verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo baiano, simples e delicioso

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bolo baiano, simples e delicioso


Pense em um bolo de sabor e textura delicados, fofo feito nuvem quando morno, preparado com poucos ingredientes e perfeito - absolutamente perfeito - para acompanhar uma xícara de chá ou café. Pensou? A Dona Benta tinha pensado nisso antes de você e transformado esse sonho em forma de bolo em realidade. O bolo baiano é daqueles bolos simples, sem recheios, coberturas ou firulas, que um café da manhã pede. O meu pede sempre, eu que nem sempre atendo.

Não sei se é realmente uma receita típica da Bahia, mas o bolo baiano que saiu do famoso livro da Dona Benta  leva o leite de coco que bem faz lembrar as receitas baianas. E garanto que não é bolo de coco, esse ingrediente confere um toque de sabor, porém não predomina. É praticamente um "bolo de bolo" (olha o meu bolo de bolo AQUI) muito do caprichado, com uma textura única que o amido de milho dá.


Bolo baiano
(Rende um bolo pequeno, em forma de pudim)

1 xícara de açúcar
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho (maisena)
1/2 garrafinha de leite de coco (100 ml)
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolos)

À mão (como faço, para malhar o muque) ou na batedeira, bata o açúcar com a manteiga, acrescente o ovo e bata novamente. Bata bem nessa etapa, até formar um creme liso e homogêneo. Acrescente a farinha e o amido, misture bem. Coloque o leite de coco - misturei o meu com umas duas colheres de sopa de leite, pois o bicho estava muito pastoso -, misture novamente. Junte o fermento e apenas misture com a colher, aqui não pode bater na batedeira. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve a forno (pré-aquecido) médio-baixo por cerca de 30 minutos.

Decoração: após o bolo assado e mais para frio, recorte corações de papel manteiga, posicione em cima do bolo e polvilhe açúcar de confeiteiro (dá para fazer uma graça com açúcar comum também) com a ajuda de uma peneirinha. Depois é só retirar os corações de papel com muito cuidado e o desenho está feito.



Fiz meia receita, para utilizar uma forma de bolo de tamanho padrão, dobre as quantidades. Dona Benta manda colocar só as gemas, mas fiquei com pena de deixar a clara de fora da brincadeira (e não queria ter que guardar a clara ou jogar fora).

>> Quer aprender todos os macetes para não errar e fazer bolos perfeitos? Confira ESSA dica.

Você conhece o livro da Dona Benta, que na verdade se chama "Comer Bem". Um clássico dos clássicos entre as obras culinárias, zilhões de receitas bem caseiras, bem brasileiras. Só não acho que seja livro para iniciantes, pois a Dona Benta considera que você já sabe as coisas na cozinha e não te dá muitas explicações e detalhes. Falei dessa obra NESSA postagem, assim como de outros livros de culinária/gastronomia que tenho e recomendo, confira!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------------------

Receita adaptada do original em Comer Bem - Dona Benta, 76ª ed., Companhia Editora Nacional, 2007.


9 comentários:

  1. delicioso!!! que foto linDA!! deve estar muito saboroso!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A dona Benta costuma ter bolos deliciosos né Adri, e este é simples e deve ter ficado com um leve sabor de coco, ficou lindo e aposto que muito bom, adoro esse tipo de bolo pra acompanhar com um cafézinho fresquinho. Gostei muito, vou levar a receita. Bjinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Pra mim bolo simples lembra a casa da vovó domingos a tarde....
    Sempre rolava um bolinho bem fácil e muito saboroso pra acompanhar nosso café com leite!
    Bezo, bezo

    ResponderExcluir
  4. Adri querida
    Hummm, a tua descrição sobre o bolo me fez salivar!
    Adoro bolo simples e com leite de coco. Ficou muito fofo os corações:)
    Quanto ao comentário deixado no blog, quero agradecê-la e dizer que procurei ser o mais assertiva possível com o meu "desabafo" e fico muito feliz que tenha tido uma boa impressão!
    Realmente, como você disse, é muito melhor um bom post do que 7 "meia-boca" - hehehe!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Sou mais um bolinho simples, para acompanhar café, do que os elaborados, com recheios e coberturas. E olhe que sou filha de confeiteira, que trabalhou mais de 40 anos nesse belo ofício!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Isadora, obrigada! É um bolinho simples e delicioso, daqueles de vovó :) Beijos!

    Josy, a dona Benta já me deu umas rasteiras, as receitas do livro têm poucas explicações, mas ela se redimiu totalmente comigo com esse bolo baiano, tão facinho :) Beijoca!

    Clarinha, ainda bem que comi esse bolinho também com café com leite, senão você teria me deixado aguada agora que ele acabou! Rs. É bem bolo de vó mesmo, junto com boas lembranças :) Beijos!

    Léia, obrigada! Também adoro esses bolos simples, troco um bolo com recheio e cobertura por um bolo de limão ou de fubá fácil, rs. Reitero o que disse no seu blog, é só continuar o que já faz, a gente gosta assim :) Beijos!

    Gina, você deve ter enjoado de tanto bolo elaborado que viu e comeu, rs. Quer dizer que seu talento na cozinha é hereditário? Sou apaixonada por confeitaria, é doce, é comida e é arte :) Beijo!

    ResponderExcluir
  7. adorei, inclusive o tamanho, receita útil demais para mim.obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...