verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Hambúrguer caseiro

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Hambúrguer caseiro


Depois de aprender como fazer hambúrguer caseiro e, principalmente, ver como é fácil prepará-lo em casa, você nunca mais vai querer comprar hambúrguer industrializado. Além de garantir que seu hambúrguer seja 100 % carne de boa qualidade, o sabor desse item feito em casa não tem comparação com aqueles que você compra no supermercado. Outra vantagem é que você pode "customizar" a carne de hambúrguer para que ela fique do jeito que você mais gostar: bem suculenta, picante, light, mais saudável, com um toque de bacon etc. Quer mais? Você pode preparar a carne, fazer vários hambúrgueres e congelá-los para tê-los sempre à mão, igual aos comprados prontos. Só que não :)

Aqui em casa, já faz um tempinho que carne de hambúrguer industrializada não entra. Depois que provamos o caseiro, o sabor do hambúrguer comprado pronto perdeu toda a graça. Você pode incrementar seu hambúrguer caseiro de várias formas - abaixo da receita vou dar algumas sugestões e dicas -, mas, para manter a praticidade, a receita é das mais simples. Um hambúrguer básico, cheio de sabor e que, no meu caso, não agregou calorias extras à minha dieta.


Hambúrguer caseiro 
(Rende 6 hambúrgueres)

500 g de carne moída (contra-filé)
1 colher de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de farelo de aveia (ou farinha de trigo)
1 pitada de cominho em pó
Pimenta calabresa
Molho inglês
Pimenta do reino
Sal

Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture bem (o melhor jeito de fazer isso é com as mãos), até formar uma "massa" homogênea e "com liga" para modelar. Se a massa ficar esfarelando, coloque mais aveia/farinha de trigo. Para modelar, pegue uma porção da massa de carne, faça uma bola e achate-a, da espessura que desejar. Coloque em uma frigideira ou grill (elétrico ou não) para grelhar. Usei uma frigideira antiaderente e não tive que colocar nenhuma gota de óleo, a própria gordura da carne já é suficiente. Como fiz um hambúrguer alto, deixei cozinhar primeiro com a frigideira tampada e depois tirei a tampa para tostar.

Você pode e deve acompanhar seu hambúrguer com ESSE molho barbecue feito em casa.



Congelando seu hambúrguer caseiro

Depois de modelar os hambúrgueres com a massa de carne crua, coloque-os em sacos plásticos para congelamento, dois lado a lado no fundo do saco e dois na metade superior do saco. Quando você dobra o saco no meio, os hambúrgueres ficam um em cima do outro, mas sem se tocarem diretamente. Você pode também embalá-los um a um em filme plástico ou colocá-los em um pote, separados um a um com papel alumínio.



Sugestões e dicas

- Você pode misturar outros itens à carne bovina para deixar seu hambúrguer mais suculento e saboroso, como bacon bem picadinho, linguiça calabresa triturada, linguiça comum esfarelada.
- Os temperos da carne de hambúrguer é bem a gosto. Tomilho, manjericão, alho...pense nos temperos que vão bem com carne bovina e vá fundo. Para o toque picante, pode ser a pimenta calabresa da receita, pimenta fresca picada ou mesmo um pouco de molho de pimenta.
- Com a mesma receita, dá para fazer hambúrguer de frango. É só passar cubos de peito de frango no processador ou no moedor. Vende-se também no supermercado carne de frango moída, da marca Rica. Já comprei para fazer outras coisas, é boa e prática.

E se as batatas "fritas" para acompanhar seu hambúrguer forem assadas, é saudável ou gostoso? (Os dois). Veja AQUI como fazer.

- Se você quiser um hambúrguer suculento, escolha uma carne macia com um pouco de gordura (picanha). As carnes mais magras (coxão mole, contra-filé) são escolhas mais saudáveis, fica a critério. O melhor é escolher a carne e pedir para moer, se você tiver essa oportunidade, pois geralmente a carne que já está moída no balcão vem com gordura extra moída junto (como a minha dessa receita!).
- Na hora de modelar, faça um hambúrguer mais alto se você gostar da carne mais ao ponto. Se quiser uma carnem bem cozida, modele mais fino.
- Como estou tentando emagrecer, meu hambúrguer só teve pão, alface, tomate e catchup, mas - por favor - você pode colocar tudo o de costume: queijo prato, ovo frito, rodelas de cebola, maionese, picles picado. O céu é seu limite (o meu limite é minha calça jeans apertada).

O hambúrguer fica ainda mais caseiro se você fizer o pão para acompanhá-lo. Vai usar aquela carne de hambúrguer quer você já tinha preparado e deixado no congelador? Use ESSA receita superbásica para fazer pão, modele-os redondinhos e salpique gergelim antes de levar para assar.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: hambúrguer caseiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


5 comentários:

  1. Adoro hamburgueres Adri, e sem dúvida nenhuma os caseiros são muito mais saborosos. Gostei muito da sua receita e as dicas são ótimas. Beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  2. Josy, os caseiros não têm comparação, fora que a gente pode inventar e colocar várias coisas na carne :) Vi no seu blog que você mistura a carne com sopa de cebola, superdica para dar textura e sabor! Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Vou testar

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer hoje de lanche da tarde...
    Obrigada pela receita e dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Acho que esse lanche foi ótimo :) Quando quiser variar, tem outras receitas de hambúrguer por aqui. Bjs!!!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...