Esse não é daqueles sanduíches de forno que são feitos com camadas de pão de forma. Se não chega a ser tão prático, também não é nenhuma complicação: o sanduíche de forno leva a massa básica para salgados que faz sucesso no blog e algumas opções de recheio. A montagem é feita de um jeito bem diferente. O sanduíche saiu do nosso forno depois de uma imagem que esteve circulando essa semana no Facebook associada ao blog. Do jeito que muita gente se interessou pela receita, eu também fiquei querendo. Fiz o teste, deu muito certo e compartilho com você.
A foto que mexeu com o estômago de muita gente mostrava o passo a passo de montagem de uma espécie de sanduíche, montado entre dois discos de massa. Tinha apenas a imagem como referência e não a receita, mas fiquei imaginando que a massa usada no joelho (AQUI) seria perfeita. O mais legal é que, massa - que é bem prática - e recheios preparados, você faz produção em série. Confira a receita com fotos das etapas e as dicas para fazer o sanduíche de forno dar certo.
Acabei achando a receita associada à foto original, estava em alguns sites em russo (!). A tradução do Google ficou bem mais ou menos, mas deu para entender. A massa original não leva fermento e o sanduíche é frito no final, por isso ele fica parecendo uma bolinha (veja AQUI a foto). Nem cogitei a fritura, então abstraí a receita original e fiz do jeito que achei melhor para levar ao forno.
Sanduíche de forno
(Rende 5 unidades)
Massa (igual a ESSA, mas metade)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo (para pão)
1/3 de xícara de água morna
2 xícaras de farinha de trigo
Recheio (sugestões - essas foram as quantidades efetivamente usadas)
1 tomate (5 rodelas)
2 colheres de sopa de queijo minas esmigalhado + orégano
1 colher de sopa de espinafre refogado*
1 colher de sopa de carne moída - Dispense esse item para uma receita vegetariana
1 punhado de cenoura ralada
*Pique o espinafre cru, acrescente um pouco de água e leve ao micro-ondas por 20 segundos. Escorra e use. Lembre-se de que o volume do espinafre cru diminui bem depois de refogado.
Massa: em um recipiente, misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento biológico, misture com uma colher. Acrescente a água morna e misture novamente. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, misturando primeiro com a colher e depois com as mãos. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove, é preciso sovar bem, por uns 15 minutos, até a massa ficar lisa e macia. Precisei acrescentar um pouquinho mais de água durante a sova, pois a massa estava dura. O segredo é que a massa deve começar a sova um pouco pegajosa, à medida que você for trabalhando ela vai desgrudando e ficando macia. Se isso não acontecer, dê umas polvilhadas com farinha de trigo. Massa não tem quantidade exata de ingredientes. Bem sovada e macia? Não precisa descansar a massa, parta para a montagem.
Montagem: faça uma bola com a massa e divida-a em dois. Se você tiver espaço, enfarinhe a bancada e abra os dois discos de massa. Caso não tenha, abra um disco, enfarinhe dois dois lados e deixe enrolada em um cantinho, para depois partir para a outra, polvilhando a bancada com farinha novamente. Antes de colocar o recheio, levante o disco de massa e polvilhe farinha embaixo, para conseguir tirar os sanduíches depois. Marque o disco da parte de baixo com o cortador que for usar. Usei um pote de plástico com 9 cm de diâmetro. Seque ligeiramente a rodela de tomate e posicione no meio do círculo marcado, colocando por cima os outros recheios (queijo + espinafre, carne + queijo, queijo + cenoura). Coloque o outro disco de massa cuidadosamente por cima - não dá para ajeitar muito, pois bagunça o recheio, tem que acertar de primeira - e ajuste o disco de cima com as mãos, apertando nos espaços entre os recheios. Use a rodela de tomate como guia e corte com o cortador corretamente, deixando bordas do mesmo tamanho. Retire as sobras de massa e aperte um pouco as bordas de cada sanduíche. Retire os sanduíches da bancada com a ajuda de uma espátula e coloque em assadeira untada com óleo. Deixe um espaço pequeno entre eles, a massa não cresce muito. Leve ao forno médio por 20 a 25 min, até corar a parte de cima.
Fiz uma receita pequena, já que o objetivo era testar, e é quantidade suficiente para duas pessoas lancharem. O recheio é bem a gosto. Não sou muito fã, mas, para quem gosta, uma rodela completa de cebola pode substituir a rodela de tomate e acompanhar linguiça calabresa, por exemplo. O legal das rodelas do recheio é que elas ajudam a "demarcar" território, facilitando na hora de cortar.
Disco de massa com espessura mais fina, cerca de 0,3 cm - medido na régua #sóquenão |
Discos de massa abertos com espessura mais grossa |
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
Nhum, num.. mexeu bem com o meu estômago também:)
ResponderExcluirbjus
Cila
Cila, ótimo para o lanche, né? Beijos:)
Excluirque delíííííciaaaa!!! adorei a ideia!!!
ResponderExcluirAdoreiiiiiiiiiiiii!
ResponderExcluirnossa achei esta receita o máximo
ResponderExcluiramei demais esta receita e vou fazer para testar. Valeu!!!
ResponderExcluirCarla, bem diferente, né? E ficaram bem gostosos :) Beijo!
ResponderExcluirCáu, obrigada! Que bom que gostou :) Beijos.
Laura, obrigada! O jeito de fazer é muito interessante, tanto que deixou todo mundo interessado - inclusive eu! Beijos.
Ana Paula, experimente mesmo, é uma receita diferente e bem tranquila de se fazer :) Beijos!
Gostei tanto desse blog que adicionei aos meus favoritos. Adorei o toque de bom humor nas dicas. Parabéns!!!
ResponderExcluirOi, Luzia! Obrigada pelo comentário e pelo elogio! Fico muito feliz de saber que vai estar sempre por aqui :) Espero sempre poder oferecer a você e a todos os leitores uma dica esperta, uma receita legal, tudo com bom humor e leveza, que a vida é dura, mas é boa :) Beijos!
ExcluirEu ja tinha criado algo parecido! Foi muito apreciado! Agora vou unir as duas receitas, pra ficar melhor ainda!
ResponderExcluirparabéns muito bem explicado.
ResponderExcluirSara, a receita não é difícil, mas tem uns detalhes. Quis passar tudo bem explicadinho para todo mundo conseguir fazer, tomara que tenha conseguido esse objetivo :) Beijos e obrigada!
Excluirminha massa não abriu......
ResponderExcluirOi, Fernanda. A massa ficou dura, grudenta, elástica demais? Sem detalhes nem sei por onde tentar te ajudar!
ExcluirTeste e deu mto certo.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar.
Que bom que gostou Míriã! Beijos :)
ExcluirOlá :)! Adorei a receita.
ResponderExcluirSabe me dizer se pode armazenar no congelador no caso de fazer quantidades maiores? Se sim quanto tempo e qual o cuidado para o descongelamento?