verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Joelho (italiano, mistinho) feito em casa

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Joelho (italiano, mistinho) feito em casa


Tradicional nas lanchonetes de norte a sul desse país, o joelho - que é o nome pelo qual conheço - é uma massa recheada geralmente com queijo e presunto e assada, e se enquadra dentro do grupo que chamamos de "salgados". Depois de ensinar padre-nosso a vocês, vigários, conto a história do meu joelho (o salgado) caseiro, que sei que também é chamado de italiano e mistinho.

Tudo começou com o marido, que praticamente toda vez que passava em frente a uma lanchonete comentava que estava morrendo de vontade de comer um joelho. Quem começa na dieta sabe, dá uma vontade louca de comer as coisas mais esdrúxulas, que você estava há anos sem comer e nem ligava, mas que dá vontade só porque você não está podendo. Estou no osso por uma coxinha, mas abafa.

Em vez de resolver o problema no balcão da lanchonete mais próxima, achei que seria uma boa oportunidade para testar uma receita de massa básica para salgados assados que vi no blog Panelaterapia, com a vantagem que, fazendo em casa, conseguiria um joelho mais "controlado" em relação a recheio. Ou seja, poderia colocar o que quisesse e o quanto quisesse para rechear, aproveitando para fazer uma escolha mais saudável.

A massa é ótima, é uma receita coringa que com certeza usarei mais vezes. Ela fica bem elástica e é ótima de se trabalhar, e o mais importante de tudo: não dá trabalho para fazer. Fiz metade da receita, o que rendeu dois joelhos enormes. Às favas com a dieta.

Joelho feito em casa

Massa
1/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
3/4 de xícara de água morna
1/2 colher de sopa de fermento biológico seco (aquele do envelope)
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio
Fatias de queijo muçarela
Fatias de peito de peru

Misture em um recipiente o óleo, o açúcar, o sal e o fermento, até ficar homogêneo. Acrescente a água morna e misture novamente. Vá colocando a farinha aos poucos, mexendo bem (fiz primeiro com uma colher, depois com as mãos). Levei a massa a uma superfície enfarinhada e amassei até ficar liso e homogêneo, para isso polvilhei um pouco mais de farinha, até não grudar mais.

Abra a massa com um rolo de macarrão, também enfarinhado, de forma a deixar a massa com formato mais ou menos retangular. Cortei a massa pelo comprimento, com uma faca, e fiquei com duas "tiras", sobre as quais dispus 2 fatias de muçarela - uma ao lado da outra - e 3 fatias de peito de peru - idem. Joguei um fio de polpa de tomate por cima do recheio e fui dobrando a tira em cima dela mesma (sem fazer um rolo) até ficar no formato do joelho. Pincelei gema batida sobre cada joelho e salpiquei manjericão seco. Leve ao forno médio por cerca de 25-30 min.

Jantamos o joelho acompanhado de uma salada morna de tomates e brócolis cozido, levados ao fogo rapidamente com azeite e alho, finalizada com ovo cozido picado e mais azeite.

--------------------------------------------

Você conhece o joelho por outros nomes? Diz aí nos comentários!

A receita da massa do Panelaterapia está AQUI.

28 comentários:

  1. Oi Adri, adorei a receita, sempre quis saber como fazia, e vamos falar sério hem ficou lindo seu joelho amiga, e que tentador!!! Vou levar a receita e experimentar, adorei, bom eu conheço como misto e joelho, só conheço assim. Ficou lindo...bjokas um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Adri eu não conheço, mas mostrei a receita para meu maridão que adora fazer essas delícias...Já copiei a receita.É muito fácil e decomer deve ser melhor ainda!!!!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Josy, acho que essa não é a massa "original" do joelho, mas te garanto que o sabor ficou o mesmo. Experimenta que não vai se arrepender :-) Beijos!

    Bel, essa massa pode receber vários recheios, dá para usar o que tiver em casa, é só o maridão usar a imaginação :-) Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Adri,
    O seu perfil poderia ser o meu: jornalista e metida a saber tudo de cozinha.
    Adorei seu blog.
    Prazer em conhece-lo.
    BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. hummmm parece uma delicia.
    vou pegar a receitinha para mim.
    achei seu blog delicioso.

    baci

    ResponderExcluir
  6. Adri parece uma delicia !!Hummm !! Conheço aqui como folheado mesmo! Nunca tinha ouvido este nome de joelho por aqui! hahahaha :D Vou guardar esta receita porque com certeza farei!!Ficou lindo!!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lylia, que bom que gostou, volte sempre :-)

    Casa de fifia, obrigada pelo elogio! Essa receita é para anotar e usar com o recheio que você tiver em casa. Beijos :-)

    Tereza, acho muito interessante essas diferenças nos nomes das comidas pelo país, imagino seu espanto de saber que a gente chama de joelho, nem me pergunte por que! Hahaha. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ficou bom demais :-)

    Já estou querendo novamente:-)

    ResponderExcluir
  9. Leandro Monteiro, você é suspeito! Vale um repeteco com esfiha? Tá na lista :-)

    ResponderExcluir
  10. O Leandro não te larga nunca mais... Esse é o famoso agarrou pelo estomago!!!

    ResponderExcluir
  11. Pekita, nesse negócio de agarrar pelo estômago é que estamos na dieta, hahaha. Saudade de ti, beijoca :-)

    ResponderExcluir
  12. seu blog é maravilhoso, Adri!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostou do que viu aqui, Lara! Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Aqui em Goiânia se chama Americano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu também nunca tinha ouvido falar. Agora de onde o pessoal tira nomes como "joelho" - o mais estranho de todos, rs -, "americano", "italiano"? Rs. Abraço!

      Excluir
  15. não posso com gema, vou pincela com o que para ela não ficar seca por cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdão ja encontrei com leite, é que o tratamento de cancer de tiroide esta me deixando maluca e este site foi bom demais para o tratamento da dieta que tenho que fazer bjus

      Excluir
  16. boa tarde ,gostei muito do seu blog ,eu trabalho com salgados mas encontro dificuldades para deixar o meu joelho com o queijo dentro e faço deles minis tambem eu gostaria de lhe pedir ajuda ,se vc podia me ensinar como conseguir que o queijo nao saia todo, estarei ansiosa por sua ajuda desde ja te agradeço ,beijinho fique com DEUS que ele continue te abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone! Não sou profissional nem nada, nem tenho muito costume de fazer salgados. Um chute: talvez você esteja colocando queijo demais, aí ele transborda todo para fora. No caso do joelho da foto, usei muçarela em fatias (acho que usar queijo ralado, por exemplo, deve ajudar o queijo a transbordar) e deixei uma "borda" de cerca de 1 cm de massa sem recheio, antes de enrolar no formato de joelho. Tomara que você consiga aperfeiçoar seus salgados e que as dicas te ajudem! Beijos.

      Excluir
  17. Uma duvida: essa massa fica com um gosto mais salgado? Caso eu queria fazer com recheio doce, o que seria mais indicado, diminuir a quantidade de sal ou aumentar a quantidade de açucar?
    Gostaria de parabenizá-la pelo blog, é excelente :DDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro! Sim, a massa fica salgada. Nunca testei fazer uma versão doce, mas vou dar um chute: eu colocaria 1 colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal, para que a massa fique mais "neutra". Mas precisa fazer o teste, ok? Depois me conta. Abraços e obrigada pelo elogio, fico muito feliz que goste do blog :D

      Excluir
  18. não precisa de deixar a massa crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa. Essa é uma massa para salgados prática, não requer tempo de descanso.

      Excluir
  19. Adri, parabéns, você é muito honesta nas medidas. Adorei suas receitas, obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nan! Eu que agradeço, obrigada :)

      Excluir
  20. Boa Tarde. A Água pode ser gelada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não, tem que fazer como está na receita, com água morna.

      Excluir
    2. Oi! Não, tem que fazer como está na receita, com água morna.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...