verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolinho de banana com canela

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bolinho de banana com canela


A banana combina muito com ingredientes integrais e é justamente esse um dos motivos para esse bolinho de banana com canela ser tão gostoso. O farelo de trigo e a aveia garantem as fibras de que seu corpo tanto precisa. Ah, tem banana e tem canela, dupla consagrada e que nasceu para viver junta. Diferente do bolo de banana integral (veja AQUI), que fica bem úmido, o bolinho de banana com canela fica sequinho e fofinho. Acompanhe com chá ou café e eis o que chamo de lanche da tarde perfeito. Com cheirinho de canela vindo da cozinha e tudo.

Já é de conhecimento geral que adoro bolo de banana. Basta fazer uma busca aqui no blog pelo termo que vai vir bolo de banana de tudo quanto é jeito. O bolinho de banana com canela ganhou seu lugar na lista por ser extremamente fácil, gostoso, saudável, uma ótima opção para quem está fazendo dieta - de leve, de leve! -, mas não fica sem bolo. Essa não é uma receita light, mas, por ser integral, você come meio bolinho e já fica satisfeita tento aceitar isso, e ainda ganha todos os benefícios das fibras.


Bolinho de banana com canela
(Rende 6 bolinhos)

1 ovo
3/4 de xícara de açúcar mascavo + açúcar refinado*
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de farelo de trigo
1/4 de xícara de aveia
1 colher de chá de canela em pó
1/3 de xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolo
4 bananas pequenas em rodelas

Em um recipiente, bata bem - à mão, como fiz, ou na batedeira - o ovo com os açúcares e a manteiga, até formar um creme homogêneo e liso. Acrescente a farinha de trigo, o farelo de trigo, a aveia e a canela, misture bem. Junte o leite, misture até ficar homogêneo. A massa deve ficar bem consistente, "pesada". Coloque o fermento e mexa só para misturar.


Montando o bolo na forma: em formas para bolinhos untadas e enfarinhadas**, coloque uma colherada de massa no fundo, acomode umas 3 rodelas de banana e preencha o resto da forma com massa. Coloque rodelas de banana no topo do bolinho. Leve ao forno (pré-aquecido) médio-baixo por cerca de 30 minutos. Sirva polvilhado com canela.

*coloque meio a meio até atingir a altura de 3/4 da xícara. Se não tiver o mascavo, use só o refinado.
**usei uma forma para bolinhos de silicone, nem precisa untar. Você também pode usar forminhas para cupcake de papel dentro de formas de bom-bocado ou empada, assim também não precisa untar. E consequentemente não precisa lavar a gordura das formas depois, o que é um saco.

Quer saber todos os macetes para fazer bolos perfeitos? Confira AQUI as dicas.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: bolinho de banana com canela.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem




4 comentários:

  1. Que maravilha de receita, Adri querida!!!
    Adoro tudo que é receita com banana!
    Obrigada por estes posts sempre tão detalhados e lindos!
    Beijos e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  2. Também adoro bolo de banana Adri e de fato, farelo de trigo, aveia, combinam muito bem com a banana. Gostei muito dessa receita e a forma que vc fez os bolinhos em detalhes, ficou uma bonita decoração e sem dúvida nenhuma deliciosos. Adorei amiga. Bjos excelente semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri,
    suas iguarias estão cada dia mais perfeitas e apeteciveis. Quanto charme têm esses queques de banana. E com canela que eu amo de paixão! Eu e minha filha colocamos canela em tudo. Vai muito bem com a banana, posso confirmar.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Vero, banana já é bom, com canela é irresistível. Eu que agradeço o carinho de sempre :* Beijinhos!

    Josy, em época de dieta, bolo só assim mesmo, com aveia e farelo de trigo para disfarçar, rs. E o "pior" é que amo bolo! Rss. Beijinhos!

    Rute, você não me deixa mentir, banana com canela é muito bom! Também gosto muito de canela :) Sobre as iguarias "perfeitas", são fruto dos seus olhos gentis, rs. Beijinhos (com canela e tudo!).

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...