verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de banana com coco

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cupcake de banana com coco


Continuo procurando receitas de cupcakes, muffins e afins. Quando disse que a procura estava sendo boa, não era brincadeira, consegui alguns achados caçando uma receita aqui e ali - mas continuo em busca do muffin de blueberry perfeito, meu muso em forma de bolinho.

Dessa vez eu tinha bananas muito maduras e um pacote de coco ralado perto de vencer. Tudo cantando para subir, se eu não fizesse alguma coisa. Mas não foram os ingredientes que motivaram a busca, e sim a receita que se encaixou perfeitamente nos ingredientes que eu precisava usar. Era um sinal, precisava testar.

E simplesmente achei a receita de um dos melhores bolos de banana que já comi. A massa fica bem úmida - não é daqueles bolos mais sequinhos - e macia, com um sabor incrível de banana e coco - queimado? Não sei se viajei.

Nada impede de fazer a receita em uma forma de bolo grande, com furo ou sem, nesse caso é preciso controlar o tempo e conferir quando estiver assado com o teste do palito. Mas claro que eu não perderia a chance de fazer bolinhos. Dessa vez, experimentei uma apresentação diferente e coloquei parte da massa em canecas untadas e enfarinhadas. Ficou fofo para servir. Fica a dica.


Ingredientes:
1 e 1/4 copo de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento
1/4 de colher de sobremesa de sal
2 bananas amassadas (maduras)
100g de manteiga (sem sal) derretida
1/2 copo de açúcar
1 ovo
1/2 colher de sobremesa de baunilha
1/2 copo de coco ralado (usei o adoçado úmido)

Em um recipiente, misture a farinha, o fermento e o sal. Em outro recipiente, misture a banana, a manteiga, o açúcar, o ovo, a baunilha e o coco. Recomendo peneirar a gema de ovo, para retirar a película. Misture bem com um fouet. Vá adicionando a mistura de farinha aos poucos na mistura de banana, misturando enquanto acrescenta os secos. Encha forminhas de papel para cupcakes ou canecas de cerâmica (de chá) untadas e enfarinhadas, tomando o cuidado de não ultrapassar 2/3 da capacidade da forminha ou da caneca.

Asse em forno a 180 graus por 25 a 30 min - no meu forno levou uns 35 minutos, como varia, tem que ficar de olho passados uns 20 min. A receita rendeu 6 cupcakes grandes. Se quiser, decore com uma rodelinha de banana sobre a massa antes de ir ao forno. Querendo, pode polvilhar canela no bolinho quente. Mas ousadia mesmo é fazer um brigadeiro mole e colocar como cobertura.

--------------------------------------------------------

A receita original é ESTA, do blog Simplesmente Delícia, que sugere outras opções de cobertura.

Para comprar on-line forminhas de papel várias para cupcake, clique AQUI.

3 comentários:

  1. Esse bolo de banana com coco é perfeito para acompanhar um café preto, tudo quentinho!

    ResponderExcluir
  2. Olha que coisa mais linda o seu blog, acabei de passar pelo blog da Adri e achei lindo, cheguei aqui e achei lindo. Vcs são muito caprichosas e o bom gosto masca cada detalhe, parabéns. Eu falo sempre: o mundo é das mulheres. rsss.
    Adorei essa receita, vc sabe, adoro bolinhos assim.
    Um beijo e perdoe-me pelo comentário coletivo, rss

    ResponderExcluir
  3. Compartilhamos uma paixão por bolos e bolinhos, já percebi, rs. Obrigada pela visita, essas trocas são ótimas (e produtivas!) e acho que é a razão de ser de um blog :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...