verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Polenta confortável com molho de frango

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Polenta confortável com molho de frango


Você, que gosta de culinária, de visitar sites e blogs com receitas (incluindo o Casa!), de ver as novidades do mundo gastronômico vai me compreender e me dar a mão: fazer isso dá a maior vontade de comer. E fazer isso já com fome dá a maior vontade de comer a tela do computador.

Estava passeando por esse mundão da internet quando aterrissei no blog Cozinha Pequena e imediatamente decidi: vai ter polenta no jantar! Nunca tinha feito, apesar de adorar o prato, inclusive e principalmente na dupla com o "polêmico" sarapatel. Amo muito. Fora que me lembrei da polenta da minha mãe, que é uma delícia. Atenção, isso é confort food!

O negócio foi premeditado. Nas últimas compras no supermercado, passei a mão em um pacotinho de farinha de milho para polenta. Juntou a fome com a vontade de comer e a possibilidade de fazer. Final feliz.

É uma receita muito fácil de fazer. Percebi que o "pulo do gato" é a "calma nessa hora": se você for colocando a farinha de milho aos poucos no fogo baixo, mexendo sempre com um fouet, não empelota, não queima, no pasa nada. Para acompanhar, fiz um molho de frango muito simples e bem temperado, que casou muito bem com a polenta. Um molho com carne moída ou carne desfiada é ótima pedida também.

Polenta confortável com molho de frango

Polenta
1,5 litro de água
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho amassados
1/2 cubo de caldo de legumes
2 colheres de sopa de parmesão ralado
250 g de farinha de milho (usei uma indicada para polenta)

Leve a água para ferver junto com a manteiga, o alho e o caldo de legumes. Coloquei meio cubo por causa do sal, lembre-se de que vem o parmesão depois. Após ferver, abaixe o fogo e acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo com o fouet. Quando engrossar, acrescente o queijo parmesão ralado e mexa até este derreter.

Molho de frango
3 filés de frango cortado em cubos pequenos
1 caixa de molho de tomate pronto
Salsinha e cebolinha picadas
Manjericão seco
Pimenta branca moída
Azeitonas verdes
Sal e azeite

Tempere os cubos de frango com sal e pimenta do reino branca. Leve ao fogo para dourar em azeite. Acrescente a salsinha, a cebolinha e o manjericão. Coloque o molho, as azeitonas e um pouco de azeite. Deixe o molho apurar, para ficar consistente.

Sirva a polenta com o molho por cima, tudo bem quente, com queijo ralado coroando. Depois, se acomode com uma manta no sofá e assista à novela para fazer a digestão. Esse prato é de "sustância".

--------------------------------

A receita responsável por essa coisa toda é ESSA, do blog Cozinha Pequena.

Uma pimentinha no molho de frango esquenta mais ainda o prato. Para beber, vinho tinto! A combinação polenta, frango e vinho é tão boa que tem até festa para isso, sabia? Veja AQUI.

4 comentários:

  1. Dri adoro polenta, e como vc disse tem muita sustância mesmo hehehe, é bem porreta. Adoro polenta de qualquer jeito, com linguiça, com carne moida, recheada, e assim como vc fez, com um belo franguinho. Boa pedida. Belo prato...bjocas

    ResponderExcluir
  2. Josy, agora você me deu vontade de polenta com linguiça. Que que eu faço??? Hehehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já que tem a farinha de polenta aí a jeito, experimenta estes CornBread de Polenta:
    Scones de Tabuleiro

    Fiz com kéfir, mas com iogurte natural fica igualmente bom. São uma delicia, quer para comer com doce e manteiga, quer para comer salgado, olha aqui:
    Como acompanhamento de alimentos salgados

    Até mais!
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Rute, adorei a sugestão do cornbread! Vou fazer com o que sobrou da farinha :-) E o acompanhamento me deu água na boca. Quero tudo igual! Rss. Beijo.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...