verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Congelando pimentas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Congelando pimentas


Além das conservas, molhos etc., o congelamento é outra opção para ter pimentas frescas sempre à mão. Após preparar as pimentas - de qualquer variedade, pode ser a da sua preferência - e proceder do jeito correto, elas congelam muito bem (mesmo). Quando descongeladas, quase não perdem a textura original e o sabor permanece intacto, é só usá-las normalmente na sua receita. Reza a lenda que até intensificam a "picância". Isso já não pude comprovar, porque congelei uma pimenta de cheiro, que depois cumpriu lindamente seu papel de perfumar e dar sabor a um peixe.

Gosto de colocar pimenta em alguns pratos, mas ultimamente estava recorrendo mais ao molho industrializado - que não é a mesma coisa - que à pimenta fresca, porque não estava encontrando pimenta a granel, apenas em embalagens e porções fechadas. Acabava ficando muita quantidade para pouco uso e, da última vez que comprei o pacote, muitas estragaram. Encontrei lindas pimentas na feira a acabei comprando uma porção de cada.




Para conservá-las, fui atrás do maravilhoso fórum em português pimentas.org. Pimenteiros e pimenteiras do meu Brasil, essa é A fonte de informações sobre pimentas. Tem receitas, formas de fazer conserva, como plantar, troca/venda de sementes e dados não só sobre as pimentas mais usuais, mas também sobre as "nucleares", altamente picantes. Consumir pimenta é um hobby para muita gente e é altamente saudável: as bichinhas reduzem o risco de problemas cardiovasculares, combatem o colesterol e ajudam a emagrecer. Vamos congelar pimentas para tê-las sempre?

Congelando pimentas

O ideal é que suas pimentas estejam fresquinhas, assim elas durarão bastante. Retire os cabinhos das pimentas - com cuidado para não fazer furos - e deixe-as de molho por alguns minutos em uma solução de água com hipoclorito de sódio/água sanitária (para o segundo, são 2 colheres de sopa para um litro de água). Retire as pimentas do molho, lave-as em água corrente e seque bem com um pano de prato limpo ou com papel toalha. Coloque-as em uma bandejinha ou assadeira, para que fiquem separadas, e leve-as ao congelador/freezer por umas 12 horas. Depois desse tempo, coloque as pimentas congeladas em um saquinho para congelamento ou em pote tampado. Dura até 6 meses.



Congelei pimentas de cheiro, elas não ardem e são muito usadas nas receitas do Nordeste, têm cheiro e sabor incríveis, e coloquei pimentas dedo-de-moça em conserva. Depois que estiverem bem curtidas vejo se deu certo e passo as dicas para fazer essa conserva de pimentas.

Atualização: clique aqui e confira o passo a passo para fazer uma conserva simples de pimenta.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------

O fórum Pimentas.org é ESSE, de onde tirei tanto a dica de congelamento quanto a de conserva.
Conheça AQUI os benefícios da pimenta.


10 comentários:

  1. Adri querida, adorei as dicas, inclusive do site!!!
    Você sempre nos mostra tópicos muito interessantes, obrigada!
    Bjossssssssssss e um domingo mará pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero, obrigada pelo carinho! Se você for "pimenteira", vale a pena passear pelo fórum, até para conhecer as espécies mais ardidas (medo, rs). Beijinhos!

      Excluir
  2. Adorei essa dica, no mercado só encontro pimenta em pacote com 10 unidades, claro que eu não consigo usar todas a tempo de não estragarem, fico com dó de colocar fora, agora no inverso estão mofando, dentro, ou fora da geladeira. Vou tentar essa técnica.

    Muito obrigada por compartilha-la.
    Abs. Frida Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Frida! Essa dica surgiu porque eu tinha o mesmo problema, comprava a pimenta em pacote e não queria ficar 1 semana usando pimenta em tudo! Desse jeito, a gente usa com mais calma, rs. Bom que gostou! Bjs.

      Excluir
  3. Amei a dica. Ganhei algumas pimentas de cheiro e estava em dúvida do que fazer. Já coloquei no congelador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeise, vai com tudo! Assim você consegue fazer suas pimentas durarem muito :) Bjs.

      Excluir
  4. Na minha cidade não vende então minha mãe traz de Mato Grosso eu sempre congelo e uso a conta gota porque é maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Tenho pimentas dedo de moça congeladas, mas preciso limpar o congelador. E ai posso voltar a congela-las novamente??
    Por favor responda.

    ResponderExcluir
  6. Amei a dica, pois sempre perco minhas conservas, ela acaba mofando mesmo tomando todos cuidados, pois um dia vai geladeira , outro dia não vai, acaba ficando ruim. Brigada

    ResponderExcluir
  7. Gostei da idéia vou fazer!
    Também congelo cheiro verde desse jeito fica perfeito.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...