deliciasdaisa.blogspot.com.br/
Olha só que diferente, Dri! Ótima combinação. Adoro abóbora. Doce ou salgada. Nunca falta aqui em casa. Quero experimentar esse seu docinho. bj.
ResponderExcluirLylia, fica como opção para variar o doce tradicional :) Beijinhos!
ResponderExcluirJosy, o dia dessa postagem foi o dia da abóbora, rs. A laranja e o gengibre dão um toque muito especial, ficou bem bom :) Beijinho, amiga!
Isadora, com certeza, já estou triste que as festas "juninas" estão acabando, rs. Obrigada, querida! Beijos.
Monica, somos duas! Também adoro abóbora, ela está sempre por aqui :) Esse doce fica com um sabor bem especial, e ainda leva bem menos açúcar que a receita original. Como sei que você gosta de receitas mais light, acho que vai gostar :) Beijos!
Adorei a receita, e vou tentar substituindo o açucar por adoçante culinário.
ResponderExcluirVolto pra contar no que deu!!! :)
Bjs, Fê
Fê, a laranja e o gengibre dão um toque bem diferente, tomara que goste :) Com o adoçante vai ficar ainda mais reduzido em calorias (e diet). Volta mesmo para contar se o resultado fica bom, fiquei curiosa :) Beijos!
Excluir