verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Decoração com caramelo de açúcar

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Decoração com caramelo de açúcar


Essa é uma dica para usar na decoração de bolos, doces e sobremesas em geral, com um ingrediente que com certeza você tem em casa: açúcar. A técnica é muito simples, não requer nenhum instrumento de confeitaria especial e dá um resultado muito bonito e profissional. Dependendo da sua destreza e de sua criatividade, a decoração com caramelo de açúcar dá uma cara de confeitaria profissional aos seus doces. Mesmo se a habilidade não for muita, garanto que dá para fazer um charminho. Dica boa, fácil e barata que eu aprendi e vim correndo contar para você.

Apesar da minha falta de jeito com caramelo, resolvi arriscar e fazer uma decoração diferente para um bolo coberto de brigadeiro de limão. Não só aprendi a fazer caramelo como descobri um jeito muito fácil de decorar doces, tudo culpa do vídeo da Coleção União. Além da receita do caramelo e do procedimento para formar o desenho, a decoração com caramelo também pode ser feita com antecedência e guardada, mostro como.


Decoração com caramelo de açúcar
(Rende cerca de 10 arabescos grandes)

Caramelo
1 xícara de açúcar*
1/2 xícara de água
1 colher de chá de vinagre branco

Em uma panela, coloque o açúcar e a água, e mexa até o açúcar dissolver. Leve ao fogo médio e não mexa, não enfie o dedo, não balance a panela, nada. Deixa o bicho quieto. Quando começar a ferver, junte o vinagre e aí sim, dê uma mexidinha coma colher para misturar. Garanto que depois não fica cheiro nem gosto de vinagre no seu caramelo. Deixe novamente a panela quietinha lá no fogo, sem mexer, até ela adquirir a cor de caramelo e adquirir consistência de mel. Cuidado para não queimar, ficou marronzinho, já pode desligar o fogo. Faça imediatamente a decoração, vou dizer como.
Fazendo a arte: forre uma assadeira com papel alumínio (ou papel manteiga) e unte com óleo. Coloque óleo no papel toalha e passe por cima, é só para besuntar de leve. Pegue um pouco do caramelo com uma colher e vá derramando em fio sobre o papel alumínio, fazendo o desenho que desejar. Espero esfriar e destaque do papel com cuidado, sai fácil.



Armazenando: se não for usar a decoração na hora, coloque os arabescos de caramelo dentro de um pote, separados entre si com papel besuntado com óleo, tampe bem e deixe no freezer até o momento de usar. Fiz um dia antes de usar e deu certinho, a decoração de caramelo não melecou nem nada.

Eu sei que (quase) todo mundo deve estar careca de fazer caramelo, mas eu fiquei bem feliz porque o meu deu certo. Deixa eu ser feliz com uma coisa boba dessas?

Se você sentir que o caramelo está engrossando e parou de fazer fios mais maleáveis, volte com a panela para a boca do fogão, rapidinho, só para "amolecer" de leve. Você pode fazer um desenho no verso do papel manteiga para servir de gabarito, haja destreza para acompanhar os contornos do desenho com o caramelo. Rendas, arabescos e desenhos mais abstratos podem ser obtidos à mão livre, vá espalhando o caramelo de forma maluca que fica bonito do mesmo jeito.

O recheio do bolo foi de doce de leite, comprado pronto, e a massa foi um bolo comum com baunilha. Quer aprender a fazer a cobertura de brigadeiro de limão? Confira na página do blog no Facebook (AQUI).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: decoração com caramelo de açúcar.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------------------------

A receita do caramelo e as dicas de como fazer a decoração com caramelo saíram do vídeo da Coleção União (AQUI). Vale a pena fuçar todo o canal da coleção do açúcar União no Youtube.



14 comentários:

  1. Adri querida, deixar vc ser feliz com uma coisa boba como essa? Olha, devo confessar que as suas dicas pra mim até agora sempre foram bem proveitosas, e que estamos sempre aprendendo, esses arabescos por ex eu não conhecia e nem saberia fazer, e adorei. Os seus ficaram perfeitinhos e deu um visual lindo. E não podemos esquecer que foi aqui que peguei a dica mais preciosa na minha vida culinária, o decorador de bolos. Adri do céu, amei, andei testando as pitangas, adorei, santo blog o seu minha amiga, pode crer rsrsr...Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha visto decoração de caramelo e já estou vendo a criança querendo o caramelo para fazer de bala :) Adri, perdi o sorteio :( culpa do tempo curto que tenho na web e por não ter me ligado nas datas, mas gostei de divulgar no facebook.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Haha, adoro seus comentários, Josy! Você é uma querida (e eu sou boba, rs). Decora tuuudo com seu apetrecho! Eu não vivo mais sem o bicho :) Beijocas e obrigada pelo carinho de sempre :D
    Para quem ficou curioso, o decorador de bolos é esse: http://casacoisasesabores.blogspot.com/2012/05/utensilios-que-amamos-decorador-de.html

    Luma, essa decoração de caramelo desse bolo virou pirulito na festa, todo mundo quis roubar um, rs. Ahh, que pena, Luma! Esquenta não, fica para a próxima :) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adri, acho q dá pra fazer mesmo pirulitos, já chupei tanto pirulito de açúcar quando criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Driana, usando um palitinho daqueles roliços de madeira, acho que dá para fazer pirulito mesmo! As crianças (e os adultos também!) da festa par a qual levei esse bolo adoraram ficar lambendo os arabescos de caramelo, rsrs. Beijos!

      Excluir
  5. Olá, querida!

    A dica é ótima, hein?!

    O pessoal sempre tem dificuldades, com essa "delícias de açúcar".
    Parabens, pelo lindo blog.

    Um abraço,
    Fábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, me incluo entre esse "pessoal", rs. Essas caldas de açúcar sempre foram um mistério para mim, agora, com essa receita, faço até caramelo de pudim - vitória! Rs. Abraço e obrigada pela visita :)

      Excluir
  6. Olá. Amei a receita!
    Porque temos que usar o vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivian, nunca tinha me feito essa pergunta! Fui pesquisar e descobri que o vinagre ajuda a dar um efeito "vidrado" ao caramelo, para que ele fique bem translúcido e brilhante. Bjs!

      Excluir
  7. 👏👏👏👏Arrasouuuu....
    As dicas nao sao poucas, nem tao pouco bobas ajudam bastante simmmmm
    M ajudou rsrs Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou! O post era pra isso mesmo, fico feliz de saber que deu certo também para você ;) Beijos!

      Excluir
  8. olá. primeira vez que entro no seu blog... acho óptima a maneira simples e prática como você descreve a forma de fazer os enfeites com caramelo. amanhã tenho prova prática de doçaria internacional e vou experimentar a sua dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catia, que bom que gostou! Sucesso na prova! As dicas aqui são caseiras, mas fico feliz que sirvam para somar aos seus estudos profissionais :) Bjs.

      Excluir
  9. Eu amei a sua dica, cobri pedaços de maçã no açúcar e coloquei no papel alumínio untado. Nem chegou perto de grudar. OBRIGADAAAAAAA

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...