verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de banana diferente

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Torta de banana diferente


Você pode fazer uma torta de banana deliciosa de um jeito muito fácil e prático. A preparação dessa receita é um pouco diferente e praticamente irmã do bolo diferente ou cuca de chocolate com banana, com a diferença que a massa é branca e o preparo da cobertura muda pouca coisa. Tem bananas bem madurinhas e quer fazer alguma coisa com elas para que não estraguem? Essa é a hora de fazer uma torta prática, bonita - olha esse "craquelado" do topo, não fica apetitoso? - e gostosa.

A postagem de hoje tem a participação (mais que) especial da minha mãe, pois quem fez essa torta de banana foi ela. Essa receita tem história. Alguém passou a receita para minha irmã, há muitos anos (mais de 10, com certeza), ela fez, todo mundo gostou e depois ela anotou em uma folha de caderno e deu para minha mãe, que jogou o papelzinho dobrado na indefectível gaveta do armário da cozinha, junto com outros papéis com as receitas mais recorrentes. Um dia desses minha irmã quis fazer a receita e lá vai a gente atrás do papel, sem ter certeza se ele ainda existia. E não é que achamos a folha, toda amarelada e com as letras quase se apagando? Para manter essa delícia segura para as próximas gerações, "psicografei" - foi mediúnico, estava muito apagado - a receita para o caderno da minha mãe. Todos agora respiram mais aliviados.



Para garantir bem garantido, fica a receita registrada também na Web e - assim espero e vale a pena - em cadernos de receitas mundo afora. Vou colocar a receita como ela é e depois digo as alterações que minha mãe fez (viu como tenho a quem puxar?).

Torta de banana diferente
(Rende uma forma redonda de 25 cm)

12 colheres de sopa de farinha de trigo
10 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento químico para bolo
3 ovos
2 copos de leite
12 bananas em fatias

Em um recipiente, junte a farinha de trigo, o açúcar, a margarina e o fermento, amasse com as mãos até formar uma farofa grossa. Em uma forma untada e enfarinhada (sem ser de furo), coloque uma primeira camada de fatias de banana. Cubra as bananas com metade da farofa, em seguida faça mais uma camada de fatias de banana. Cubra novamente com o restante da farofa e coloque por cima mais uma camada de bananas. Resumindo, são 3 camadas de banana e 2 de farofa. Bata as claras dos ovos em neve, agregue depois as gemas, misture, e junte o leite. Regue a torta com esse líquido - deixe a massa absorver o líquido sozinha, não faça nada - e leve ao forno (pré-aquecido) médio-baixo por 40 a 50 minutos.

Antes de levar ao forno, minha mãe polvilha canela por cima, pode considerar isso parte da receita porque fica uma delícia. Na receita da foto só foram 10 bananas, pois era o que tinha. O segredo é dividir o que se tem em 3 partes e se virar com elas, mas com certeza camadas generosas de banana ficam uma delícia. Foram também 15 colheres de farinha de trigo, pois mamis achou a farofa pouca, e apenas 1 colher de margarina, porque era o que tinha.

Aviso aos navegantes: para desenformar bonitinho, recomendo fortemente usar uma forma de fundo removível, daquelas para torta.

Fico devendo a foto do pedaço, me esqueci de tirar...

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

12 comentários:

  1. Sua torta me dá água na boca. E terminei agorinha de lanchar!!
    Concordo que o craquelado atrai.
    Este ano minha filha anda apaixonada por bananas. Mas cá em casa colocamos canela em tudo. Portanto, essa aí quando sair cá em casa será povilhada de canela por cima.
    Beijinhos de boa semana.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, esse é o mal de visitar os blogs alheios, dá uma vontade...igualzinho quando visito o seu! Por favor, canela nessa torta porque ela pede muito! Banana é minha fruta preferida, com certeza, compartilho a paixão da sua filhota :) Beijinhos!

      Excluir
  2. Essa torta é uma velha conhecida na casa da minha mãe e posso assegurar às leitoras: é MARAVILHOSA MESMO!!!
    Não deixem de fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, nem sei de onde vem essa receita, se é de alguma embalagem de produto ou algo assim, só sei que a gente adora! É fácil, fica vistosa e é uma delícia, você deve saber bem disso :) Obrigada por vir contar e recomendar a receita! Beijos!

      Excluir
  3. Linda e ótima e essa farofinha de cuca é tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. receita de mãe, de familia é uma reliquia para vida toda!

    amei!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hummm que delicia Adri, minha máe fazia mais ou menos igual, e receita de mãe, é receita de mãe, temos que guardar a 7 chaves. Ficou linda amiga, parabéns a sua mãe, a vc. Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Chica, mesmo sem farofinha, essa torta fica uma delícia! Beijos!

    Isadora, tens razão, é uma relíquia e agora está guardadinha aqui no blog :) Beijos!

    Josy, depois de postar vi que essa receita é "rodada", rs. Mas concordo com você, receita de mãe é receita de mãe :) Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana a receita, mas me tira uma dúvida: o fermento quimico para bolo é aquele tradicional do potinho vermelho (para não dizer a marca)ou o do envelopes? O tablete eu sei que é para pão... me perco nesses nomes técnicos para fermento... ahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Comidinhas! Sim, o fermento de bolo é o Royal, do potinho da tampa vermelha (pronto, falei a marca para não ter dúvida, rs. A gente compra fermento Fleishmann, por exemplo, indo atrás de "fermento Royal", não tem jeito, hehe).
      Aquele do envelope é fermento biológico seco instantâneo (para pão), geralmente aqui no blog eu trato por esse nome e digo que é para pão :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi gostaria de saber quanto a medida do copo de leite seria de quantos ml.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rhackel! Aqui no blog temos uma tabela de medidas (fica no menu abaixo do nome do blog) que é a que usamos para todas as medidas do blog:
      http://www.casacoisasesabores.com.br/2012/07/tabela-de-medidas-para-receitas-e-os.html
      A receita usa a medida do copo americano, de 250 ml ;) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...