Estava com uma lista de receitas a preparar para receber a família e, apesar de adorar ficar entre as panelas, era humanamente impossível perder muito tempo com cada prato. Precisava de coisas práticas, e assim o foi. Com a ajuda do marido, saiu um almoço de domingo em tempo recorde, que aos poucos aparecerá aqui no blog.
Decidi que a sobremesa seria algo extremamente prático e que pudesse fazer no dia anterior, pois queria dedicar mais o pouco tempo aos outros pratos. Utilizando vários itens prontos, surgiu a Taça Floresta Negra, que nem foi feita em taça, nem nada. Mas a ideia é ir montando camadas, então, o ideal é que o recipiente seja transparente - para visualizar as camadas - e alto - para montar várias. Minha receita é gigante, serve umas 12 pessoas, por isso recomendo que, em ocasiões "normais", se faça metade da receita.
A tradicional combinação de cereja com chocolate e chantilly, a "floresta negra", foi a inspiração para essa taça, porém, mais que uma receita, essa sobremesa é um coringa, de tão rápida e de tantas variações que permite.
Taça floresta negra
2 pacotes de bolo pronto sabor chocolate
1 pote de cereja em calda (190 g)
900 ml de chantilly (aproximadamente)
Raspas de chocolate (100 g)
Corte o bolo em fatias de cerca de 0,5 cm. Essa "precisão" toda é só para dizer que a fatia não pode ser muito grossa nem muito fina. Reserve. Pique as cerejas, reservando a calda que vem junto e as misture com o chantilly. Dilua a calda com 1/4 do seu volume de água. Reserve. Reserve tudo. Agora vamos montar: Comece colocando uma camada de bolo no fundo da travessa, regue com a calda da cereja diluída em água e ponha por cima uma camada do creme chantilly misturado com as cerejas picadas. Vá alternando as camadas e termine com a de chantilly. Decore com as raspas de chocolate.
Sobre o chantilly: você pode bater o creme de leite fresco, usar misturas em pó para chantilly ou creme de leite em caixinha "bate chantilly". Eu utilizei 2 pacotes de mistura em pó mais 2 caixas de creme de leite "bate chantilly", pois era o que tinha. Minha taça ficou gigante, foi chantilly à beça.
Essa taça - a ideia de montar camadas de bolo e chantilly - permite algumas variações interessantes. Pensei, por exemplo, em usar bolo de coco e misturar abacaxi em calda no chantilly. Um bolo de laranja pode fazer par com o chantilly misturado com raspas de chocolate (já pensou em regar o bolo com um licor diluído?). Invente a sua combinação :-)
------------------------------------------
Sobremesas rápidas são com a gente! Confira AQUI uma seleção de algumas sugestões zás-trás.
Noooooossa!!!! É isso que eu amo!!!!!! Parabéns, Adri, deve ter ficado uma delícia! Bjbjbj!
ResponderExcluirOi Adri querida, que saudades de voces, finalmente voltei e graças a Deus agora está tudo bem, menina que delicia de sobremesa e melhor que isso, super prática e fácil de fazer. A foto ficou linda. Parabéns...beijinhos
ResponderExcluirJosy, que bom que está de volta! E melhor ainda saber que ficou tudo bem :-) Obrigada pelos elogios! Beijos.
ResponderExcluirMaria Luiza, ficou uma delícia mesmo! Eu sou muito fã de receitas práticas, adoooro! Rss. Um beijo!
ResponderExcluirOlá, cheguei aqui pelo mosaico. E assim como vc gosto das coisas práticas e rápidas.
ResponderExcluirNada como ter uma sobremesa express para visitas.
Bjs
Que receita fácil e prática!!
ResponderExcluirOlá Adriana, uma taça dessas faz a alegria de qualquer mamãe!
ResponderExcluirE o resto da turma também, não é mesmo?!
Ficou linda sua sobremesa!
Bjuss!!!