verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Festa junina: Creme de sagu com geleia de gengibre

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Festa junina: Creme de sagu com geleia de gengibre


Hoje é dia de São João Pedro (São João é no dia 24!), o que, em teoria, encerra os festejos juninos. Em teoria, pois ainda estou à caça de festas juninas por aí e continuarei assim até agosto.

Como a festa só acaba quando termina, deixo mais uma receitinha com cara de quadrilha - o sagu com leite remete à canjica (mungunzá), cuscuz branco e ao próprio sagu de leite, enquanto o gengibre remete ao quentão e garante o picante que aquece nessas noites frias de junho. Mas claro que pode ser preparada em qualquer momento do ano, pois gosto é coisa atemporal, né não?

Essa sobremesa ainda ajudou a despachar parte do saco de sagu que tenho aqui em casa. Parte, pois ainda tem, e muito. Haja sachê.

Creme de sagu com geleia de gengibre

Creme
250 ml de leite
3 colheres de sopa de açúcar light (ou 6 colheres de sopa de açúcar comum)
3 colheres de sopa de coco ralado
3 colheres de sopa de leite de coco
2 cravos-da-índia
3/4 de xícara de sagu

Leve ao fogo os 5 primeiros ingredientes, até começar ferver. Abaixe o fogo e acrescente o sagu. De início, o sagu ficará boiando no líquido, mas logo ele começa a hidratar. Quando o creme começar a encorpar, é preciso mexer continuamente. Acrescentei cerca de 1 xícara de água ao longo do processo, para continuar mexendo quando o creme ficava grosso demais, pois as bolinhas de sagu precisam cozinhar até ficarem quase transparentes. Deixei minhas bolinhas mais para firmes, mas é só controlar, quanto mais perto de ficarem totalmente transparentes, mais macias. A consistência final deve ser um creme bem grosso.

Geleia
4 colheres de sopa de gengibre processado (sem casca)
3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de água fervente
suco e raspas de 1 limão

Derreta o açúcar, com cuidado para não deixar queimar, e depois acrescente a água fervente. Deixe quieto até a mistura ficar homogênea, no fogo baixo. Junte o gengibre, o suco e as raspas de limão, mexendo até chegar ao ponto de geleia. Atenção que a geleia endurece um pouco depois que esfria, a minha ficou dura e tive que corrigir no fogo depois. A receita original dizia para ralar o gengibre, mas acabei colocando os pedaços no processador por minha conta e risco (preguicinha de ralar).

O creme rendeu quatro tacinhas, é só servir o creme com uma colherada da geleia, pode comer quente ou frio. Garanto que fica bom dos dois jeitos (claro que comi do quente antes de colocar na geladeira).

----------------------------------------

A receita original da geleia de gengibre, do blog Chocolatria, está AQUI.

A inspiração dessa receita veio do blog Panelaterapia, com seu creme de tapioca e geleia. Confira essa receita AQUI.

Sou apaixonada por sagu de vinho, se alguém tiver uma receita bem boa e infalível para me passar, agradeço demais. Os meus sempre saem meio assim, assim.

7 comentários:

  1. Adri, hj não é dia de S.Pedro? O encerramento das festas juninas? Bom que seja, é uma pena né pois gosto muito dessa epoca onde só tem coisas gostosas. Como esse creme de sagu, que delicia amiga, adoro sagu e com o toque de gengibre deve ter ficado delicioso. Gostei muito...bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Josy! Você está corretíssima. Eu que confundi as bolas, São João é no dia 24! Obrigada por me alertar, vou corrigir :-)
    Adoro sagu também! Mas a primeira vez que comi faz apenas 1 ano, mais ou menos, é paixão recente. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O Adri,mas a gente confunde mesmo amiga, muitas vezes ja fui alertada por amigas de receitas que coloco nos ingredientes 1 xicara de farinha por exemplo, e no preparo esqueço de digitar a farinha kkkkk, acontece mesmo, somos humanas né?
    Qto ao tutu, é isso mesmo, o refogado da frigideira vc despeja no feijão que já está no fogo, agurada uns minutos e ja coloca a farinha....bjokas querida

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Josy! No dia em que eu parar de errar, tomem cuidado que colocaram um robô no meu lugar, rsrs. Obrigada por esclarecer minha dúvida do tutu :-) Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adri que delicia esse sagu!!! Ficou lindo e com esse toque da geleia de gengibre por cima! Chiquetê!! Delicia essa época junina,quanta comida boa...rsrsrs beijos !!

    ResponderExcluir
  6. Passei para conhecer seu blog e adorei! Já estou seguindo, é claro.
    menina! que maravilha esse sagu. Adoro sagu com leite. Minha mãe sempre faz assim...eu nunca acertei direito, pois o meu parece que fica grosso demais, meio grudado rsss. Preciso treinar mais!
    Amei a idéia da geléia de gengibre.

    bj.

    ResponderExcluir
  7. Tereza, eu sou muito suspeita, adoro comida de festa junina porque amo milho, coco, aipim, tapioca, caldos...e por aí vai, rs. Beijo!

    Bem-vinda Monica! Esse meu sagu fica mais para um creme, bem durinho mesmo, diferente do sagu de leite. Nem me fale de acertar com sagu! O meu sagu de vinho nunca fica do jeito que deve, mas vamos continuar tentando, rs. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...