verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Almoço árabe: mjadra (arroz com lentilha)

domingo, 24 de julho de 2011

Almoço árabe: mjadra (arroz com lentilha)


Fechando as postagens do almoço árabe, o mjadra - ou arroz com lentilha - é o acompanhamento perfeito para kaftas, quibes e tabules da vida. E o melhor de tudo: é muito simples de se fazer. Se você já fez arroz branco alguma vez na sua vida, já tem todas as ferramentas necessárias para fazer o mjadra sem medo de errar. Se nunca fez, chega mais que nunca é tarde para aprender alguma coisa nessa vida.

Também gostei demais dessa receita porque se tornou mais uma opção para variar no arroz. Opção prática, sem uma infinidade de ingredientes, rápida de fazer e que não requer grandes habilidades. E todos já sabem: disso a gente gosta!

E o cardápio do almoço árabe ficou completo:

- Baba ganoush com pão árabe (sírio, pita) tostado
- Mjadra (arroz com lentilha)

Plus: Quibe de micro-ondas (mas a receita pode ir ao forno convencional, é só ficar de olho no tempo, que é diferente).

Cate as cebolas que encontrar pela frente - ressalto que essa que vos escreve não gosta de comer cebola -, e pegue carona no seu fogão, direto para as "Arábias"!


Mjadra (arroz com lentilha)

2 xícaras de arroz lavado e escorrido
1 e 1/2 xícara de lentilha pré-cozida
2 colheres de sopa - cebola bem picada
Azeite
Sal a gosto
1 cebola cortada em tiras

Preparando a lentilha: antes de usar a lentilha, é preciso que esta seja pré-cozida, para que arroz e lentilha cozinhem juntas por igual. Antes de usá-la na receita, leve a lentilha ao fogo até que fique al dente - levemente macia, ainda firme, porém não dura. Faça o teste do "mastiga" para verificar se está no ponto.

Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite, até ficar bem dourada - só não pode ficar preta, sinal de que está queimada, mas deve ficar bem escura. Junte o arroz lavado e a lentilha pré-cozida, refogue um pouco. Junte água fervente, até cobrir o arroz e a lentilha em aproximadamente "1 dedo" acima do arroz. Fique de olho no arroz, o cozimento dele será seu parâmetro. Se a água for acabando e o arroz continuar duro, coloque um pouco mais de água. Dica de amiga: dá para colocar mais água, tirar água que está a mais, não. Menos é mais.

Para acompanhar o arroz com lentilha, frite a cebola em tiras no azeite, até ficar bem escura também (não queimada!). Depois de pronta, coloque no papel toalha para retirar o excesso de gordura e deixar a cebola mais sequinha. Coloque a cebola frita por cima do arroz com lentilha, na hora de servir.

Mea culpa: não sei se coloquei azeite demais, mas minha cebola frita não ficou tão sequinha e crocante do jeito que como por aí, mesmo secando no papel toalha. Se alguém souber a dica para deixá-la crocante e puder deixar um comentário, ficarei muito grata!

---------------------------------

E para beber? Uma opção que já experimentei em restaurantes árabes foi a limonada batida com hortelã - refrescante é apelido. Mas há as bebidas tradicionais. Saiba quais são AQUI.


15 comentários:

  1. Adri, que delícia de almoço! Adorei sua receita, diferente e linda! beijos

    ResponderExcluir
  2. Amo lentilhas.
    Então canja de lentilhas nem se fala!
    Gostei da sugestão Mjadra, a cebola frita é a "cereja" no topo do bolo!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Adriana adoro arroz com lentilhas, vou fazer com certeza, essa sopa de cebola adicionada e as cebolas por cima, devem dar um sabor incrivel, pois adoro cebolas. Vou levar a receita, esse prato não conhecia. Fechou com chave de ouro. Amei....bjocas

    ResponderExcluir
  4. Dri, que delicia esse mjadra!!! Super tranquilo de fazer e saboroso!! Adoro cebolas e deve ficar divino com elas por cima...rs Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bruna, e o melhor de tudo é que é superfácil de fazer :-) Beijos!

    Rute, mais uma forma de fazer sua amada lentilha (eu também amo!). Minha mãe faz sempre no Ano Novo, porque dizem que dá sorte, rs.

    Josy, a cebola dá um sabor especial, mas não tem sopa de cebola na receita, não! Rs. Até entendi seu engano, vou editar para não confundir :-) Beijo!

    Tereza, a cebolinha frita dá uma sabor especial, só preciso deixá-las mais crocantes da próxima vez. Mas o sabor é garantido :-) Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adri,
    Eu costumo picar a cebola, colocar num saco com um pouco de farinha de trigo (bem pouquinho msm), sacudo pra misturar bem e dps frito em óleo beeem quente. Fica um "must" como dizem meus filhos! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, acho que você resolveu meu problema da cebola e ainda deu uma solução ultraprática para isso! Adorei! Desse jeito que você falou, deve ficar igual à do restaurante árabe. Obrigada pela dica, vou testar :-)

    ResponderExcluir
  8. Posso fazer a mjadra (como é mesmo a pronúncia?) com arroz integral? Ele é mais duro e deve dar o tempo exato da lentilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clóvis! Pelo que sei, se pronuncia como se lê mesmo, com um "m" mudo que se fala como um "mi" rápido. Nunca tentei fazer com arroz integral, mas se fosse o caso meu raciocínio seria o mesmo do teu: já que o arroz integral é mais duro, eu colocaria para cozinhar junto com a lentilha, não daria a "pré-cozida" na lentilha. Mas isso é só um palpite! Se fizer, volta para contar? Fiquei curiosa! Abraço!

      Excluir
    2. Taí, vou tentar fazer com arroz integral, achei uma ótima ideia e fiquei curiosa pelo resultado. Quando fizer, atualizo a postagem. Obrigada, Clóvis, pela dica!

      Excluir
  9. Corte as cebolas em rodelas bem fininhas e passe na farinha de trigo, com o auxílio de um saco plástico. É só sacudir o saco para que as cebolas fiquem cobertas por igual. Coloque aos poucos na frigideira com óleo quente. Duvido que não fique sequinha e crocante!

    ResponderExcluir
  10. colocar um pouco de sal na cebola antes de fritá-las ajuda a ficar mais crocante e não dá pra fazer muito de uma vez (eu frito em 2 partes).

    ResponderExcluir
  11. Eu deixo a cebola de molho na cerveja e depois passo farinha de trigo.Fica maravilhosa.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...