verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Como cortar cebola e outras dicas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como cortar cebola e outras dicas


A dica de como cortar cebola em cubinhos é muito simples e não requer nenhum utensílio especial, apenas uma faca e um pouco de técnica. Desde que aprendi esse macete, minha vida na cozinha nunca mais foi a mesma, pois acabei usando a mesma dica em outros vegetais. Sabendo como fazer, cortar cebola em cubinhos  - mesmo os menores - não dá trabalho nenhum e você ainda pode deixa o vegetal "no esquema" dentro da geladeira.


Cortando a cebola em cubinhos:

Corte a cebola pela metade, mas pelo comprimento. Apoie uma das metades sobre a face cortada e, começando na parte oposta à da raiz da cebola, faça cortes perpendiculares até a base, mas sem chegar até a raiz. Faça cortes mais separados (cubos maiores) ou mais juntos (cubos menores), dependendo do tamanho dos cubos que desejar. Segure firme a cebola para que todas as camadas fiquem juntas e corte então no sentido da largura, regulando o tamanho dos cubos. Você pode deixar a metade de cebola na geladeira já filetada com o primeiro corte, quando precisar de cubinhos é só fazer o segundo movimento de corte.



Esse mesmo macete serve para tomates. Corte também pelo comprimento, tire as sementes cavando com uma colher e corte do mesmo jeito da cebola. Cubinhos mais uniformes e de um jeito mais prático!

Outras dicas com cebola:

- A cebola roxa é bem mais suave que a branca, por isso é mais indicada para ser consumida crua nas saladas (mas se bem que isso é questão de gosto, né?).
- Para amenizar o picante da cebola e deixá-la com sabor mais suave, coloque um punhado de açúcar sobre as rodelas, deixe um tempo e depois lave-as em água corrente.
- Para não chorar quando for descascar cebolas, use seus óculos escuros, de preferência dos grandes. Vale também óculos de natação ou óculos de proteção, para quem os tem. Essa é tosca, mas funciona.
- Tempere uma cebola inteira, sem casca, com sal, azeite e alecrim, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno para assar por alguns minutos, retirando o alumínio em seguida para terminar de assar. Eis um acompanhamento ótimo para carnes.
- Se for usar apenas metade da cebola (em corte pela circunferência) e guardar a outra, deixe para colocar na geladeira a parte com raiz, pois dura mais.
- O cheiro de cebola dos talheres é eliminado se você passar uma batata crua neles (essa eu quero ver).

  • Confira também dicas com vinagre (AQUI) e com alho (AQUI).

Você também tem uma dica boa para usar cebola? Conte para a gente nos comentários!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------

Fontes: Segredos de Cozinha (Editora Melhoramentos, 2011); Pequeno Livro de Cozinha (Fabiana Zanelati e Kátia Najara - Verus Editora, 2009).

4 comentários:

  1. Adri corto as cebolas e tomates dessa forma que vc ensinou, acho super prático e confere uns pedacinhos pequeninos, principalmente prá quem não gosta né? Adorei as dicas, achei excelentes, a maioria não sabia e adorei. ótimas. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, nem sou muito fã de cebola, gosto do sabor, mas não gosto de mastigá-la, rs. É mesmo bem mais prático cortar assim, antes cortava as rodelas e ficava picando (e chorando) para lá e para cá, rs. Beijinho!

      Excluir
  2. Cortar a cebola molhada também ajuda a não chorar. rs
    A cebola libera ácido sulfínico quando cortada e a água ajuda a diluir esse ácido.
    É claro que ela deve ser molhada quase a cada corte, mas ajuda.

    Excelente blog! Me salvou mil vezes já. Bjs, Raiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raiana. Que boa dica! Vale tudo para não chorar por causa da cebola, no meu caso, pelo menos, fico com os olhos ardendo um tempão, horrível, rs. Obrigada pelo comentário, fiquei bem feliz de saber que o blog te salva tanto :) Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...