verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sopa de lentilha (versão mais "light")

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sopa de lentilha (versão mais "light")


Se você está buscando um versão mais leve da sopa de lentilha, acabou de encontrar. Diferente das receitas mais tradicionais, que geralmente levam linguiça calabresa e/ou bacon, essa aqui é pura lentilha, com temperos e um toque no final que faz toda a diferença. Para quem quer aquecer o corpo com uma sopa leve e saborosa de lentilha, mas está evitando a gordura, é uma ótima opção. Opção bem fácil também, como você confere a seguir. Acompanhe com croutons - que a gente também mostra como faz, de um jeito bem prático.

Já havia tentado fazer uma sopa de lentilha mais light antes. Ficou horrível e eu tive que consertar (ou estragar - a saúde e a dieta) com calabresa e bacon, só assim o negócio ficou comível. Outra vez com um pacote de lentilha em mãos, fui ao infalível Panelinha e achei uma sopa de lentilha bem leve, com poucos ingredientes. Como o Panelinha é o Panelinha, resolvi arriscar, com o fracasso da receita anterior ainda vivo na memória. Sucesso absoluto. Até o marido, que é mais chato criterioso, aprovou. Apesar de leve, é uma sopa que alimenta, por causo do uso do grão.


Sopa de lentilha (versão mais light)
(Rende 4 porções)

250 g de lentilha
1,3 litro de água + caldo de legumes*
1 batata em cubos
2 colheres de sopa de cebola picada ou ralada
2 dentes de alho picados
1 colher de café de cominho
Suco de 1 limão
Sal
Pimenta do reino
Azeite

*Aproveitei uns cubos de caldo de legumes caseiro que mantenho congelado (faço ASSIM) para "inteirar" a quantidade de água.

Deixe a lentilha de molho em água por meia hora. Escorra a água e reserve a lentilha. Em uma frigideira, refogue a cebola em um pouco de azeite, até dourar bem. Junte o alho e deixe-o dourar, desligue o fogo e reserve. Em uma panela ao fogo médio, coloque a água + caldo de legumes e a lentilha. Assim que começar a ferver, coloque a batata, o refogado de cebola e alho, o cominho, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe ferver em fogo baixo, até a lentilha ficar bem macia. Triture a sopa na própria panela (fora do fogo) com a ajuda de um mixer ou leve a sopa para o liquidificador e volte depois para a panela. Já fora do fogo, misture o suco de limão e sirva com azeite por cima e croutons.

Os croutons que acompanharam a sopa foram preparados em minutos, com cubos de pão francês, do mesmo jeito que mostrei AQUI.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------

A receita original do Panelinha é ESTA.


6 comentários:

  1. Adri adoro sopa de lentilhas, e essa deve ter ficado bem suave e leve, pois como vc disse a maioria leva linguiça e afins. Gostei muito, com certeza ficou saborosa e acompanhada com os croutons, perfeito!. Bjocas amiga

    ResponderExcluir
  2. Adri, que delícia esta sopinha, minha amiga! Ótima pedida. E light ainda por cima. Tudo de bom mesmo. bj.

    ResponderExcluir
  3. Josy, também gosto muito de sopa de lentilha. A tradicional com linguiça é muito gostosa, mas às vezes dá vontade de algo mais leve :) Beijinho!

    Monica, uma sopa quente, leve e gostosa não é tudo de bom nesse frio? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Hummm.... que delicia!
    Anotei a receitinha aqui!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sua receita é maravilhosa! Procurei ano passado no google e desde que a encontrei não faço sopa de lentilha diferente! Meu esposo tb gosta muito. Muito obrigada por compartilhar. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaelle! Essa receita é uma adaptação de uma receita do Panelinha, da Rita Lobo, por aqui a gente também adora, pois fica bem leve. O toque de limão é uma coisa de boa! Fico muito feliz que faça sucesso aí na sua casa :) Obrigada pelo comentário! Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...