verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Batata gratinada diferente

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Batata gratinada diferente


Guarde essa receita como uma "carta na manga" para surpreender em momentos especiais, pois é deliciosa. Levar batatas ao forno para gratinar é uma maneira fácil e muito gostosa de preparar um acompanhamento para carnes e aves. Essa batata gratinada é diferente, mas continua sendo prática, além ter um resultado bem bonito e apetitoso. É batata gratinada com um toque de provolone, cremosa e macia, com uma superfície dourada e crocante. Tudo isso pronto em minutos. Sua batata gratinada nunca mais será a mesma.

A ideia para essa receita veio do blog Cozinha Santa, que me seduziu com uma batata gratinada diferente - por causa do uso do queijo provolone -, prática e de aspecto apetitoso. Mas, em vez de regar as batatas com um mistura à base de creme de leite, resolvi fazer o molho branco velho de guerra, que não fez feio e serviu tanto para cozinhar as batatas quanto para dar sabor e gratinar. As quantidades para a receita são bem a gosto, tudo vai depender da quantidade de batatas que se tem.


Batata gratinada diferente
(Rende 10 porções)

5 batatas médias cortadas em rodelas finas
Cerca de 300 g de queijo provolone em pedaços finos (ou rodelas finas)
500 ml de molho branco ralo*

Acomode as batatas na vertical ("em pé") dentro de uma travessa. As batatas precisam ficar bem juntinhas, por isso cuide do tamanho da travessa para que isso aconteça. Acomodadas as batatas, vá intercalando entre elas os pedaços de provolone, de forma que fique distribuído por igual (não vá deixar ninguém sem provolone ao retirar uma porção! Rs). Regue as batatas com o molho branco e leve ao forno médio por cerca de 50 minutos - se você espetou as batatas e sentiu que estão macias, pode aumentar a temperatura do forno para elas tostarem na superfície, ou usar a função grill do forno.

* Você pode comprar molho branco pronto e diluir em leite. Para a receita de molho branco, indico ver AQUI, pois ainda não coloquei receita de molho branco no blog (preciso corrigir isso!). Apesar de fazer bastante em casa, faço no "olhômetro", preciso parar e anotar as quantidades direitinho antes de colocar aqui.

Atualização: finalmente coloquei no blog a receita do molho branco (ou béchamel) que já fiz várias vezes! Confira AQUI a receita de molho branco e as dicas para fazê-lo sem empelotar.

Essa batata gratinada fica deliciosa, pela simples presença do provolone. Você também pode usar outro queijo de sabor marcante (gorgonzola, gruyère, gouda) ou recorrer à boa e velha muçarela, que vai ficar muito bom também. Aliás, acho que vale qualquer queijo aqui, cada um com resultado e gostosuras diferentes :)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------

A receita original é ESSA, do blog Cozinha Santa.


4 comentários:

  1. Gostei imensamente, com toda certeza vou fazer em casa.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa receita no blog da Sandra e adorei Adri, está guardadinha na minha pasta e agora vou levar a sua também, para experimentar a sua e a dela, a sua com molho branco e a dela com creme de leite. Gostei das duas versões, e tanto a dela como a sua ficaram lindissimas. Bjos, excelente semana amiga

    ResponderExcluir
  3. Lurdes, obrigada pela visita, um beijo!

    Fê, o provolone dá um sabor incrível, não vai se arrepender de experimentar :) Beijos.

    Josy, a Sandra tem receitas ótimas, o molho dela com creme de leite deve ficar delicioso, a ideia do provolone foi genial :) Beijinhos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...