Hoje é dia de São
Como a festa só acaba quando termina, deixo mais uma receitinha com cara de quadrilha - o sagu com leite remete à canjica (mungunzá), cuscuz branco e ao próprio sagu de leite, enquanto o gengibre remete ao quentão e garante o picante que aquece nessas noites frias de junho. Mas claro que pode ser preparada em qualquer momento do ano, pois gosto é coisa atemporal, né não?
Essa sobremesa ainda ajudou a despachar parte do saco de sagu que tenho aqui em casa. Parte, pois ainda tem, e muito. Haja sachê.
Creme de sagu com geleia de gengibre
Creme
250 ml de leite
3 colheres de sopa de açúcar light (ou 6 colheres de sopa de açúcar comum)
3 colheres de sopa de coco ralado
3 colheres de sopa de leite de coco
2 cravos-da-índia
3/4 de xícara de sagu
Leve ao fogo os 5 primeiros ingredientes, até começar ferver. Abaixe o fogo e acrescente o sagu. De início, o sagu ficará boiando no líquido, mas logo ele começa a hidratar. Quando o creme começar a encorpar, é preciso mexer continuamente. Acrescentei cerca de 1 xícara de água ao longo do processo, para continuar mexendo quando o creme ficava grosso demais, pois as bolinhas de sagu precisam cozinhar até ficarem quase transparentes. Deixei minhas bolinhas mais para firmes, mas é só controlar, quanto mais perto de ficarem totalmente transparentes, mais macias. A consistência final deve ser um creme bem grosso.
Geleia
4 colheres de sopa de gengibre processado (sem casca)
3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de água fervente
suco e raspas de 1 limão
Derreta o açúcar, com cuidado para não deixar queimar, e depois acrescente a água fervente. Deixe quieto até a mistura ficar homogênea, no fogo baixo. Junte o gengibre, o suco e as raspas de limão, mexendo até chegar ao ponto de geleia. Atenção que a geleia endurece um pouco depois que esfria, a minha ficou dura e tive que corrigir no fogo depois. A receita original dizia para ralar o gengibre, mas acabei colocando os pedaços no processador por minha conta e risco (preguicinha de ralar).
O creme rendeu quatro tacinhas, é só servir o creme com uma colherada da geleia, pode comer quente ou frio. Garanto que fica bom dos dois jeitos (claro que comi do quente antes de colocar na geladeira).
----------------------------------------
A receita original da geleia de gengibre, do blog Chocolatria, está AQUI.
A inspiração dessa receita veio do blog Panelaterapia, com seu creme de tapioca e geleia. Confira essa receita AQUI.
Sou apaixonada por sagu de vinho, se alguém tiver uma receita bem boa e infalível para me passar, agradeço demais. Os meus sempre saem meio assim, assim.
Adri, hj não é dia de S.Pedro? O encerramento das festas juninas? Bom que seja, é uma pena né pois gosto muito dessa epoca onde só tem coisas gostosas. Como esse creme de sagu, que delicia amiga, adoro sagu e com o toque de gengibre deve ter ficado delicioso. Gostei muito...bjokas
ResponderExcluirOi, Josy! Você está corretíssima. Eu que confundi as bolas, São João é no dia 24! Obrigada por me alertar, vou corrigir :-)
ResponderExcluirAdoro sagu também! Mas a primeira vez que comi faz apenas 1 ano, mais ou menos, é paixão recente. Beijos!
O Adri,mas a gente confunde mesmo amiga, muitas vezes ja fui alertada por amigas de receitas que coloco nos ingredientes 1 xicara de farinha por exemplo, e no preparo esqueço de digitar a farinha kkkkk, acontece mesmo, somos humanas né?
ResponderExcluirQto ao tutu, é isso mesmo, o refogado da frigideira vc despeja no feijão que já está no fogo, agurada uns minutos e ja coloca a farinha....bjokas querida
Com certeza, Josy! No dia em que eu parar de errar, tomem cuidado que colocaram um robô no meu lugar, rsrs. Obrigada por esclarecer minha dúvida do tutu :-) Beijo!
ResponderExcluirAdri que delicia esse sagu!!! Ficou lindo e com esse toque da geleia de gengibre por cima! Chiquetê!! Delicia essa época junina,quanta comida boa...rsrsrs beijos !!
ResponderExcluirPassei para conhecer seu blog e adorei! Já estou seguindo, é claro.
ResponderExcluirmenina! que maravilha esse sagu. Adoro sagu com leite. Minha mãe sempre faz assim...eu nunca acertei direito, pois o meu parece que fica grosso demais, meio grudado rsss. Preciso treinar mais!
Amei a idéia da geléia de gengibre.
bj.
Tereza, eu sou muito suspeita, adoro comida de festa junina porque amo milho, coco, aipim, tapioca, caldos...e por aí vai, rs. Beijo!
ResponderExcluirBem-vinda Monica! Esse meu sagu fica mais para um creme, bem durinho mesmo, diferente do sagu de leite. Nem me fale de acertar com sagu! O meu sagu de vinho nunca fica do jeito que deve, mas vamos continuar tentando, rs. Beijos!