verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Baba ganoush prático (pasta de beringela)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Baba ganoush prático (pasta de beringela)


Fiquei na dúvida sobre como se escreve o nome da receita (babaganoush, baba ganoush, babaghanoush?). Se alguém tiver certeza da grafia e puder me esclarecer, agradeço, mas - para além da ortografia - o importante é que essa pasta de beringela é um dos pratos que nós, brasileiros, mais conhecemos da culinária árabe, é gostosa, prática de se fazer, envolve beringela (querida!), tem poucas calorias e ainda pode ser guardada por dias na geladeira.

Ufa! São muitos motivos para gostar do baba ganoush e abaixo você verá que a facilidade na receita e a praticidade de ter uma pastinha gostosa sempre à mão na hora da fome são ótimos motivos para fazê-lo. E nada poderá lhe deter.

Essa receita, mais do que um passo a passo de como reproduzir o baba ganoush, é um "pulo do gato", ao melhor estilo de dar um jeitinho quando não se tem tudo à mão ou quando é difícil achar certos ingredientes na região onde se mora.

No lugar do tahine - pasta de gergelim comprada pronta -, usei um molho de gergelim, que já tinha em casa e havia comprado para usar como tempero no quibe. Esse molho vem na garrafinha, como aquelas de molho inglês e molho de pimenta, e o encontrei no supermercado justamente na prateleira junto com esses dois.

Baba ganoush prático

2 beringelas grandes
2 dentes de alho bem picados
3 colheres de sopa de molho de gergelim
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto

Leve as beringelas inteiras ao forno médio alto. No meu caso, ficaram cerca de 40 min no forno, mas o objetivo é que elas fiquem no forno até a pele do legume ficar escurecida e com bolhas/enrugada, assim:


Depois de assada, deixe a beringela esfriar um pouco, faça um corte na longitudinal e retire a polpa com uma colher, deixando só a casca. Leve a polpa a um recipiente e amasse com um garfo, para um resultado mais pedaçudo, ou bata no processador ou com o mixer. Utilizei o mixer porque não quis que as sementes do legume ficassem tão evidentes. Acrescente o alho - eu coloquei para processar junto com a polpa da beringela -, o molho e o suco de limão. Coloque sal a gosto e leve à geladeira. O ideal é consumir frio e, no outro dia, o sabor fica mais apurado e mais gostoso. Rendeu aproximadamente um pote de 300 ml de pasta, você pode usar a quantidade de beringela que quiser, adaptando a quantidade dos outros ingredientes.

---------------------------------------------

A receita na qual me baseei foi ESSA do blog Figos & Funghis.

Não encontrando o molho de gergelim, eu tentaria fazer ESSA pasta de gergelim caseira, mole. E ainda usaria óleo comum no lugar do óleo de gergelim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...