verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Antepasto de pimentão

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Antepasto de pimentão


Pimentão não é um ingrediente muito fácil, mas, com uma boa receita, ele pode ficar com o sabor mais suave e muito gostoso. Sim, a base dessa receita é puro pimentão - dessa vez você não vai usá-lo como tempero, como é meu hábito na maioria das vezes. Esse antepasto de pimentão não fica com o sabor um pouco indigesto que esse ingrediente costuma ter e é um acompanhamento perfeito para torradas e pãezinhos. Como aperitivo ou no lanche, certamente é um jeito muito gostoso - e saudável, pois o pimentão é cheio de nutrientes - de ter algo diferente sempre à mão na geladeira.

Costumo usar o pimentão como tempero, coisa pouca, e de repente me vi com três pimentões grandes na geladeira, que começariam a pedir socorro em breve. Pedido de socorro foi o que eu também fiz, através das redes sociais do blog (Twitter e Facebook), até que a Marcela Melissa - que curte nossa página no Face - me passou uma receita bem interessante. Fiz no mesmo dia, com alterações por questão de falta ou de gosto, e achei deliciosa, por isso veio para cá. Pesquisando depois, descobri que a receita é original do Diga Maria, onde só tem coisa boa.


Nunca vou me cansar de dizer que essa troca é a melhor coisa de se ter um blog :)

Antepasto de pimentão
(Rende um pote de cerca de 200 ml)

2 pimentões verdes grandes em tiras
2 dentes de alho em lâminas
1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou branco)
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 colher de chá rasa de açúcar
Pimenta calabresa
Sal
Azeite
1 colher de sopa de tomate seco picado

Preparando o pimentão: para ficar com sabor mais suave e adocicado, retire a pele dos pimentões. Espete-os com um garfo e coloque-os direto na chama do fogão, até ficar todo preto. A paciência é uma virtude. Cuidado com as mãos, pelamor. Pimentão tostado, abafe-o em um saco plástico por poucos minutos, retire e raspe o pimentão com uma faca embaixo da torneira. Corte em tiras e reserve. E esse é todo o trabalho que você vai ter.
Em uma assadeira untada com azeite, misture os pimentões, o alho, o vinagre, o aceto, o açúcar, a pimenta, o sal e regue com mais um pouco de azeite. Leve ao forno médio-alto (pré-aquecido) até ficar bem assado, um ponto antes de queimar (aproximadamente 20 - 30 minutos). Retire do forno, junte o tomate seco e regue com mais azeite. Coloque em um pote tampado e mantenha na geladeira, sempre à disposição.

A receita original usa pimentão verde, vermelho e amarelo. Como só tinha do primeiro, ficou só verde, mas a mistura dos três tipos deve ficar com sabor e visual bem legais. Você pode colocar cebola, como a Maria indica, mas aqui ela ficou de fora, pois mastigar cebola não é comigo.

Já participou do sorteio que vai presentear um leitor com produtos da Doceria Casa, Coisas e Sabores? Corre AQUI e veja como garantir sua chance :)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------------------

A receita original do Diga Maria é ESSA.

Assista a ESSE vídeo e veja a forma que indiquei e outra de tirar a pele do pimentão.


7 comentários:

  1. Adri,
    isso para mim é mesmo pasto, sem ante.
    Acompanhado de uma sopinha de lentilhas...que rico jantar!
    Beijo de bom final de semana.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, adoro seus comentários, Rute! Se eu não tivesse comido um peixinho ontem até desconfiaria, esse blog está muito vegetariano ultimamente, rs. Beijinho, ótimo final de semana :)

      Excluir
  2. Hum... gostei muito ficou com aparência deliciosa.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Que delicia seu antepasto Dri, dificilmente uso pimentões em casa, por que só eu que gosto aqui, adorei o seu, com tomate seco então!! Ai ai, e diferente de vc, colocaria cebola, pois amo cebola miga. Gostei muito
    Bom finde pra vc tbém Adri e juizo já perdi a muito tempo, nunca mais encontrei menina!! heheheheh. Bjocas miguita

    ResponderExcluir
  4. Adri querida, amei esta receita!
    Eu adoro pimentão!
    Menina, to muito ansiosa pra Mega, vc nem imagina!
    beijos e um final de semana mará pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri...eu sou super fã de pimentões e adorei sua receita. Vou anotar.
    Bjos
    Boa semana
    Tania

    ResponderExcluir
  6. Fê, quem diria que pimentão daria um belo antepasto :) Beijos!

    Josy, pode encher de cebola que vai ficar uma delícia! eu que tenho frescurite com cebola, rs. Beijinho!

    Vero, nem sou muito fã de pimentão, mas assim até que gosto (muito, rs). Beijinho! (A Mega foi um sucesso, eu já sabia!).

    Tania, pimentão é um ingrediente difícil, essa é uma boa opção para quem gosta e para quem quer tentar :) Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...