verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Almoço árabe: kafta

terça-feira, 19 de julho de 2011

Almoço árabe: kafta


Essa é a primeira receita de uma série de culinária árabe. Não é nada de mirabolante, são talvez os pratos que mais identificamos como árabes, acho que só faltou o quibe (no almoço, pois ele já apareceu no blog, confira abaixo).
Atualização em 19/10/2016: aproveitei uma das vezes que repeti a receita para tirar novas fotos, que são a que abre e a que encerra a postagem. Nesse caso, fiz sem palito, apenas modelando os kaftas em formato de quibe.

Todos foram feitos de maneira prática e rápida, com ingredientes simples e que rendeu um almoço fácil, relativamente rápido e delicioso. Peço licença aos puristas e defensores da culinária árabe "de raiz" para dizer que fiz uma gambiarra aqui e outra ali nos pratos. O objetivo era apenas deixar as "Arábias" mais próximas de qualquer casa brasileira, por isso optei por itens básicos e fáceis de serem encontrados. A lista vai ficando completa ao longo dos próximos dias. Eis o cardápio:

Baba ganoush com pão árabe (sírio, pita) tostado
Kafta

1/2 kg de carne bovina ou frango moídos
1 colher de sopa de molho de pimenta árabe
1 colher de sopa de cebola picada
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de hortelã picada
Sal a gosto
Palitos de churrasco

Misture bem a carne (bovina - usei patinho moído - ou de frango) com todos os outros ingredientes. Pegue um punhado da carne temperada e vá moldando em volta do palito de churrasco, com as mãos e apertando, até ficar no formato do kafta. Leve ao forno alto com um fio de azeite por cima, por cerca de 40 min. Essa receita rendeu 10 kaftas médios.

Como fiz os kaftas no forno, não teve santo que fizesse o de frango ficar dourado. Ouvi dizer que fazê-los no grill é melhor, da próxima vez vou tentar. Mas os de carne ficaram dourados e suculentos. Usei uma carne de frango já comprada moída, na bandejinha. Não gostei, achei maçuda, acho que fica melhor processar a carne de frango em casa, para que fique mais pedaçuda.

--------------------------------------------

Para servir os kaftas, não podem faltar pedaços de limão, um molho de pimenta vermelha e o próprio molho de pimenta árabe, encontrada em garrafinhas como as de molho inglês. Azeite, muito azeite.

O quibe faltou só no meu almoço árabe, porque no blog ele dá o ar de sua graça AQUI.

3 comentários:

  1. Eu amo Kfta, vc me deu uma boa sugestão para o almoço de hj


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonanahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adri que delicia !!Amo kafta e comida árabe pois minha avó era árabe !! :D Que maravilha !!Hummm Linda!! Beijos !!

    ResponderExcluir
  3. Daniel, além de gostoso, é muito prático de se fazer. O almoço deve ter sido no capricho :-) Beijos!

    Tereza, então a culinária árabe já está no sangue! Também adoro, mesmo sem nenhum pé nas Arábias, rss. Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...