verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Almoço árabe: tabule

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Almoço árabe: tabule


Sabe aqueles dias em que você quer uma salada, mas acha todas as opções meio sem graça? Quer uma salada que seja diferente, rica em sabores, mais ainda assim fácil e rápida de se fazer? Uma que, mesmo sendo uma saladinha, não deixe aquela sensação de "buraco" no estômago 15 minutos depois de comer?

Atualização em 19/10/16 - Aproveitei que repeti a receita para tirar novas fotos, a que abre e a que encerra a postagem. Continuo adorando tabule e ando fazendo sem pimentão, com bastante salsinha e hortelã.

Então, adoro tabule. A combinação de sabores é muito leve e saborosa, ótima para dias mais quentes, pois ela é muito refrescante. Nada impede de comê-la nos dias mais friozinhos. Nesse caso, sou mais uma sopa. Um ingrediente da salada faz com que o tabule se torne um prato de "sustância": o trigo ajuda na sensação de saciedade, o que impede que você fique louca de fome uma hora após o almoço. Sofro desse problema com saladas e sopas, então um cereal ou proteína entre os ingredientes sempre caem bem. Isso me sustenta por duas horas.

E o cardápio do almoço árabe está ficando quase completo:

Baba ganoush com pão árabe (sírio, pita) tostado
Tabule

Tabule

1 xícara de trigo para quibe hidratado
1 cebola picada (usei branca e roxa)
1 pimentão picado
3 tomates picados
1/2 maço de hortelã
1/2 maço de salsinha
Suco de 1 limão
Azeite e sal a gosto

Para hidratar o trigo: coloque o cereal em um recipiente e coloque água quente, apenas o suficiente para cobrir. Quando o trigo tiver absorvido a água, está pronto. Se necessário, esprema o trigo em um pano de prato limpo, em uma peneira ou com as mãos, para retirar o excesso de água.
Junte ao trigo hidratado a cebola, o pimentão, o tomate, o hortelã e a salsinha. Tempere com suco de limão, azeite (muito!) e sal. Leve à geladeira, pois bom é comer geladinho. Essa quantidade Rendeu uma travessa grande, que serviu bem 10 pessoas.

Graças ao empenho do marido em ficar horas escolhendo os tomates no mercado, eles (dos comuns) estavam vermelhos e doces, de comer feito maçã. A combinação cebola, pimentão e tomate sofre variações, dependendo da receita. Já vi por aí tabule com pepino. Recomendo (sempre) fazer a seu gosto. Gosto do pimentão nesta receita, mas não costumo vê-los em tabules por aí, admito.



Atualização em 28/11/11: a quantidade de trigo para quibe especificada nos ingredientes é de trigo cru, pois, depois de hidratado, ele rende mais que uma xícara.

----------------------------------------
A sopa do friozinho pode ser de beterraba, como ESSA.

Não segui muito não, mas dei uma olhada no tabule do Panelinha antes de fazer meu. Confira AQUI.

No mesmo Panelinha, tem uma versão diferente de tabule, com quinua. Veja AQUI.

11 comentários:

  1. Adri..parece gostosinho...e com esse friozinho por aqui, uma sopinha cai bem..Feliz dia do amigo!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri,me paresce delicioso!há e sobre o que vc me perguntou lá no blog!eu começo de cima para baixo(assim eu acho mas fácil)bjs,e espero vc mas vezes no blog!

    ResponderExcluir
  3. Adoro tabule!
    Embora nunca tenha confeccionado cá em casa.
    Me deu uma gana de confeccionar já já!
    Pena que já jantei. Mas amanhã ou depois, essa receitinha não me escapa!
    Minha boca ficou a aguar por ela!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Tabule é bom demais né? Adorei a receita! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Adri adoro comida árabe, e uma das minhas preferidas são o Tabule e a Kafta, adorei as duas receitas, a kafta de frango nunca comi deve ficar delciosa também, é ma ótima sugestão para um final de semana. Gostei muito e as fotos estão lindas, com uma pimentinha fica perfeito né? Querida obrigada pela força e carinho. Um lindo domingo...bjos

    ResponderExcluir
  6. Bel, o sabor é muito bom mesmo, mas confesso que aproveitei uma trégua no frio para fazer o tabule, rss. Beijos!

    Aline, obrigada por esclarecer minha dúvida! Ficaram lindas demais suas flores. Beijos!

    Rute, viu como é fácil de fazer? Agora você pode ter seu tabule na hora que quiser :-) Beijos!

    Cecília, é bom demais mesmo. Como disse no post, gosto do tabule porque sacia mais. Beijo!

    Josy, a pimentinha é fundamental! No kafta então, fica perfeito. O legal é que dá para inventar muita coisa em cima dessas receitas :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. conexao@miriampatini.com.br7 de outubro de 2011 às 13:51

    Pessoal,

    Amanhã farei um almoço aqui e casa e o pessoal pediu para eu fazer charuto de repolho. O que mais devo servir para acompanhar o charuto?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Como o charuto de repolho tradicional é recheado com uma mistura de carne e arroz, já é praticamente uma refeição completa. Eu faria só o tabule (receita neste post) e umas pastinhas com pão árabe para o pessoal ir beliscando. Aqui no blog tem receita de baba ganoush (http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/07/baba-ganoush-pratico-pasta-de-beringela.html) e te indico essa receita de homus (http://digamaria.com.br/archives/tag/homus). No almoço árabe que fiz, a sobremesa foi taça floresta negra (http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/07/taca-floresta-negra.html)
    Se você quiser algo mais tradicional, te indico a surpresa de semolina (http://www1.folha.uol.com.br/comida/933838-confeiteiros-trocam-ingredientes-arabes-e-portugueses.shtml)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Drica,
    Estava pesquisando no google sobre tabule e vim parar no seu blog... hehehehehehe.
    bjMil, Renata Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renatinha! Estava rodando e veio parar aqui! Rsss. Beijão :)

      Excluir
  10. Oi Aline, que linda foto ! Te escrevo para dar uma dica: Para 1 copo de trigo de quibe, eu coloco 1 copo de água fervendo. Espero 10 minutos (assim que esfriar) e está hidratado, sem necessidade de espremer.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...