verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Festa junina: Bolo mole de abóbora

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Festa junina: Bolo mole de abóbora


Ainda em ritmo de festa junina - que por aqui pode ser julhina ou agostina, sem problemas e eu não me canso - e ainda insistindo nos bolos, que a fase continua, deixo outra contribuição para adoçar seu arraiá de um jeito diferente.

Era uma ideia na cabeça e nenhuma receita na mão. Usei como base receita de bolo de liquidificador e o bolo de cenoura da Lena, e saiu um bolinho cheiroso e com sabor de abóbora, que me deixou satisfeita, e ainda é perfeito para acompanhar um golinho de café. Ou de chá, suco...

A consistência do bolo é mais para mole, fica parecido com o pudim de padaria do Rio de Janeiro, ou o bolo mole do Nordeste do Brasil. O cravo-da-índia repete a combinação campeã do nosso amado doce de abóbora, mas o toque de noz moscada deixa o bolo com sabor e aroma de bolo de especiarias, mas tudo muito suave. Se tivesse sementes de erva-doce, com certeza teriam entrado no embalo, pois adoro essa mistura de temperos que deixa os doces tão perfumados. Fora isso, colocar coisas no liquidificador - inclusive a abóbora crua - é coisa prática e a gente gosta.

Bolo mole de abóbora

1/4 xícara de óleo (usei de milho)
2 ovos pequenos
1/2 xícara de leite
2 e 1/2 xícaras de abóbora crua cortada em cubos e sem casca
1 xícara de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
1/2 colher de chá de baunilha
4 cravos-da-índia
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de sopa de fermento
1 pitada de noz moscada

Bata no liquidificador a abóbora, o óleo, os ovos, o leite, o açúcar, o sal, a baunilha e os cravos-da-índia - nessa ordem, que facilita para bater no aparelho colocar líquidos primeiro -, até fazer um creme homogêneo. Misture o creme em uma tigela com a farinha de trigo misturada com o fermento e a pitada de noz moscada, aos poucos. Já vi muita gente dizer que não se bate muito o bolo nessa hora, só o suficiente para ficar homogêneo, estou seguindo. Coloquei em forma de bolo inglês, mas pode ser uma forma de furo, untada e enfarinhada. Leve a forno a 180 graus Celsius, pré-aquecido, por cerca de 40 min. Faça o teste do palito.

Essa receita é para um bolo pequeno, para bolos de tamanho normal (de mais ou menos 25 cm de diâmetro), dobre a receita. Vale também colocar em assadeira retangular para cortar em quadradinhos depois. E aceita bem uma cobertura de chocolate.

-------------------------------------------------------

Deixo uma opção de bolo de abóbora de consistência fofa, achei ESSA receita. Mas não testei, inclusive se alguém fizer e voltar para me contar, vou adorar.

Como "nem" gosto de comida de festa junina, AQUI tem uma seleção de receitas tradicionais e releituras de alguns clássicos da quadrilha.

Lembrando que o teste do palito é assim: nunca antes de 20 min de forno, espete o bolo com um palito e veja se ele sai limpo, indicando que está assado.

4 comentários:

  1. Gosto muito de bolinho de abóbora. Fica mesmo molhadinho.
    Esse aí com cravinho da india e noz moscada é bem ao meu jeito! Cheiroso!
    Ando fã de bolo com especiarias.
    A ver se invento outro!
    Beijos,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Adri querida!! Que lindo seu bolo de abóbora !!! Deve estar delicioso, com um café combina muito né! Independente de ser época junina ou não,um bolinho é sempre bom! rs Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  3. Adri,
    Adoro novidades na cozinha, e esse seu bolo é uma delas.
    Nunca provei, mas fiquei super curiosa.
    Já estou anotando
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Rute, qualquer coisa se transforma em bolo nas suas mãos, impressionante :-) Adoro bolo de especiarias, já cansei de colocar canela, cravo, erva-doce, raspas de limão em massa de bolo simples, fica muito bom. Beijos!

    Oi, Maria! Estou numa fase bolo que não larga de mim, quero sempre mais e mais, rs. Mas é porque é muito bom mesmo! Um beijo.

    Fabiana, experimenta fazer e nem diz para as crianças do que é, com cobertura de chocolate então, não vai sobrar nem migalha, hehe. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...