verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Conserva de pimenta simples e sem mistérios

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conserva de pimenta simples e sem mistérios


Pimentas mais ou menos ardidas podem ser o ingrediente principal de molhos e conservas, para depois irem direto incrementar suas receitas. Quem gosta de um sabor picante também vai gostar de aprender mais um jeito de manter as amadas pimentas prontas para o uso por mais tempo. Além de congelar as pimentas (como mostrei AQUI), você pode preparar uma conserva bem facinha, sem mistérios, firulas ou ingredientes especiais, e ter tanto as próprias pimentas para usar quanto um molhinho para salpicar direto no prato.

Como já falei aqui no blog, sou fã e acompanho há algum tempo o fórum Pimentas.org. Não sei se as pessoas continuam participando tanto quanto antes, mas o site acabou se tornando um acervo incrível de informações sobre pimenta. Entrei no tópico de conservas e, em meio a diversas recomendações e experiências, adaptei várias dicas e resolvi fazer uma conserva de pimenta do modo mais simples possível. Você pode usar a pimenta que quiser e, no futuro, incrementar essa conserva de base com variedade de pimentas, alho, louro e outras ervas (as secas conservam melhor!).

Conserva de pimenta simples
(As quantidades vão depender do pote escolhido)

Pimentas (usei dedo-de-moça)
Água
Vinagre
Sal
Você também precisará de: pote de vidro com tampa de metal

Higienizando as pimentas: proceda do mesmo modo que indiquei AQUI, preparando as pimentas e deixando-as de molho em uma solução de hipoclorito.
Após higienizadas e secas, corte as pimentas em pedaços. Atenção: use luvas para manipular pimentas, para não ficar com os dedos ardidos por dias, rs. Como a dedo-de-moça é longa, cortei na metade pelo comprimento e depois ainda cortei pelo meio na largura, mas, mesmo em pimentas pequenas, é importante fazer pelo menos um corte no comprimento, para que o líquido da conserva chegue também ao interior da pimenta. Reserve.

Esterilizando o pote: coloque em uma panela água o suficiente para cobrir o pote de vidro, mergulhe o pote (vire-o para a água entrar dentro do pote também) e a tampa na panela e deixe em fervura no fogo baixo por uns 10-15 minutos. Tem gente que coloca um pano de prato no fundo (dentro) da panela para o pote não ficar batendo, não faço isso. Meus potes ficam meio poc-poc, mas nunca trincaram ou quebraram. Após o tempo recomendado, tire o pote da água com uma pinça e deixe pote e tampa secarem de cabeça para baixo em cima de um pano de prato ou papel toalha.

Montando a conserva: pote seco, acomode os pedaços de pimenta dentro, coloque água fervida/filtrada misturada com sal* até metade do pote e complete o restante com vinagre de álcool. Tampe bem e deixe curtir em um cantinho (deixei na geladeira), sem abrir, por uns 5 dias. Nem sei se precisa, mas, pelo sim ou pelo não, depois de aberta mantenha a conserva na geladeira.

*Para um pote de 180 ml, coloquei 1 colher de café de sal.

O caldinho da conserva ficou bom demais, testamos a primeira vez aqui em casa em cima de um cozido de peixe, que coisa boa. Vi no fórum que não é bom usar utensílios de metal para pescar a pimenta ou o molhinho na conserva, pois a mesma pode oxidar, use uma colherinha de plástico para isso.

Atualização em 14.09.12 - A conserva segue firme e forte! Depois de aberta, mantenho na geladeira, uso os pedacinhos de pimenta para cozinhar (estão perfeitas e intactas) e ainda jogo o caldinho na comida, que a essa altura está altamente apurado :)

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: conserva de pimenta simples e sem mistérios.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem




29 comentários:

  1. Oi minha amiga, sabe que aqui em casa adoramos pimenta em conserva, adorei seu post explicadinho com detalhes. Vou na feira domingo, vou comprar pimenta e fazer. Muito boa a receita. Adri obrigada pelo carinho em meu blog. Excelente final de semana. Beijinhos
    Ah!!! chegou o decorador de bolos, amei, vou usá-lo em breve depois te conto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, eu perdia tanta pimenta...eu e marido gostamos, mas as frescas só vendem em quantidade. Já tô com ideias mirabolantes para outras conservas, rsrs. Beijoca!

      Excluir
  2. Dri, sempre que vou para Minas trago vidros de pimenta biquinho e o meu vizinho, sabendo que gosto, traz toda semana um tanto de pimenta da plantação que ele tem no sítio. Só que não sei conservar. Faço do mesmo jeito que ensinou nessa receita?
    Sabe o que notei? Se essas pimentinhas ficam fora da geladeira, aparecem um insetozinho minúsculo voando feito um mosquitinho sobre elas. Só sobre elas eles aparecem. Já estou achando que os mosquitinhos fazem parte do pacote... rs.
    Deixei uma pergunta lá na página do sorteio.
    Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, você pode fazer essa conserva do jeito que mostrei aqui, serve para todo tipo de pimenta. Minha conserva está com 3 semanas, mas vai durar bem mais. Fechadas, as conservas duram meses, você pode fazer vários potes e ir usando aos poucos. Se você gosta de usar pimenta picada na comida, pode também congelá-las, ficam perfeitas por meses! Para conservas mais elaboradas, dá uma olhada no tópico de Conservas do Pimentas.org, tem muita receita por lá.
      As pimentas devem "chamar" os mosquitinhos, como algumas frutas, é bônus, rss. Beijo, ótimo domingo :)

      Excluir
  3. Adri se você fazer o processo de pasteurização não precisa deixar na geladeira.
    Eu tenho as minhas conservas e deixo fora da geladeira e a durabilidade é de 2 anos se fizer a pasteurização. Fiz uma conserva de pimenta dedo-de-moça, já faz mais de 15 dias e está fora da geladeira e já aberta pois estou usando e continua linda e perfeita.
    Gostei da sua conserva sempre busco novas receitas, quanto mais informação melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, nem sei se essa precisa ficar na geladeira, mas como não leva nenhum tipo de óleo - que endurece quando levado à geladeira -, achei por bem deixar lá, junto com os outros "molhos", rs. Para garantir bem garantido, acho uma boa sim pasteurizar depois de montar as pimentas no pote! Fiz uma conserva para minha irmã que levava ervas e temperinhos, essa eu fervi com o pote montado. Obrigada pelo adendo, concordo plenamente contigo: quanto mais informação melhor :) Beijos!

      Excluir
  4. Adri Bom dia, Gostaria de saber se daria para fazer uma coserva de pimenta com pimenta malagueta seca poderia me ajudar grato Denis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denis! Acho que você teria mais sucesso com a pimenta seca se fizesse a conserva no azeite (ou óleo, mas azeite fica mais gostoso). Coloque as pimentas em pote esterilizado - você pode acrescentar também alho, folhas de louro/alecrim etc - e cubra-as com azeite. Tampe e coloque o pote em banho-maria, com água no nível da conserva. Deixe a água ferver uns minutos e desligue o fogo. Depois você pode consumir as pimentas e o azeite, fica delicioso. Após o pote aberto, guarde na parte mais baixa da geladeira. O azeite tende a solidificar, mas é só deixar o pote fora da geladeira uns instantes que a conserva volta ao normal. Abraços!

      Excluir
  5. Boa tarde estou querendo fazer umas garrafinhas para lembranca já estou c as pimentas e com uma dúvida cruel se uso óleo azeite sal vinagre me ajude por favor ganhei as pimentas hj são de vários tipos agradeço a resposta se puder me ensinar o q colocar agradeco meu email manu.puppy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde estou querendo fazer umas garrafinhas para lembranca já estou c as pimentas e com uma dúvida cruel se uso óleo azeite sal vinagre me ajude por favor ganhei as pimentas hj são de vários tipos agradeço a resposta se puder me ensinar o q colocar agradeco meu email manu.puppy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde estou querendo fazer umas garrafinhas para lembranca já estou c as pimentas e com uma dúvida cruel se uso óleo azeite sal vinagre me ajude por favor ganhei as pimentas hj são de vários tipos agradeço a resposta se puder me ensinar o q colocar agradeco meu email manu.puppy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para quem não tem muita experiência com conservas, recomendo com força fazer a conserva no vinagre (branco de álcool), pois ele mantém melhor os itens da conserva sem a necessidade de extremos cuidados, só os básicos que é preciso ter e que expliquei no post. Use a mesma receita acima com os tipos de pimenta que preferir. Folhas de louro secas (higienizadas) e coentro ou pimenta do reino em grãos (higienizados) podem entrar na conserva também para dar mais sabor. Higienize as pimentas como explico acima e monte camadas de cada tipo dentro da garrafa, fica lindo! Sucesso com as lembranças :)

      Excluir
  8. Boa noite pesquisando sobre conserva de pimentas, cai aqui queria saber se posso fazer a minha conserva em pote tipo maionese que é de plastico, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! O pote de plástico não dá para ser esterilizado, como indiquei na receita. Já fiz conserva em potes assim e não deu problema, mas é preciso dizer que o risco aumenta! Lave bem o pote, jogue água quente antes de usar e mantenha a conserva na geladeira. Recomendo o consumo imediato, esse não é para fazer e guardar. Beijos e sucesso!

      Excluir
  9. Acabei de fazer minha conserva,espero que fique boa!!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de fazer minha conserva,espero que fique boa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mileidy! Depois de a conserva curtir um pouco, me conta se ficou boa! Vai ficando ainda mais gostosa com o passar do tempo. Beijos!

      Excluir
  11. acabei de fazer a conserva agora é só aguardar e saborear valeu .parabens

    ResponderExcluir
  12. acabei de fazer a conserva agora é só aguardar e saborear valeu .parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lau! Depois de uns 5 dias já pega um gostinho, mas vai ficando mais apurado com o tempo. Para quem gosta de pimenta, é ótimo ter assim semore à mão :) Aproveite! Bjs

      Excluir
  13. Oi, fiz um picles com cenoura e pepino, tenho uma dúvida,depois de consumido posso reutilizar o líquido botando mais legumes dentro? Tenho que ferver novamente o vinagre?

    ResponderExcluir
  14. Oi, fiz um picles com cenoura e pepino, tenho uma dúvida,depois de consumido posso reutilizar o líquido botando mais legumes dentro? Tenho que ferver novamente o vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Por precaução, eu não reutilizaria o líquido, faria uma nova conserva com novos legumes, só para não correr riscos de contaminação da sua conserva nova. Bjs!

      Excluir
  15. Oi, costumo fazer minhas conservas como explicou. Poderia me dizer como faço PASTA de pimenta desidratada, seca, malagueta? Coloco no azeite e bato, ou tenho que hidratar e drenar para depois com especiarias e ervas processar? GRata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geraldine, nunca fiz, não saberia te responder com precisão :(

      Excluir
  16. Olá! Ganhei um vaso de pimenta de cheiro e como não sabia utilizar, algumas murcharam... Essas ainda podem ser consumidas de alguma forma? Se sim, poderia me ajudar em como devo fazer?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mercedes! Eu tentaria usar as pimentas nessa receita de conserva. Faça do jeito que a receita indica e deixe por um tempo, pode ser que as pimentas reidratem um pouco. É um teste, mas acho que vale a pena tentar :) Bjs!

      Excluir
  17. Oi,se fizer essa conserva as pimentas não ficam escuras,estou te perguntando porque todas que faço ficam escuras.obrigada

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...