verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Enformado de abobrinha

domingo, 3 de julho de 2011

Enformado de abobrinha


A ideia veio de algo parecido que já vi em algum lugar e, apesar de a fonte exata ter ficado perdida para sempre na memória - misturada com tantas outras coisas que já vi por aí -, a essência da ideia ficou bem guardada: usar fatias de legume, finas e maleáveis o suficiente para serem moldadas, para "enformar" algum recheio.

E disso me saiu um almoço rápido para dois, prático, pois pode ser acompanhado apenas de arroz ou massa - foi o caso -, e que ainda rendeu uma apresentação diferente, mas muito simples de fazer. O meu foi enformado com abobrinha e levou recheio de carne moída. Mais que uma receita, acho que o mais importante é a montagem, pois logo depois fiquei pensando em variações (muitas!) de legume e de recheios.

Enformado de abobrinha

1 e 1/2 xícara de carne moída cozida (temperada com sal, pimenta do reino e alho)
1 colher de café de pimenta dedo de moça picada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 abobrinha pequena

Corte a abobrinha em fatias finas pelo comprimento, reserve. Misture a carne moída com o azeite, a pimenta e a farinha, até ficar homogêneo e firme (capaz de moldar almôndegas), reserve também. Unte uma xícara de porcelana que vá ao forno com um fio de azeite e forre com as fatias de abobrinha, primeiro o fundo e depois as laterais, deixando sobras para fora do recipiente. Coloque o recheio aos poucos na cavidade, apertando bem. Feche o topo com as sobras das fatias que ficaram para fora, apertando bem e finalizando com outro fio de azeite. Leve ao forno médio por cerca de 20 min. Para desenformar (quente), é igual pudim: coloque um prato em cima da xícara, respire e vire, com cuidado, mas decididamente.

Essas quantidades renderam duas xícaras. A receita é simples, mas abaixo deixo alguns "pulos do gato", sugestões, devaneios e notas mentais para uma próxima vez:

1. Usei carne moída cozida pois já tinha uma porção congelada, mas a carne pode ser usada crua, preparada como se fosse para fazer hambúrguer (acrescentar ovo e farinha de trigo ou miolo de pão umedecido) e temperada a gosto do freguês.
2. Como minha abobrinha era curta, fiz as fatias com um descascador de legumes, pois com faca não fica fino o suficiente, mas o ideal é usar um slicer ou mandolina.
3. É importante cobrir todo o recipiente com as fatias de abobrinha sem deixar espaços entre as emendas, senão o recheio pode escapar pelas brechas.
4. Aperte bem o recheio com os dedos ou com as costas de uma colher, para ficar bem compacto, mas cuidado para as fatias escorregarem muito e saírem do lugar.
5. O enformado pode ser feito em uma forma de bolo inglês, para isso, faça fatias longas (é importante que o legume seja comprido). Pode-se usar também ramequins.
6. Em vez de fatias de abobrinha, podem ser de beringela. Salpique sal e deixe descansar ou mergulhe as fatias por alguns minutos em água com vinagre para tirar o amargor.
7. Sendo firme o suficiente para garantir que desenforme, o recheio pode ser de frango, um cuscuz paulista, ou opções frias, como salpicão de frango. No caso de um prato frio, é legal grelhar as fatias de abobrinha/beringela antes de usar e levar o prato depois à geladeira para ajudar a firmar antes de desenformar.

---------------------------------------------

A abobrinha frequenta muito minha geladeira e já andou dando as caras por aqui, neste Frango com Abobrinha.

Conheço a mandolina também como slicer, mas não sei se todo slicer é uma mandolina (pois já fatiadores de vários formatos). Conheça AQUI e AQUI.


5 comentários:

  1. Me encanta essas receitas, além de ficarem lindas...As abobrinhas italianas como conheci no Chile e aprendi fazer recheadas, no forno e também cozinhando com o recheio em uma panela grande e sereve inteiras,ficam deliciosas...
    paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Adri, adorei esse enformado, sou louca por abobrinha, vê-se pela quantidade de receitas com abobrinhas que tenho no meu blog, mas essa eu não tenho, adorei a idéia, sugestão ótima, e que farei com certeza. Bjos querida...ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Bel, a abobrinha é mesmo um legume muito versátil! As recheadas ficam deliciosas mesmo. Ainda tenho abobrinha, você acabou me dando uma superideia para o jantar de hoje :-) Beijo!

    Josy, adoro abobrinha também! Vou passear pelas receitas de abobrinha no seu blog, quem sabe acho a receita da recheada, a Bel aí de cima me deixou com vontade. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adri querida !Adoro abobrinha e fiquei encantada com sua idéia! Nunca tinha pensando nesse enformado e já guardei a receita!! Lá em casa sempre temos abobrinhas pq como vc disse é tão versátil né!! :D Delícia !!Parabéns pela criatividade! Beijos !

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Adri! que lindo esse prato. Adorei. Parecia tão dificil de fazer, mas com seu PAP ficou fácil. rsss.
    bj.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...